Brasil,

Schneider Electric prioriza sustentabilidade ambiental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cléa Stolear
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A companhia está comprometida a investir 10 bilhões de euros em inovação e P&D para o desenvolvimento sustentável até 2025

Sustentabilidade está no core business e em todas as iniciativas da Schneider Electric. Ao desenvolver soluções que descentralizam as operações, digitalizam os processos e ajudam na descarbonização, a empresa líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação torna o "produzir mais com menos" uma realidade. E, este ano, a companhia dá mais um passo à frente: prioriza a sustentabilidade ambiental como forma de mitigação e adaptação a ameaças primárias, como pandemias e mudança climáticas, e anuncia, justamente no mês do meio ambiente, o investimento de 10 bilhões de euros em inovação e P&D para o desenvolvimento sustentável até 2025.

Em 2020, a companhia vem promovendo uma abordagem especial no que diz respeito à biodiversidade, fomentando ações de combate à perda acelerada de espécies e à degradação do mundo natural - estudos recentes dão conta de que, atualmente, 1 milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção por causa das atividades humanas. A Schneider Electric responde a esse chamado pela preservação da biodiversidade ao estabelecer uma estratégia totalmente integrada aos seus esforços de sustentabilidade, contribuindo para a criação de uma economia circular, pautada por atividades de baixo carbono.

Segundo João Carlos Salgueiro, gerente sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric, a empresa seguirá a pauta de negociações a ser desenrolada na Convenção de Diversidade Biológica (COP15) em 2021 e, assim, traçará metas ambiciosas para o longo prazo. "Precisamos a todo custo evitar perdas líquidas de biodiversidade, da forma como foi feito para o combate às mudanças climáticas. Buscamos neutralizar as emissões e contribuir para que o aquecimento global não ultrapasse 1,5oC acima dos níveis pré-industriais", pondera.

A biodiversidade é um componente fundamental para a sobrevivência dos negócios, que precisam de informações para compreender os impactos nas suas organizações. Eles dependem de ecossistemas saudáveis para a manutenção das espécies, evitando desequilíbrios e a proliferação de pragas, sem abdicar da preservação de florestas, do solo e dos recursos hídricos. "Negócios e indústria podem ter impactos negativos nas fontes de biodiversidade, mas, enquanto a iniciativa privada é parte do problema, ela também representa a maior parcela da solução. Os recursos e a influência do setor privado oferecem oportunidades importantes e inovadoras, e contribuições eficazes para a conservação da biodiversidade", explica Salgueiro.

Cerca de 193 unidades produtivas da Schneider Electric em todo o mundo registraram redução significativa do seu impacto ambiental com a aplicação racional de materiais primários, ampliação dos indicadores de reúso e reciclagem, eliminação da destinação de resíduos para aterros sanitários e crescimento da produtividade energética. "Todas essas medidas permitiram, do ponto de vista econômico, contribuir para maior rentabilidade e competitividade da empresa, tornando-se parte dos indicadores das operações e dos centros de distribuição", informa.

As iniciativas de economia circular da Schneider abrangem um plano de ação para oferecer produtos, serviços e soluções com o mínimo impacto ambiental: reduzir o uso de matérias-primas; reutilizar matérias-primas ou aumentar (quando possível) a utilização de matérias-primas recicladas; reparar, oferecendo serviços de manutenção e modernização para certas gamas de produtos; e reciclar por meio dos serviços que a empresa oferece na fase final de vida útil dos produtos.

Além disso, os compromissos climáticos da Schneider visam minimizar as emissões de carbono para seus clientes e para a própria empresa. Isso significa tornar seu ecossistema de negócios neutro em termos de carbono até 2025; tornar suas operações zero carbono até 2030; e tornar sua cadeia de suprimentos estendida zero carbono até 2050. Além disso, ela é signatária das iniciativas do Climate Group, através das iniciativas EP100, RE100 e EV100, que a tornam comprometida até 2030 em dobrar a produtividade energética, atingir 100% de utilização de energia renovável e operar com uma frota composta por veículos 100% elétricos.

Os compromissos climáticos e de economia circular têm um efeito reconhecidamente positivo na preservação da biodiversidade. Na Schneider, eles estão incorporados ao "Sustainability Impact" para o período 2018-2020, contemplando 21 iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), das Nações Unidas (ONU). O "Sustainability Impact" é um scorecard exclusivo criado para mensurar trimestralmente os compromissos da empresa para o desenvolvimento sustentável, equilibrando os pilares social, econômico e ambiental. A Schneider Electric faz parte de uma comunidade global que busca reduzir a pobreza, proteger o planeta e trazer paz e prosperidade para toda a sociedade.

Sobre a Schneider Electric

Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ao mundo digital é um direito humano básico. Empoderamos as pessoas para fazerem mais com menos, garantindo que Life Is On seja realidade em todos os lugares, para todos, em todos os momentos. Fornecemos soluções digitais de energia e automação para mais eficiência e sustentabilidade. Combinamos as mais avançadas tecnologias de energia do mundo, automação em tempo real, software e serviços com soluções integradas para residências, edifícios, data centers, infraestruturas e indústrias. Estamos empenhados em desvendar as infinitas possibilidades de uma comunidade aberta, global e inovadora, apaixonada por nossos valores de: Propósito, Inclusão e Empoderamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar