Brasil,

As contribuições trazidas pelos programas de aceleração de startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Volpato
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por João Henrique Vogel*

Todos nós já ouvimos a máxima de que empreender não é fácil. Seja pelo cenário político ou econômico do país, essa frase se torna ainda mais real no Brasil. Mesmo assim, somos considerados referência em empreendedorismo no mundo, totalizando mais de 12 mil startups atuantes e formando cinco unicórnios - startups avaliadas acima de US$ 1 bilhão -, só em 2019.

Essa veia empreendedora latente dos brasileiros é cultural. Em um país onde a informalidade cresce a cada dia, aqueles que se dedicam a desenvolver produtos e serviços inovadores encontram diversos desafios, mas também são apoiados por programas de desenvolvimento de negócios, que acreditam no potencial de impacto de suas iniciativas.

Esse movimento empreendedor faz com que um verdadeiro ecossistema de startups seja criado. Por aqui, desenvolvemos negócios em diversas frentes. Serviços financeiros, ferramentas de gestão empresarial e startups de saúde (as chamadas health techs) tomam cada vez mais destaque, conquistando diversos clientes, muitas vezes, entre si.

Essa troca de experiências e apoio é importante para o desenvolvimento desses negócios, mas não é o suficiente. Muitas dessas empresas são criadas por pessoas que enxergaram as necessidades e o potencial de certo mercado, mas que ainda não possuem a experiência ou os contatos e recursos necessários para decolar um negócio. Portanto, programas de desenvolvimento criados por hubs de inovação, empresas de tecnologia e holdings investem em conectar especialistas a negócios com potencial para grande impacto no mercado.

Um grande exemplo é o programa Google For Startups, que iniciou sua quinta turma brasileira no mês de abril. A iniciativa começou no país em 2017 e já apadrinhou mais de quarenta startups, entre elas, Cuponeria, Gupy e, agora, a Cuidas, health tech que conecta empresas a médicos e enfermeiros.

A grande proposta desta iniciativa é desenvolver os negócios de cada empresa, proporcionando trocas de experiências com diversos players do mercado, além de conectar os empreendedores com antigos alunos do programa e mentores que trabalham na sede do Google na Califórnia. Outro ponto forte é o desenvolvimento de estratégias e treinamentos para os líderes de cada empresa, seja para otimização de campanhas de marketing digital, para repensar estratégias de desenvolvimento de produto ou até para compartilhar momentos de vulnerabilidade com um coach de liderança do próprio Google.

Além do suporte ao desenvolvimento, essa experiência é uma chance de que empreendedores com grande potencial possam se conectar com profissionais que possuem conhecimento altamente especializado e que estão preocupados em incentivar a inovação.

Nestes tempos de crescimento rápido, de surgimento de novas tecnologias e de novos olhares estratégicos, o bom relacionamento e a troca de informações são ferramentas fundamentais para o crescimento de startups e de produtos disruptivos. Ainda é cedo para decifrar o que o futuro reserva em cada mercado e quais soluções e ideias prevalecerão. Em tempos de pandemia, modelos de negócio, economia e trabalho estão sendo forçados a se remodelar.

Mas um ponto é certo: apostamos que, independentemente da crise, a parceria e a cooperação com hubs de inovação e programas de aceleração continuarão potencializando empreendedores e abrindo o caminho para que o ecossistema seja cada vez mais inovador.

* João Henrique Vogel é formado em Sociologia, Economia e Francês pela Harvard University nos EUA. Foi gerente financeiro na Kraft Heinz Company em Chicago e cofundador da BRASA - Brazilian Student Association, uma organização de estudantes brasileiros fora do Brasil com o intuito de empoderar gerações de líderes brasileiros. Atualmente, é cofundador da Cuidas, healthtech que conecta empresas a médicos e enfermeiros para atendimentos no próprio local de trabalho, uma das participantes da quinta turma do disputado Google for Startups.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar