Brasil,

O primeiro fundo de fundos previdenciário com impacto social da indústria

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Ceripieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Em um momento em que a filantropia está em evidência, chega ao mercado um produto inédito para investimento, que também pode mudar a vida de milhares de pessoas

O VRB, maior projeto de investimento com impacto do Brasil, lança um produto que promete revolucionar o mercado de investimento pessoal, com fundos de fundos de previdência. Na prática, por apenas 5 mil reais, o investidor tem acesso, na plataforma da XP seguros, a inteligência de alocação dos maiores gestores de fortuna do país, como Turim MFO, UBS Consenso, BWGI, Tera Capital e XP Advisory. Para ser cliente dessas instituições é necessário ter entre R﹩ 10 milhões e R﹩ 300 milhões de patrimônio financeiro.

Este comitê traça o cenário macro, seleciona as classes de ativos e diversifica a carteira através de estratégias consagradas como SPX Lancer, Kinea XTR, Navi Long and Short Prev, Constellation Ações Prev, Apex Long Biased Prev e Velt Prev FIA. "Com a redução das taxas de juros no país, as pessoas passaram a assumir mais riscos para atingir seus objetivos de longo-prazo. Neste sentido, a diversificação de portfólio é a melhor forma de conseguir bons retornos com o risco controlado. Por isto, convidamos alguns dos principais gestores de fortunas da indústria, acostumados a fazer este trabalho há muito tempo para as famílias mais ricas do Brasil. A formação deste Comitê só foi possível em função da nossa proposta de valor de impacto social", explica Tiago Fernandes, CEO no VRB.

Além de ser um produto competitivo para o momento que o Brasil atravessa - já que busca a preservação de capital e a perpetuação de patrimônio no longo-prazo - e possui a meta de rentabilidade anual entre CDI+3% e CDI+5%, ao optar pelo VRB Previdência, é possível ajudar milhares de pessoas. Um terço da taxa de administração do fundo é revertida para projetos sociais focados em educação e inclusão produtiva apoiados pelo VRB Impacto, sua divisão filantrópica. O investidor fica com os resultados financeiros, enquanto contribui diretamente para o impacto social para comunidades vulneráveis.

São apoiadas cinco instituições que atualmente impactam a vida de 28.000 pessoas, em diversas regiões do Brasil. A estratégia social é definida por um comitê consultivo composto por Rubem César, Edmar Bacha, Toia Lemann, Aik Brandão, Bernardo Sorj e Simón Schwartzman. Em 2020 as organizações apoiadas são: a Academia Pérolas Negras, time de futebol formado por jovens das comunidades cariocas, que recebem aulas de empreendedorismo e reforço escolar em português e matemática; a Junior Achievement, instituição centenária focada em educação empreendedora e com presença em mais de 100 países; Instituto PROA e Generation, ambas com atuação em São Paulo e foco na formação profissional, sobretudo em tecnologia; e o Instituto BEI, que capacita professores para dar aulas de Educação Financeira, articuladas à matriz curricular de matemática, nas redes públicas estaduais de Goiás e Pernambuco.

Além disso, o VRB Impacto decidiu expandir a atuação através da distribuição de cestas básicas para comunidades fragilizadas pela crise do Covid-19. Investiu em projetos como o "SOS Favela!", atualmente presente em 337 comunidades do estado do Rio e, em São Paulo na ONG Ação da Cidadania, que entrega mantimentos em Heliópolis, a maior favela da capital paulista. A iniciativa tem duração de quatro meses e oferece ajuda contínua e não somente no pico da crise.

O CEO também reforça a inovação do projeto como um todo. "O impacto social é a cereja. As pessoas não vão querer comê-la se o bolo não for bom. Por isso, a estratégia de investimento precisa fazer muito sentido para o investidor. O fundo começou na virada do ano, captou R﹩ 21 milhões e tem capacidade para chegar a R﹩ 1 bilhão." Por ser um fundo de fundos, o VRB Previdência traz maior comodidade na declaração do imposto de renda e na realização de novos aportes. Esse produto possui um regime tributário mais eficiente no longo-prazo, não possui "come-cotas" e o IR pode chegar a 10% sobre o ganho de capital após 10 anos, dependendo do regime escolhido pelo beneficiário. Além disso, podem reduzir a base de cálculo do imposto de renda para os optantes pela opção PGBL.

Sobre o VRB

O VRB Impacto é o maior projeto de investimento com impacto do Brasil. A instituição filantrópica é beneficiária das taxas de administração dos fundos VRB, que contempla o VRB Previdência, VRB Multimercado e Oceana Sustentabilidade, geridos por alguns dos principais gestores de fortunas do país. As três estratégias, somadas, acumulam cerca de R﹩ 500 milhões e possuem mais de 1.200 cotistas. O VRB Impacto apoia projetos sociais nas áreas de Educação e Inclusão Produtiva no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Pernambuco e, em 3 anos e meio, já foram doados mais de R﹩ 7 milhões.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar