Brasil,

Allbirds e adidas começam parceria para criar tênis com baixa pegada de carbono

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Empresas de calçados querem repensar a cadeia de produção

O movimento que une moda e sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores, que têm buscado adquirir produtos de marcas com responsabilidade ambiental e uma produção com materiais biodegradáveis e pouco poluentes. Assim, para acompanhar a evolução das práticas de consumo, muitas empresas têm tomado um novo posicionamento, buscando corresponder às expectativas do público e, de fato, tomar ações sustentáveis.

Em um novo anúncio, a marca de produtos esportivos adidas anunciou uma parceria com a empresa de calçados ecológicos Allbirds. As duas trabalharão juntas para desenvolver um tênis com a menor emissão de carbono possível, indo além da utilização de materiais biodegradáveis ou de uma produção sustentável. Todas as etapas na produção de um tênis – desde a extração de recursos para as diferentes partes até o envio dos materiais pelo mundo e a comercialização – emitem dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico, que colabora para o efeito estufa, fator que impacta diretamente a Terra.

A intenção das duas empresas é garantir a produção de um tênis com baixa emissão de carbono, e, para isso, elas compartilharão materiais sustentáveis e inovações relacionadas ao design, criando um modelo completamente do zero. A intenção é reinventar a escala de produção, mantendo a sustentabilidade em todos os estágios da fabricação – inclusive, na distribuição e no armazenamento. As empresas esperam que o novo método descoberto durante os estudos para o novo modelo seja implementado na produção de outros itens.

De acordo com a adidas, a pegada de carbono – medida que calcula a emissão de carbono equivalente emitida na atmosfera – de um par de tênis feito de materiais sintéticos varia entre 11,3 e 16,7 kg de dióxido de carbono. A Allbirds diz que são necessários, em média, 7,6 kg de CO2 para produzir um de seus pares de tênis. Juntas, as duas empresas esperam poder criar um sapato de alto desempenho com apenas dois ou três quilos de emissão e, eventualmente, desejam reduzir esse número a zero. Ainda não há previsão de lançamento para o modelo.

As empresas, apesar de dividirem o mesmo mercado, deixaram a rivalidade de lado, o que é incomum para a indústria, e esperam que sua atitude seja uma declaração para as outras empresas do setor. A adidas é uma empresa já consolidada no mercado, conhecida por seus produtos esportivos, além dos tênis femininos e masculinos voltados para atividades de impacto – inclusive, já sendo responsável por outras criações sustentáveis, como o uso de plástico reciclável em parte de seus produtos. Já a Allbirds, empresa neozelandesa-americana, é especializada em calçados ecológicos, buscando materiais inovadores, como lã, para a produção de seus calçados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS