SEGS Portal Nacional

Veículos

Carnaval no trânsito urbano ou estrada? NGK alerta sobre as diferenças de uso e cuidados com o veículo

  • Quinta, 19 Fevereiro 2026 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Mattos
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Manutenção preventiva é fundamental para evitar panes seja no anda e para das cidades ou nas longas viagens de Carnaval

Para que a folia seja completa, é fundamental dar atenção ao veículo que te acompanhou nos dias de intenso trânsito urbano dos blocos, ou nas longas viagens rumo ao litoral e ao interior. Para a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, o período pós-feriado é estratégico para realizar uma revisão preventiva e evitar problemas nas próximas semanas.

Uso intenso no trânsito urbano exige checagem

Nos centros urbanos, o tradicional “anda e para”, intensificado durante o Carnaval, submete o motor a condições severas. Funcionamento frequente em baixa velocidade, marchas reduzidas e frenagens constantes podem elevar o consumo de combustível, favorecer o acúmulo de resíduos no sistema de ignição e reduzir a eficiência térmica do motor.

“Em trajetos curtos e congestionados, o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento. Isso aumenta a probabilidade de formação de depósitos nas velas de ignição, reduz a eficiência da queima da mistura ar-combustível e pode comprometer o desempenho do veículo no médio prazo”, explica Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra.

O especialista também destaca a importância de avaliar o sistema elétrico após o período festivo. “Faróis, ar-condicionado e sistema de som costumam ser utilizados com maior frequência , o que eleva a carga sobre bateria e alternador, especialmente em situações de paradas e partidas constantes.”

Estradas também deixam marcas no veículo

Para quem viajou, o uso prolongado em rodovias, com velocidades mais altas e funcionamento contínuo do motor, também exige atenção no retorno. Componentes como velas de ignição, cabos, bobinas e filtros desempenham papel importante para garantir eficiência de queima, desempenho e economia de combustível.

“Mesmo que o veículo tenha se comportado bem na viagem, é recomendável realizar uma inspeção após percorrer longas distâncias”, reforça Mori. “Uma vela desgastada ou um cabo com desgaste pode não apresentar falha imediata, mas comprometer o desempenho nas semanas seguintes.”

Outro ponto de atenção é o sistema de arrefecimento. “Após viagens sob temperaturas elevadas e longos períodos de funcionamento, vale verificar o nível e as condições do líquido de arrefecimento para prevenir riscos de superaquecimento”, completa.

Manutenção após o feriado evita dores de cabeça

Para a NGK, o pós-Carnaval é o momento ideal para uma revisão preventiva. A inspeção contribui para identificar desgastes provocados pelo uso intenso, reduzir o risco de panes inesperadas e manter o veículo em condições adequadas para a rotina diária.

Seja após enfrentar o trânsito dos blocos ou cruzar quilômetros de estrada, cuidar do carro depois da folia é o que garante segurança, desempenho e tranquilidade no retorno às atividades.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 66 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 19, 2026 Veículos

Mercedes-Benz fornece 10 chassis de micro-ônibus LO…

Fev 19, 2026 Veículos

Citroën anuncia patrocínio da turnê “Bem Black”, novo…

Fev 18, 2026 Veículos

Pirelli WorldSBK: Pirelli revela os pneus para a…

Fev 18, 2026 Veículos

Creta N Line vira topo da gama e recebe novo motor 1.6…

Fev 18, 2026 Veículos

Jeep Compass celebra os nove anos de liderança entre os…

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version