Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para cuidar do carro e recorre ao parcelamento para manter débitos em dia
Ferramentas dos aplicativos ajudam motoristas a antecipar despesas e organizar o orçamento no início de 2026
Um novo estudo de Zapay e Gringo revela que o motorista brasileiro está mais digital e cada vez mais dependente do parcelamento para manter a rotina automotiva. A pesquisa mostra que os usuários ativos acumulam em média, R$ 1.200 em débitos abertos e utilizam até dois aplicativos diferentes para resolver assuntos do veículo, principalmente consulta de débitos, IPVA e documentação.
O estudo aponta que o cartão parcelado ganhou força entre motoristas que precisam diluir despesas automotivas. A Zapay registra 30% de preferência pelo cartão parcelado, 12 pontos percentuais acima do Gringo, o que indica uma adoção mais robusta desse meio de pagamento na plataforma. Apesar dessa diferença, ambas oferecem parcelamentos em até 12 vezes, sinalizando que o motorista busca previsibilidade e opções para organizar as contas do início do ano. E na média geral, os motoristas preferem dividir em 6x ou mais o pagamento do IPVA ao longo do ano.
De acordo com a pesquisa, os números de pagamento parcelado já se aproximam dos que preferem pagar à vista pelo PIX, que são 35,7%. Esse número mostra que, mesmo com outras opções abrangentes de pagamento à vista, como bancos autorizados e casas lotéricas, tanto Zapay como Gringo caíram no gosto dos motoristas, pois facilitam a vida de quem não pode dispor do valor integral para pagar o tributo.
A calculadora de IPVA disponibilizada pelas duas empresas tem ganhado destaque no período pré-calendário por permitir que o motorista estime em poucos segundos o valor do imposto para 2026. Além disso, ambos aplicativos possibilitam acompanhar débitos anteriores, verificar multas, baixar o CRLV, o que ajuda a evitar inadimplência e facilitar o planejamento financeiro.
A tendência é que cada vez mais motoristas recorram ao cálculo antecipado como estratégia de organização financeira.
“O início do ano concentra despesas importantes, como material escolar, cartão de crédito e claro, o IPVA é uma delas. Antecipar o valor e planejar o pagamento, seja à vista ou parcelado, evita surpresas e reduz o risco de inadimplência. É uma ferramenta simples, mas que faz diferença no controle das contas como um todo”, afirma Fábio Marques, CEO do Gringo e Zapay.
Sobre a Zapay
Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário