Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA
Planejamento financeiro, valorização de mercado e redução de custos entram no radar de quem pensa em trocar de veículo antes da virada do ano
Com a chegada do novo ano, algumas contas fixas começam a chegar e uma delas é o período de cobrança do IPVA. Muitos proprietários começam a repensar o custo-benefício de manter o veículo na garagem e para quem está nesse momento, o ideal é que essa venda aconteça antes do boleto chegar. O mercado automotivo segue aquecido e no acumulado dos 11 meses de 2025, o setor registra um crescimento de 7,3% na comparação com igual período de 2024, segundo a Fenabrave.
A tendência é que o movimento permaneça forte até o início do próximo ano, justamente o período em que o IPVA costuma gerar impacto no orçamento. Nesse cenário, vender o carro antes da cobrança do imposto pode ser mais vantajoso do que muitos motoristas imaginam. Além do alívio imediato no bolso, a estratégia pode acelerar a troca de veículo e melhorar o poder de negociação, já que a demanda cresce nesse período.
Mauro Gonçalo, Diretor de Operações da Vaapty, líder nacional em franchising de intermediação de venda de veículos, explica que ter esse planejamento é fundamental: “O IPVA é um dos primeiros grandes gastos do ano, e muita gente não se prepara para ele. Quem já pensa em vender o carro pode transformar esse custo em oportunidade, antecipando a negociação e evitando um desembolso alto logo em janeiro”, afirma.
Para entender as vantagens, confira os seis principais motivos para realizar essa venda o quanto antes:
Evite o impacto financeiro
O IPVA é um dos compromissos que mais pesa no orçamento, principalmente para veículos com valor de mercado mais elevado. “O valor do imposto varia conforme o estado, mas geralmente representa entre 1% e 4% do preço total do veículo. Para quem não quer começar o ano no vermelho, a venda antecipada elimina esse gasto imediato e facilita o reequilíbrio financeiro”, diz Gonçalo.
Valorização maior no fim do ano
Tradicionalmente, o mercado de usados fica mais aquecido no último trimestre. Isso acontece porque muitos consumidores aproveitam bônus salariais, 13º e promoções das montadoras para adquirir um veículo. “O momento de maior procura é entre outubro e dezembro. O proprietário tende a conseguir uma venda mais rápida e muitas vezes com melhor margem”, explica.
Desvalorização pós-IPVA
Quando o novo ano começa, o carro automaticamente fica um ano mais velho no mercado, devido aos lançamentos. Mesmo sem mudanças no estado de conservação, isso tende a reduzir o valor de tabela: “Vender antes da virada evita que o veículo perca valor simplesmente pela mudança do ano-modelo. Para quem tem mais urgência nessa venda, escolher pela intermediação é a melhor opção”, afirma o diretor da Vaapty.
Busca por modelo mais econômicos
Com os preços de combustível ainda elevados e o aumento na busca por carros híbridos, elétricos ou mais eficientes, muitos motoristas estão antecipando trocas para modelos mais econômicos. Por isso, fazer essa venda ainda em 2025 é mais interessante para pegar esse fluxo de interessados.
Redução de gastos
Além do IPVA, o início do ano concentra pagamentos como licenciamento e seguro obrigatório, então fazer essa negociação significa poupar dinheiro em 2026. “Somando tudo, o proprietário pode gastar facilmente mais de R$ 2 mil em taxas. Quem já está pensando em vender evita esse pacote de cobranças”, reforça.
Evite inadimplência e multas
Quem atrasa o pagamento do IPVA pode enfrentar juros, multas e até impedimento de circulação, explica Mauro: “Para evitar riscos e problemas com a documentação, vender o veículo antes do imposto vencer é uma forma de manter tudo regularizado sem esforço”.
Sobre a Vaapty
A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência, e em 2025 atingiu a marca de 3600 veículos vendidos por mês e tem como meta chegar em 5 mil. O objetivo da rede é alcançar a marca de 450 unidades comercializadas em todo o país.
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