Protagonista na logística reversa brasileira, reciclagem de óleo lubrificante é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente
O Brasil coleta mais de 560 milhões de litros de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC, todos os anos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um volume que reforça a importância de fortalecer políticas e práticas responsáveis para garantir sua destinação adequada. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil pode se orgulhar de ser referência global em um dos sistemas de reciclagem mais eficientes: a logística reversa do OLUC.
Diferente de outros resíduos, cuja reciclagem atinge apenas 4% no país, segundo a ONU, o OLUC conta com uma estrutura robusta de coleta e rerrefino, transformando um resíduo perigoso em um recurso valioso.
O óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC), proveniente de motores de veículos, máquinas e indústrias, é classificado como um resíduo perigoso e altamente poluente. Por isso, a logística reversa desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo que o OLUC seja coletado, tratado e transformado em óleo básico – uma matéria-prima de alta qualidade utilizada na fabricação de novos lubrificantes. Essa transformação evita a contaminação do solo, da água e do ar, contribuindo para a preservação ambiental e para a economia circular no setor.
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino do OLUC e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. O rerrefino realizado pela Lwart utiliza tecnologia de hidrotratamento, garantindo um processo de “resíduo zero”. Além de recuperar o óleo com características originais, trata a água e reaproveita subprodutos, promovendo a economia circular e reduzindo a extração de novos recursos naturais.
Esse modelo bem-sucedido é resultado de um marco regulatório pioneiro. Antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, o Brasil já possuía normas específicas, como a Resolução Conama nº 362/2005, que consolidou a responsabilidade compartilhada na cadeia do óleo lubrificante.
“A logística reversa do OLUC no Brasil é um exemplo de pioneirismo, com uma estrutura regulatória robusta e um modelo operacional que comprova a viabilidade de ações coordenadas entre os agentes da cadeia. Nosso país é, sem dúvida, um case mundial de sustentabilidade”, comenta Aylla Kipper, Head de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e presidente da AMBIOLUC (Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC)
Hoje, o Brasil supera potências como Estados Unidos, Japão e Canadá na destinação de óleo usado para rerrefino, conforme o estudo The Road Ahead for the Global Used Oil Market, da consultoria Kline. Assim, demonstra que responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos.
“O rerrefino é essencial não apenas para a economia de recursos naturais, mas também para a proteção ambiental, ao evitar o descarte incorreto de resíduos que poderiam causar sérios danos”, complementa Aylla.
Enquanto o país ainda busca melhorar os índices gerais de reciclagem, o modelo da logística reversa do OLUC se destaca como exemplo de eficiência, colaboração e inovação. A expectativa é que essa referência inspire avanços em outros setores, ampliando a proteção dos recursos naturais e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Sobre Lwart Soluções Ambientais
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Focada em promover a sustentabilidade e fortalecer os princípios da economia circular, a Lwart atende anualmente cerca de 90 mil clientes; sua planta em Lençóis Paulista (SP) é uma das mais avançadas do mundo e é apoiada por 20 unidades de armazenamento temporário de óleo distribuídas por todo o país. Em 2025, se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo após a inauguração de uma nova fábrica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário