Dia do Trabalhador: empregos em locadoras de veículos cresceram 7,5%
Censo do setor mostra que, pela primeira vez, em 2024 houve a superação da marca de mais de 100 mil vagas diretas de trabalho em locadoras no país
O total de trabalhadores nas locadoras de veículos subiu 7,5% no Brasil durante o decorrer de 2024, avançando de 98.274 para 105.637 vagas ocupadas, conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com base nos arquivos do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
O aumento no número de empregos diretos nas locadoras de veículos tem sido contínuo ao longo dos últimos cinco anos, inclusive atravessando todo o período de pandemia com evolução nos postos de trabalho. Ao final de 2020, ano crítico da pandemia, eram 77.240 trabalhadores registrados no setor; em 2021, já houve crescimento de 10,7%, para 85.494 empregos; e, em 2022, mais 4,7% de aumento, com o setor chegando a 89.550 vagas diretas preenchidas.
Ainda conforme o levamento da ABLA, também vale ressaltar a crescente presença feminina na indústria de aluguel de veículos. O número de mulheres segue crescendo ano a ano. No comparativo, em 2020, havia 20.974 mulheres trabalhando em locadoras de veículos; em 2024, esse total avançou para 32.524. Isso representou um significativo avanço de 55% nas vagas ocupadas por mulheres nas locadoras de carros.
O crescimento do número de empregos também é consequência do crescimento de 19,2% no número de locadoras operando no Brasil, na comparação entre 2023 e 2024: o setor terminou o ano passado com 31.487 empresas de aluguel de veículos ativas, já incluídas 7.750 locadoras de outros meios de transporte, tais como motos, ônibus e caminhões.
O Censo da ABLA mostrou ainda que o setor de locação de veículos no Brasil atingiu o faturamento bruto recorde de R$ 52,9 bilhões no ano passado, crescimento de 17,8% em relação a 2023. E, com as compras de carros feitas no último ano, o setor fechou 2024 com a frota total de 1.617.286 automóveis e comerciais leves, 3% acima do total verificado ao final de 2023.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário