SEGS Portal Nacional

Veículos

Clássicos oitentistas e lendas do automobilismo: BMW M3 e Mercedes-Benz 190E Cosworth juntos no Rally de Campos do Jordão

  • Quinta, 19 Dezembro 2024 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Alberto Pandini
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

BMW M3 no Rally de Campos do Jordão (Guazzi Images/MG Club do Brasil)

Duas lendas do automobilismo se encontraram no Rally de Campos do Jordão, o 114º organizado pelo MG Club do Brasil, realizado nos dias 29 e 30 de novembro. Largando da Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí (SP), um BMW M3 1987 e um Mercedes-Benz 190E Cosworth 1986 mostraram a mesma desenvoltura de quatro décadas atrás.

Perto de completar 40 anos, o BMW M3 surgiu da necessidade de homologar o modelo para o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou apenas DTM, a principal categoria do automobilismo alemão. Atualmente na sexta geração, já teve motores de seis e oito cilindros. Mas, para alguns entusiastas, nada se compara à fase conhecida por E30 e seu 2.3 de quatro cilindros projetado por Paul Rosche, ninguém menos do que o diretor técnico da BMW Motorsport, fornecedora dos motores turbo utilizados pelo Brabham com o qual Nelson Piquet chegou ao bicampeonato, em 1983.

O M3 foi um grande sucesso no mundo do automobilismo, vencendo competições com duração de 24 horas em Nürburgring e Spa-Francorchamps, e provas do Mundial de Rallye (WRC) como o Tour de Corse, mesmo tendo tração apenas nas rodas traseiras, enquanto os rivais já estavam na tração integral.

Quanto ao Mercedes-Bemz 190E Cosworth, seu nome foi inscrito no olimpo dos esportivos em 1984, quando a Mercedes organizou uma corrida para celebrar a abertura do novo circuito de Nürburgring (Alemanha) e o estreante na F1 Ayrton Senna – substituindo Emerson Fittipaldi nos 45 do segundo tempo – superou medalhões da F1 como Alain Prost e Niki Lauda para vencer a corrida.

Sob o capô, o motor era o mesmo do 190E 2.3-16 padrão. Mas, com ajustes no coração: níveis de compressão, sincronismo do came e folgas nas válvulas que aumentavam a potência de 185 para 232 cv. Molas e amortecedores obviamente eram mais firmes e havia o incomum recurso de ajuste de altura da suspensão. E tudo num sisudo sedã de quatro portas. Mais tarde, o modelo 190E representou a Mercedes-Benz em várias temporadas do DTM.

Nas estradas escolhidas para o percurso do Rallye de Campos do Jordão, uma prova de regularidade, os dois carros andaram dentro das médias estabelecidas nas planilhas de navegação. Ambos concorreram na categoria Clássicos, em que a navegação é feita "à moda antiga" – ou seja, somente com o uso de calculadoras, cronômetros e do hodômetro do próprio automóvel. E, neste primeiro reencontro, o Mercedes levou a melhor. Tripulado por Douglas Comunian/Crislândia Comunian, terminou o rallye em nono lugar, duas posições à frente do BMW da dupla Felipe Roeder/Luiza Batista. Para seus proprietários, entretanto, o mais importante foi ter a oportunidade de colocar na estrada estes verdadeiros clássicos que marcaram época nas pistas e nas ruas.

Texto: Rodrigo Mora e Luiz Alberto Pandini

Sobre o MG Club do Brasil

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version