SEGS Portal Nacional

Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em decisões de títulos em Interlagos

  • Quarta, 10 Dezembro 2025 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodolpho Siqueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O conceito TCR volta a acelerar em Interlagos neste fim de semana (Magnus Torquato/Vicar)

Experiência de nomes como Nelson Piquet Jr., Raphael Reis e Fabián Yannantuoni contrasta com a juventude dos paulistanos Léo Reis e Enzo Gianfratti, todos finalistas ao campeonato brasileiro neste fim de semana

A terceira temporada do TCR Brasil Banco BRB terá seu apogeu no fim de semana de 12 a 14 de dezembro com a disputa da Super Final, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O campeonato brasileiro do conceito de competições em carros de turismo que é um sucesso em todo o mundo terá um grande duelo de gerações como pano de fundo na luta pelos títulos que estarão em jogo na capital paulista. Além do certame de pilotos, que traz cinco candidatos ao troféu mais cobiçado da categoria, a jornada vai marcar as definições dos campeões da Copa Trophy e também do troféu de melhor equipe de 2025.

Nos campeonatos de pilotos, o embate final da temporada será travado por pilotos de mais experiência contra competidores mais jovens. Com 40 anos, Nelson Piquet Jr. acelera em Interlagos como líder do campeonato. Em meio a sequências de jornadas duplas nas quais concilia sua jornada no TCR com a BRB Stock Car — onde venceu, há menos de duas semanas, de forma história na reinauguração do Autódromo de Brasília —, Nelsinho chega em alta para o desfecho da temporada.

Com uma sequência fulminante de três vitórias e uma pole nas últimas duas etapas, com direito a ter gabaritado na jornada noturna de Cuiabá, em novembro, o piloto da Squadra Martino tem um total de quatro pódios a bordo do Honda Civic Type R FL5 #33 e vai para a decisão com 202 pontos, precisando de somente 45 tentos (ou dois quintos lugares) para sacramentar o título, independente dos resultados dos seus adversários.

Seu concorrente mais próximo na luta pelo título é o jovem Léo Reis. Paulista de 22 anos, o piloto teve jornada bem-sucedida no desfecho da temporada 2025 da Stock Light, em Brasília, há quase duas semanas, quando conquistou a pole, venceu duas corridas, confirmou o título de campeão “rookie” e foi o segundo colocado na classificação geral da categoria de acesso.

Em fase iluminada e recém-confirmado pela equipe CAR Racing no grid da BRB Stock Car Pro Series em 2026, Léo Reis poderá fechar o ano com outro título para provar sua rápida adaptação ao conceito TCR. A bordo do Cupra León VZ da W2 ProGP nos campeonatos sul-americano e brasileiro, o paulistano tem dois pódios e foi o único a quebrar a hegemonia da Honda em classificações na “Libertadores do Automobilismo”.

Léo segue para a final com 161 pontos, 41 a menos em relação a Nelsinho, e terá de jogar contra a matemática e a forma ascendente do líder do campeonato em jornada com 85 pontos ainda em jogo antes do desfecho do calendário.

O terceiro entre os finalistas do TCR Brasil Banco BRB em 2025 é aquele com maior experiência no conceito na América do Sul. Com 83 largadas no certame continental e 28 provas no campeonato brasileiro, Raphael Reis luta pelo seu primeiro título do TCR neste fim de semana. Companheiro de equipe de Léo Reis — que não é seu parente, em que pese o sobrenome —, o brasiliense de 32 anos chega à decisão com 156 pontos somados com seu Cupra León VZ #77 depois de ter conquistado três pódios neste ano. Assim como o parceiro de time, ‘Raphinha’ terá missão árdua para virar o jogo, bastante favorável a Piquet Jr. nesta reta final de temporada.

Fabián Yannantuoni é o único argentino na lista dos candidatos ao título do TCR Brasil Banco BRB. Experiente, o piloto de 45 anos defende a Paladini Racing e acelera o Lynk & Co. 03 #5 para desafiar os concorrentes tupiniquins e quebrar a hegemonia brasileira no certame. Dono de quatro pódios na atual temporada, Yannantuoni ‘corre por fora’ na briga pelo título e tem 150 pontos.

O quinto elemento na briga pelo troféu de campeão do TCR Brasil é Enzo Gianfratti. Perto de completar 23 anos, em 19 de dezembro, o paulistano mostrou grande evolução no seu primeiro ano correndo no conceito TCR, pelo qual fez sua estreia no certame sul-americano em Oberá, Posadas, na Argentina, e até El Pinar acelerou o Honda Civic Type R FK7 preparado pela Porthack Racing.

A partir da fase nacional do calendário, que coincidiu com a abertura da temporada 2025 do TCR Brasil, Enzo seguiu para a G Racing Motorsport e, da etapa do Velocitta em diante, passou a acelerar com um novíssimo modelo Cupra León VZ. Foi justamente neste momento que Gianfratti despontou: em Cuiabá, ficou perto de conquistar a pole position e marcou seu primeiro pódio geral. Na tabela, Enzo tem 135 pontos, tem missão dura para virar o jogo na luta pelo título, mas tem grandes chances de gritar campeão em Interlagos.

O futuro campeão do TCR Brasil Banco BRB vai se juntar a um seleto grupo formado por dois pilotos nacionais. Em 2023, o título ficou com o paulista Galid Osman, a bordo do Cupra da W2 ProGP. No ano passado, quem levantou o troféu de campeão foi o brasiliense Pedro Cardoso (PMO Racing), que também venceu o campeonato do TCR South America Banco BRB.

Cenário indefinido — Se no campeonato geral de pilotos os caminhos parecem estar mais favoráveis a Nelsinho Piquet, na Copa Trophy o quadro é de completa indefinição. Somente neste certame, a etapa final distribui o dobro de pontos, de modo que 54 tentos estarão em jogo em Interlagos.

Enzo Gianfratti vai para a final da Copa Trophy com 75 pontos. Matematicamente, todos os inscritos neste campeonato à parte ainda têm chances de título. Mais veterano entre os pilotos do grid, o argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) é o vice-líder da tabela, com 57 pontos.

A batalha pela taça da Trophy tem ainda a mais jovem e a única mulher em ação nesta temporada, a catarinense Maria Nienkötter, de 19 anos, que vai para a decisão do título com 45 pontos somados a bordo do Toyota Corolla TCR da Cobra Racing Team. E até mesmo o ribeirão-pretano Fernando Croce (Porthack Racing) acelera em Interlagos com possibilidades de ser campeão da Copa Trophy.

O título de campeã de equipes também tem a disputa muito aberta e uma diferença de somente cinco pontos separando as duas primeiras colocadas. Dona do título do TCR South America com uma etapa de antecipação, a Honda YPF Racing tenta agora a taça no campeonato brasileiro e soma 322 pontos — com quatro vitórias —, contra 317 da sua principal concorrente, a carioca W2 ProGP, que ainda não venceu na temporada nacional, mas já marcou cinco pódios.

Apostando na força dos argentinos Yannantuoni e Juan Ángel Rosso, este já de contrato renovado para o ano que vem, a Paladini Racing corre por fora e está na terceira posição, com 255 pontos, e ainda tem chances matemáticas de ser campeã por equipes uma vez que 157 tentos estarão em jogo na rodada final, em São Paulo.

Agenda em Interlagos — Em semana especial pelo desfecho do calendário de 2025, com jornadas válidas também pela BRB Stock Car Pro Series, BRB Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional e o campeonato virtual E-Stock, as atividades do TCR em Interlagos terão início na sexta-feira, dia que traz na programação uma sessão de shakedown, treinos livres e, à tarde, a última classificação da temporada, com a definição dos grids de largada da etapa final de 2025 começando a partir de 15h30.

A Corrida 1 será disputada na manhã de sábado, a partir de 10h40, com 25 minutos mais uma volta. O TCR South America e o TCR Brasil Banco BRB vão concluir a temporada 2025 na tarde de domingo, partindo para a segunda prova da etapa em São Paulo, com início às 14h10 e 30 minutos mais uma volta de duração.

O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.

Programação em Interlagos
Sexta-feira, 12 de dezembro
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08h50 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
09h50 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
10h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
11h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
13h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15h30 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16h55 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 13 de dezembro
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
13h25 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)

Domingo, 14 de dezembro
08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)

Classificação do TCR Brasil Banco BRB após três etapas
1º Nelson Piquet Jr. (BRA), 202 pontos
2º Léo Reis (BRA), 161
3º Raphael Reis (BRA), 156
4º Fabián Yannantuoni (ARG), 150
5º Enzo Gianfratti (BRA), 135
6º Juan Ángel Rosso (ARG), 105
7º Pedro Cardoso (BRA), 98
8º Tiago Pernía (EUA), 96
9º Adrián Chiriano (ARG), 94
10º Maria Nienkötter (BRA), 74
11º Fernando Croce (BRA), 61
12º Celso Neto (BRA), 18

Classificação da Copa Trophy – TCR Brasil Banco BRB
1º Enzo Gianfratti (BRA), 75 pontos
2º Adrián Chiriano (ARG), 57
3º Maria Nienkötter (BRA), 45
4º Fernando Croce (BRA), 32

Classificação do campeonato por equipes – TCR Brasil Banco BRB
1º Honda YPF Racing (ARG), 322 pontos
2º W2 ProGP (BRA), 317
3º Paladini Racing (ARG), 255
4º G Racing Motorsport (BRA), 135
5º PMO Racing (ARG), 120
6º Cobra Racing Team (BRA), 74
7º Porthack Racing (BRA), 39


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Dez 08, 2025 Veículos

Porsche Bamaq brilha na Carreata de Natal em BH

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version