SEGS Portal Nacional

Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

  • Quarta, 10 Dezembro 2025 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniele Dutra
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

aleksandarlittlewolf no Freepik

 Planejamento financeiro, valorização de mercado e redução de custos entram no radar de quem pensa em trocar de veículo antes da virada do ano

Com a chegada do novo ano, algumas contas fixas começam a chegar e uma delas é o período de cobrança do IPVA. Muitos proprietários começam a repensar o custo-benefício de manter o veículo na garagem e para quem está nesse momento, o ideal é que essa venda aconteça antes do boleto chegar. O mercado automotivo segue aquecido e no acumulado dos 11 meses de 2025, o setor registra um crescimento de 7,3% na comparação com igual período de 2024, segundo a Fenabrave.

A tendência é que o movimento permaneça forte até o início do próximo ano, justamente o período em que o IPVA costuma gerar impacto no orçamento. Nesse cenário, vender o carro antes da cobrança do imposto pode ser mais vantajoso do que muitos motoristas imaginam. Além do alívio imediato no bolso, a estratégia pode acelerar a troca de veículo e melhorar o poder de negociação, já que a demanda cresce nesse período.

Mauro Gonçalo, Diretor de Operações da Vaapty, líder nacional em franchising de intermediação de venda de veículos, explica que ter esse planejamento é fundamental: “O IPVA é um dos primeiros grandes gastos do ano, e muita gente não se prepara para ele. Quem já pensa em vender o carro pode transformar esse custo em oportunidade, antecipando a negociação e evitando um desembolso alto logo em janeiro”, afirma.

Para entender as vantagens, confira os seis principais motivos para realizar essa venda o quanto antes:

Evite o impacto financeiro

O IPVA é um dos compromissos que mais pesa no orçamento, principalmente para veículos com valor de mercado mais elevado. “O valor do imposto varia conforme o estado, mas geralmente representa entre 1% e 4% do preço total do veículo. Para quem não quer começar o ano no vermelho, a venda antecipada elimina esse gasto imediato e facilita o reequilíbrio financeiro”, diz Gonçalo.

Valorização maior no fim do ano

Tradicionalmente, o mercado de usados fica mais aquecido no último trimestre. Isso acontece porque muitos consumidores aproveitam bônus salariais, 13º e promoções das montadoras para adquirir um veículo. “O momento de maior procura é entre outubro e dezembro. O proprietário tende a conseguir uma venda mais rápida e muitas vezes com melhor margem”, explica.

Desvalorização pós-IPVA

Quando o novo ano começa, o carro automaticamente fica um ano mais velho no mercado, devido aos lançamentos. Mesmo sem mudanças no estado de conservação, isso tende a reduzir o valor de tabela: “Vender antes da virada evita que o veículo perca valor simplesmente pela mudança do ano-modelo. Para quem tem mais urgência nessa venda, escolher pela intermediação é a melhor opção”, afirma o diretor da Vaapty.

Busca por modelo mais econômicos

Com os preços de combustível ainda elevados e o aumento na busca por carros híbridos, elétricos ou mais eficientes, muitos motoristas estão antecipando trocas para modelos mais econômicos. Por isso, fazer essa venda ainda em 2025 é mais interessante para pegar esse fluxo de interessados.

Redução de gastos

Além do IPVA, o início do ano concentra pagamentos como licenciamento e seguro obrigatório, então fazer essa negociação significa poupar dinheiro em 2026. “Somando tudo, o proprietário pode gastar facilmente mais de R$ 2 mil em taxas. Quem já está pensando em vender evita esse pacote de cobranças”, reforça.

Evite inadimplência e multas

Quem atrasa o pagamento do IPVA pode enfrentar juros, multas e até impedimento de circulação, explica Mauro: “Para evitar riscos e problemas com a documentação, vender o veículo antes do imposto vencer é uma forma de manter tudo regularizado sem esforço”.

Sobre a Vaapty

A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência, e em 2025 atingiu a marca de 3600 veículos vendidos por mês e tem como meta chegar em 5 mil. O objetivo da rede é alcançar a marca de 450 unidades comercializadas em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Dez 08, 2025 Veículos

Porsche Bamaq brilha na Carreata de Natal em BH

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version