SEGS Portal Nacional

Veículos

Exposição 50 Anos do 911 Turbo na Stuttgart Porsche: todas as gerações do modelo que virou referência de carro esporte

  • Segunda, 04 Novembro 2024 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Alberto Pandini
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

911 Turbo S 992 (Divulgação)

O Porsche 911 Turbo completa 50 anos de existência. E a Stuttgart Porsche celebra o aniversário do modelo que se transformou em referência de carro esporte com uma exposição muito especial. Até 9 de novembro, o Porsche Center São Paulo, na Vila Olímpia, terá uma exposição com as sete gerações do 911 Turbo. Mais que isso, será a chance de ver unidades raras do modelo, oferecidas em edição limitada.

Lançado no Salão de Paris de 1974 (já integrando a linha Porsche 1975), o Porsche 911 Turbo mostrou-se à altura das melhores tradições da marca: era um carro rápido, muito veloz, e ao mesmo tempo bem acabado e suave de dirigir. No dia a dia, em ambiente urbano, oferecia pleno conforto. Em uma estrada, tinha desempenho exemplar. Se o dono o levasse para um autódromo, podia perfeitamente utilizado como carro de corrida. Em todas essas situações, seu caráter era puramente esportivo. Tudo isso permanece e faz o 911 Turbo ser até hoje um dos modelos mais procurados da Porsche.

“O 911 Turbo é o carro esporte por excelência, um dos mais procurados pelos clientes da Stuttgart Porsche e um dos mais importantes da marca. Os 50 anos do lançamento do modelo merecem uma celebração especial. A nossa contribuição é mostrar todas as gerações do modelo. Por meio da exposição, é possível notar a evolução do modelo nessas cinco décadas. E, ao mesmo tempo, constatar que o caráter e a personalidade do 911 Turbo permanecem inalterados desde o lançamento”, afirma Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche.

Estes são os carros da exposição comemorativa dos 50 anos do 911 Turbo:

911 Turbo (geração “G”), 1984 – A primeira geração do 911 Turbo manteve o visual inalterado durante toda sua existência. Alterações mecânicas foram feitas para torná-lo mais potente e ao mesmo tempo mais seguro. Ao ser lançado, em 1974, o 911 Turbo tinha motor de 3 litros com 260 cv – uma potência assombrosa na época. Em 1977, o carro passou a ter motor de 3,3 litros com 300 cv. É o carro do carro exposto, modelo 1984.

911 Turbo (geração “964”), 1994 – No fim de 1988, a Porsche apresentou aquela que foi a maior reformulação do 911 até então, com mudanças de estilo e desenvolvimentos em praticamente todos os componentes. O 911 Turbo da geração “964” chegou ao mercado um ano depois. Tinha motor de 3,6 litros com 360 cv.

911 Turbo (geração “993”), 1998 – A geração “993” é a última dos Porsches 911 com motor refrigerado a ar, e o 911 Turbo foi a última versão a deixar a linha de montagem. É também o último 911 Turbo sem sistemas eletrônicos de auxílio à condução. Nele, o motor de 3,6 litros desenvolve 430 cv de potência. Nesta geração, o motor passou a ser biturbo.

911 Turbo S (geração “996”), 2005 – O Porsche 911 com motor de refrigeração líquida (geração “996”) foi lançado no fim de 1997. A versão Turbo, entretanto, só chegou ao mercado em 2001, com motor de 3,6 litros e 420 cv. Em 2004, a Porsche ofereceu um kit que aumentava a potência em 30 cv. Foi tão bem aceito que levou a fábrica a lançar o 911 Turbo S em 2005, com 450 cv de potência. Foi o último ano do Turbo “996”.

911 Turbo S “Edition 918 Spyder” (geração “997”), 2013 – Além de representar a geração “997”, o carro exposto tem um atrativo a mais: é um 911 Turbo S “Edition 918 Spyder”. Esta edição especial foi oferecida unicamente aos compradores do 918 Spyder para que os compradores desfrutassem de um carro exclusivo até a chegada do superesportivo – a Porsche abriu os pedidos em 2012, mas as primeiras unidades seriam entregues somente em 2014. Mas nem todos os que encomendaram o 918 Spyder adquiriram o 911 Turbo S “Edition 918 Spyder”, o que o torna bastante raro. Diferencia-se dos demais 911 Turbo S pelos detalhes de acabamento e estilo em verde cítrico, a cor usada pela Porsche nas versões híbridas. Seu motor de 3,8 litros desenvolve 530 cv de potência.

911 Turbo S “Exclusive Series” (geração “991”), 2018 – A “Exclusive Series” foi uma série especial (500 unidades) oferecida pela Porsche com detalhes exclusivos de estilo e acabamento. A fibra de carbono aparece em vários componentes internos e externos, e vários itens foram feitos artesanalmente. Para completar o pacote de atrativos, nesta vesão o motor biturbo de 3,8 litros é ainda mais potente: 607 cv, ou 27 cv a mais que o Turbo S normal da época.

911 Turbo S (geração “992”), 2024 – Representante da atual geração, o 911 Turbo S tem motor de 3.745 cm³ com 560 cv de potência. De diferente, a unidade exposta é pintado na cor Xblue (integrante do catálogo Paint To Sample da Porsche) com o nome “Porsche” em prateado nas laterais. Seu interior combina duas tonalidades: Azul Grafite e Azul Riviera e complementa a personalidade do carro.

Exposição 50 anos do Porsche 911 Turbo
Stuttgart Porsche – Porsche Center São Paulo
Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1507 – Vila Olímpia
De 1º a 9 de novembro
De segunda a sexta-feira: das 9 às 18 horas
Sábado: das 9 às 14 horas

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version