Nova modalidade de park assist é criada por brasileiro
Projeto tem patente solicitada e será mais acessível ao grande público do que concorrentes
Inventor exibe prova de conceito de seu projeto para proteção a rodas veiculares e para auxílio de baliza
Quem nunca raspou as rodas, pneus ou calotas na calçada que atire a primeira pedra! Nada mais incômodo e constrangedor é quando a gente tenta alinhar lateralmente o veículo e, de repente, ouve aquele estrondo de chamar a atenção de quem passa no entorno não é mesmo?
Pior ainda é acabarmos de instalar aquela preciosa roda de liga-leve e, por conta das dificuldades de encostar ou estacionar, roçarmos tudo no passeio, manchando, arranhando, e estourando todo aquele investimento e planejamento estético que fizemos para nosso veículo.

O problema
Pensando nesses problemas, o inventor brasileiro Paulo Gannam, 39, de São Lourenço-MG, criou um jogo de um ou mais sensores que, conectados a um aplicativo ou a um display qualquer, pudessem, além de oferecer dados de distância de pneus, rodas e calotas em relação à guia, alertar – com instruções visuais ou sonoras – formas de melhor realizar as mais diversas manobras laterais necessárias para uma boa baliza.

A solução
Tudo aconteceu após Gannam ouvir uma senhorinha arrebentar as calotas na calçada e ficar roxa de vergonha. Ao perceber que os sensores de para-choque do carro dela não tinham utilidade nenhuma na hora de encostar ou estacionar junto à calçada, e ao lembrar da careza e complexidade dos sistemas de estacionamento ofertado por montadoras, idealizou esta invenção que terá um custo de produção por ponto de apenas 5 dólares.
“Eu vim para que todos tenham roda, que todos tenham roda plenamente”, brinca o inventor, se referindo a capacidade de escalabilidade global do produto tanto no aftermarket quanto para montadoras que desejem implementá-lo em veículos abaixo da casa de R$ 60 mil, por ser de baixo custo e fácil instalação, em suas versões finais.
O inventor também enxerga um novo mercado para sua inovação automotiva. “Veículos pesados, ônibus, vãs escolares e utilitários em geral carecem de recursos de assistência a estacionamento baratos e eficientes, embora a perícia demandada para a execução da manobra seja muito maior. Com isso, perde-se tempo, produtividade, e conforto na hora de realizar manobras”, alerta.
Paulo está em busca de uma empresa do setor automotivo que seja capaz de desenvolver as versões finais do invento, fabricá-las e comercializá-las em seus mercados de atuação.
Para quem quiser conhecer mais os projetos de Gannam, ou conversar diretamente com ele, basta clicar a seguir:
https://paulogannam.wordpress.com/
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