Brasil,

Mitos e verdades sobre troca de óleo no carro

Divulgação Divulgação

Motul esclarece as dúvidas mais comuns entre os proprietários, como plano de manutenção, especificação de produto e substituição de filtro

Fundamental para o funcionamento e a durabilidade do motor, o óleo lubrificante tem como principal função reduzir o atrito e, assim, evitar o desgaste das peças. Descuidar da troca de óleo ou usar um produto incorreto tem consequências: redução da vida útil do motor e conserto de valor elevado. Para esclarecer as dúvidas mais comuns entre os motoristas, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia – aponta o que é mito e o que é verdade na troca de óleo.

1) O motorista deve consultar o manual do veículo.

Verdade. O primeiro cuidado é consultar o manual, que possui todas as informações sobre o plano de manutenção do veículo, como a indicação dos prazos por tempo e por quilometragem para a correta troca do óleo. “A substituição deve ser realizada de acordo com o prazo que vencer primeiro. Mesmo que o carro tenha rodado pouco, é necessário fazer a troca se o tempo tiver vencido, porque o óleo, que foi usado e contaminado, vai perdendo a capacidade de exercer suas funções e a capacidade de lubrificação do motor”, explica Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil da Motul.

2) O filtro de óleo não precisa ser substituído a cada troca de óleo.

Mito. Já faz muito tempo que o mito “trocar o filtro de óleo uma vez sim, outra não a cada troca de óleo” foi desmistificado, mas ainda existe em algumas situações. A função do filtro de óleo é reter partículas que poderiam danificar o motor ou acelerar o seu desgaste. Se um filtro velho que não tiver sido trocado falhar ou não conseguir desempenhar sua função de forma perfeita, não terá adiantado de nada a troca do óleo. Na melhor das hipóteses, se o filtro ficar saturado, a válvula de by-pass do filtro se abre e o óleo passa direto por ele sem ser filtrado, ou seja, o filtro passa a não ter função nenhuma. Se essa válvula não funcionar por qualquer motivo, o filtro pode se tornar uma restrição no fluxo de óleo e o motor correrá sério risco de ficar sem lubrificação adequada, o que certamente levaria a uma quebra catastrófica e alto custo de reparo.

Além disso, o custo de um filtro é muito pequeno em uma troca de óleo, e por esse e os outros motivos mencionados, não trocá-lo é um grande perigo.

3) O tipo de uso do carro não interfere no intervalo de troca.

Mito. Em geral, o manual do veículo possui um plano de manutenção para uso normal e outro para uso severo (baixas rotações, estradas de terra, trajetos curtos com o motor frio) – nesses casos, é comum que as revisões e o intervalo de troca do óleo sejam reduzidos pela metade. “Se o veículo costuma ficar boa parte do tempo preso em congestionamentos, por exemplo, o motorista precisa adotar o plano severo, porque essa condição de uso exige mais dos componentes do carro do que rodando em rotações e velocidades mais constantes”, alerta.

4) Usar óleo inferior à especificação não prejudica o motor do carro.

Mito. Um óleo fora da especificação recomendada pode não apresentar a espessura de filme de óleo projetada para aquele motor, além de não cumprir os requisitos de normas determinados pela montadora. Dessa forma, a viscosidade e as normas incorretas podem comprometer a eficiência do motor, aumentar o consumo de combustível e, para piorar, danificar os componentes internos. “Na hora de escolher o óleo, leve em consideração a viscosidade e a norma da montadora. Essas informações são facilmente encontradas no manual do fabricante”, orienta.

5) Misturar diferentes lubrificantes não compromete o resultado.

Depende. É aconselhado sempre evitar misturar lubrificantes de especificações diferentes, pois o resultado final dessa mistura pode gerar um desempenho que não atende à especificação do motor. Só é aceitável em uma situação de emergência, temporária, para corrigir o nível de óleo muito baixo. Posteriormente, assim que possível, é recomendado que o veículo faça uma parada para uma revisão para checar o motivo do nível de óleo estar baixo.

6) O nível do óleo não interfere no desempenho do motor.

Mito. Se o veículo rodar com óleo abaixo do nível, a lubrificação ficará comprometida, visto que o pescador de óleo não conseguirá captar o óleo do cárter de maneira satisfatória. Isso pode resultar em muita espuma e baixa pressão de óleo, comprometendo o fluxo e deixando uma boa chance de quebra do motor por falta de lubrificação. Em caso oposto, rodar com lubrificante acima do nível pode causar vazamento pelos respiros. O volume de óleo em excesso simplesmente vai para onde não deveria ir

Sobre a Motul

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

Presente no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.

Matheus Andrade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar