Brasil,

O passo a passo do envelopamento automotivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi*

Muitas vezes as aparências enganam. Já viu por aí alguns carros com pinturas diferentes, ou que aparentam ter uma textura diferenciada? Esse efeito comumente é alcançado com o envelopamento automotivo, uma técnica de adesivagem na lataria do veículo a fim de protegê-la ou deixá-la com um visual renovado.

No geral, existem três tipos de adesivos para carros: o de PVC vinil, o de poliuretano e o envelopamento líquido. O PVC vinil é a forma mais simples de envelopar um veículo e, por ser feito por meio de uma película de PVC, consegue entregar uma alta resistência contra riscos. Esse é, também, um tipo de adesivo com grande variedade de cores, sendo o ideal para quem deseja alterar a estética do automóvel.

Já o envelopamento feito com adesivo de poliuretano é indicado para quem quer proteção. É um material transparente, que não altera a cor original do automóvel, portanto tem o único intuito de evitar as ações do tempo. O envelopamento líquido é feito com tinta e tem um uso mais específico: ou corrigir riscos e bolhas de uma adesivagem antiga, ou proteger contra arranhões futuros.

Além disso, os envelopamentos podem ser divididos em parciais, que não alteram em mais de 50% da cor original do carro, e totais. Essa é uma prática comum em empresas que personalizam sua frota com logo ou divulgação de marketing, contanto que esteja dentro da legalidade.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem condições para o envelopamento automotivo: as modificações devem ser precedidas de autorização do órgão responsável pelo registro e licenciamento do carro, sob risco de penalidades, como pagamento de uma taxa, vistoria do veículo e incidência grave de 5 pontos na carteira.

Além disso, a lei só considera como alteração de cor, por pintura ou adesivagem, quando a mudança cobre áreas superiores a 50% (excluídas as envidraçadas). Quando a cor não puder ser distinguida, será considerada, na documentação, a cor fantasia do automóvel. Para a plotagem parcial, não é necessário recorrer ao Detran para a atualização, bem como quando a cor escolhida para a plotagem for a mesma que a original.

Conhecendo as leis corretamente, além da questão estética, o envelopamento oferece proteção extra, custo reduzido comparado ao processo de pintura, variedade de cores, texturas e desenhos, além da possibilidade de ser retirado.

No entanto, há também algumas desvantagens para considerar. Se o carro permanecer em contato direto com as ações do tempo, como sol, chuva, poeira, entre outros, o adesivo pode ter a durabilidade reduzida, sendo preciso trocá-lo em um curto período.

A instalação do envelopamento é simples, porém demanda cuidado e deve ser feita por profissionais, pois a má aplicação pode resultar em bolhas e estética visual com falhas. A durabilidade das películas é de aproximadamente três anos e, após esse tempo, o adesivo pode começar a perder a cor ou, até mesmo, soltar a cola.

Na hora de vender seu carro, a plotagem prejudica ou valoriza? Via de regra, carros customizados tendem a perder valor de revenda, já que a maioria das pessoas, na hora da compra, gosta dos modelos com características originais. Se você escolheu um adesivo de PVC que alterou a cor original do veículo, a remoção pode ser interessante, pois o adesivo pode reduzir o interesse de quem valoriza as características originais do automóvel. No entanto, se a plotagem foi com o adesivo transparente, para proteger a lataria, esse pode ser um bom argumento na hora da venda.

Como a moda de vestuário, a adesivagem tem suas temporadas, há sempre novidades nesse quesito, que nem sempre agradam a todos, mas, afinal, o que é estar na moda?

*Gustavo Braga é diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis -

Sobre a Carupi

Criada em 2019, a Carupi é uma startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis de forma segura, sem sair de casa e com preços justos que reinventou a forma de comercializar carros usados e seminovos apresentando uma solução inédita e exclusiva. Com um atendimento 360º, oferece comodidade e facilidade tanto para quem vende como para quem compra, filtrando os interessados, levando o veículo para test drive, dando suporte nos assuntos burocráticos sem que os clientes precisem sair de casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar