Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em 5ª marcha: expectativas para o mercado de seminovos e usados em 2022

Por Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi*

O ano de 2021 está se encerrando, e ele foi aquecido para o mercado de carros seminovos e usados. Em dez meses, de janeiro a outubro, as vendas aumentaram quase 30% em relação ao mesmo período de 2020. Mas isso são águas passadas. O que esperar de 2022?

Pelo que vejo por aí, 2022 será promissor para o mercado de seminovos. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não estima redução nos preços, pelo menos até meados do próximo ano. O principal motivo é o dólar alto, o que impacta a importação de peças e insumos, consequentemente encarecendo os produtos produzidos no país. Isso reflete no valor do veículo para o consumidor final e abre margem para a expansão dos seminovos e usados.

Os carros novos, mesmo os modelos de entrada, estão com valores altos – dificilmente encontrados por menos de R$ 70 mil, o que leva as pessoas a repensarem a compra e buscarem alternativas nas opções de segunda mão, cujo valor, em alguns casos, se aproxima de um novo, por conta da supervalorização do mercado.

Somado a isso, ao menos em São Paulo, o governo ajustou os impostos. A alíquota do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) aplicado na comercialização em concessionárias e lojistas do setor deve voltar aos patamares originais e baixar – em 2020 apresentou aumento de 200%.

Ademais, ao menos dez montadoras ao longo de 2021 paralisaram suas produções para tentar frear a crise sanitária, e pelo simples fato de a indústria não conseguir absorver a demanda de produção das peças, impactando os novos, que chegaram a ter fila de espera para compra. Essa movimentação não deve se repetir no próximo ano.

O segmento automotivo se recupera da crise, mas mudou de perfil, abrindo espaço para os seminovos, já que, para muitos, o cheirinho de carro novo vai ter que esperar a economia se estabilizar.

* Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis -

Sobre a Carupi

Criada em 2019, a Carupi é uma startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis de forma segura, sem sair de casa e com preços justos que reinventou a forma de comercializar carros usados e seminovos apresentando uma solução inédita e exclusiva. Com um atendimento 360º, oferece comodidade e facilidade tanto para quem vende como para quem compra, filtrando os interessados, levando o veículo para test drive, dando suporte nos assuntos burocráticos sem que os clientes precisem sair de casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo