Brasil,

Cuidados com a bateria do carro para uma viagem tranquila

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, corre-se o risco de não conseguir dar a partida Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, corre-se o risco de não conseguir dar a partida

O período de férias chegou e antes de colocar o pé da estrada é preciso tomar alguns cuidados com a bateria também

Para fazer uma viagem mais segura e não correr o risco de ficar com o carro parado, antes de sair é necessário checar alguns itens no veículo. A Heliar, marca de baterias líder nas montadoras, compartilha algumas dicas.

Além de revisar o estado do óleo, fluídos, filtro de ar, pneus, limpador de parabrisas, dispositivos de sinalização e iluminação, também é preciso tomar alguns cuidados com a bateria, afinal, embora seja uma pequena parte da estrutura, é o coração da máquina.

Éder Inácio, analista de suporte técnico na Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que o primeiro passo é se atentar para o estado atual da bateria instalada no carro, seguindo essas orientações:

- Inspecionar os terminais para verificar se não existe alguma oxidação ou zinabre, que é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e metal do polo ou contato.
- Checar se a bateria está bem presa aos terminais dos polos.
- Se a bateria possuir um indicador de carga, observar qual é a coloração atual. A leitura da indicação desse dispositivo permite saber se está carregada ou não.
- Checar o sistema de carga do carro em uma Casa de Bateria para avaliar, por meio do equipamento de descarga, se a bateria está “prestes a morrer” ou se está apta para a viagem.
- Caso seja necessário trocar a bateria, optar por uma substituta que apresente a mesma capacidade de C20 (tempo de descarga de 20 horas) ou maior, nunca menor. Ampere-hora ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria, ou seja, a energia que uma bateria pode fornecer continuamente por 20 horas, a 25 °C, sem cair abaixo de 10,5 volts.

Outra medida importante quando se trata de bateria são os amperes de partida a frio, ou seja, a corrente de descarga de alta taxa em baixa temperatura, também conhecida como amperes de partida a frio (CCA).

“Um CCA baixo acelera a manutenção do carro, pois pode causar problemas como maior desgaste das escovas do motor de partida, desgaste das velas e em todo o conjunto da partida do carro. Por isso, é importante optar por uma bateria com uma boa especificação, CCA alto e a capacidade de C20 igual ou maior em relação à original do carro. Assim, a tendência é que a bateria sofra menos desgaste e tenha uma maior durabilidade e melhor desempenho no carro”, aconselha Éder Inácio.

Carro parado também exige cuidado

Ainda que o viajante não utilize o carro para fazer todo o trajeto até o destino, também deve ter atenção. Mesmo sem uso, os sistemas elétricos como o computador de bordo e o relógio podem descarregar a bateria lentamente, o que significa que o carro pode não dar partida se ficar parado por muito tempo.

Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, uma alternativa é desconectar a bateria, tendo ciência de que isso irá redefinir todos os sistemas eletrônicos e configurações do veículo, portanto, é bom estar preparado para reajustar o relógio e demais itens.

Para desconectar a bateria, basta remover o cabo da porta negativa. Ao realizar esse procedimento, não deixar as extremidades negativa e positiva do cabo se tocarem em nenhuma circunstância. Se os cabos entrarem em contato ou até mesmo fecharem, pode haver consequências, incluindo danos ao alternador e cabos ou até mesmo ferimentos.

“Após o período de 21 dias, corre-se o risco de ficar sem a partida, mesmo o carro não apresentando uma excessiva fuga de corrente. Antes disso, é preciso andar com o carro para que a bateria recarregue”, recomenda o analista de suporte técnico na Clarios.

É sempre recomendável levar o automóvel até uma oficina de confiança para fazer uma revisão geral. Além do prazer de dirigir, poder fazer paradas, planejadas ou inesperadas, durante um trajeto é a maior vantagem de viajar de carro.

Sobre a Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar