Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setor automotivo ganha plataforma digital de dados qualificados

Setor automotivo ganha plataforma digital de dados qualificados

Entre as informações disponibilizadas estão produção industrial, importação e exportação de veículos e autopeças, empregos no setor, patentes e eficiência energética, além de 40 indicadores de performance e 63 gráficos representativos dos dados

Já está no ar o Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, plataforma digital inovadora contendo dados e informações qualificadas sobre a indústria automobilística brasileira elaborada com o objetivo de acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações relacionados à mobilidade e logística, a exemplo do Programa Rota 2030.

O Observatório, criado pela Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018 e regulamentado pelo Decreto nº 9.557/2018, foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Softex, que ao longo dos últimos 12 meses desenvolveu a plataforma empregando big data. Um robô coleta automaticamente dados das fontes – estruturados, semiestruturados ou não-estruturados – e o sistema aplica inteligência analítica gerando diversos painéis com indicadores e gráficos. Seu público-alvo são a administração pública federal, estadual e municipal, o setor empresarial da mobilidade e logística, trabalhadores do setor (diretos, indiretos e fornecedores), organizações associativas e sindicais (patronais e de trabalhadores do setor), os centros de PDI, a comunidade científica e os cidadãos.

Entre as informações disponibilizadas estão produção industrial, importação e exportação de veículos e autopeças, empregos no setor, patentes e eficiência energética, além de 40 indicadores de performance e 63 gráficos representativos dos dados. Esses gráficos, aliás, podem ser baixados e utilizados pelos usuários. Também é possível criar séries históricas de períodos determinados. Todo o ambiente computacional aplicado é aberto e está hospedado em um appliance desenhado e configurado especificamente para trabalhar com grandes volumes de dados e transformá-los em painéis de informações.

O Observatório Nacional das Empresas para a Mobilidade e Logística contém ainda uma área reservada ao Ministério da Economia para o acompanhamento dos requisitos das empresas habilitadas ou com termos de compromisso firmados no âmbito do Programa Rota 2030, trazendo relatórios semestrais e anuais.

Os dados coletados pelo Observatório nesta versão provêm de seis fontes: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) do IBGE, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Novo CAGED e dados internos do Ministério da Economia relacionados ao Programa Rota 2030.

“De nada vale o Governo dispor de dados relevantes e não os transformar em uma informação estratégica para o país. Daí a importância do Observatório, que tem o propósito monitorar e acompanhar resultados de políticas públicas para o setor automobilístico brasileiro, permitindo avaliar os impactos do Programa Rota 2030 e seus resultados para a indústria e a sociedade. A ideia é que essa plataforma seja uma referência para o acompanhamento de políticas públicas”, explica Vinícius Allan de Oliveira, responsável pela área de TI e de projetos estratégicos da Softex.

Com esse projeto, a Softex ganha muita experiência na geração de informações estratégicas para o Governo Federal e se posiciona como uma entidade capaz de realizar projetos semelhantes em outros Ministérios e secretarias.

Para acessar o conteúdo do Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, visite https://observatoriodados.org.br/mobilidade-logistica

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas - Governo, Academia e Setor Privado - para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital. Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo