Audi RS Q e-tron conclui Rally Dakar 2022 com sucesso e inicia uma nova era

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Romero
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Audi RS Q e-tron conclui Rally Dakar 2022 com sucesso e inicia uma nova era

· Carros da marca percorrem cerca de 24 mil quilômetros no deserto e passam por batismo de fogo

· Audi encerra participação inédita com modelo de tração elétrica e alcança nona posição como melhor resultado

· Equipes conquistam quatro vitórias e um total de 14 pódios

O carro de corrida mais complexo da história da Audi passou por seu batismo de fogo no Rally Dakar 2022. Todos os carros Audi RS Q e-tron dominaram o rali off-road mais difícil do mundo em sua estreia na Arábia Saudita. No total, os três modelos percorreram cerca de 24.000 quilômetros no deserto – quase três vezes os 8.700 quilômetros de teste que a Audi havia completado anteriormente. Mattias Ekström/Emil Bergkvist terminaram em nono lugar em Jeddah como a melhor equipe de pilotos da Audi em uma edição exigente no deserto. Com a chegada da mobilidade elétrica, a Audi deu início a uma nova era no rali off-road.

"A Audi cumpriu seu papel pioneiro no Rally Dakar desde o início", diz Oliver Hoffmann, Membro do Board da Audi para Desenvolvimento Técnico. "O conceito de acionamento alternativo do Audi RS Q e-tron satisfez todas as expectativas com sua transmissão elétrica, bateria de alta voltagem e conversor de energia altamente eficiente. Por mais de quatro décadas, nossa marca tem impressionado repetidamente com suas inovações no automobilismo – inclusive no rali mais difícil do mundo". A Audi desenvolveu o RS Q e-tron para estar pronto para operar em pouco mais de um ano. Graças ao trem de força elétrico altamente eficiente, os três carros de corrida puderam competir na nova classe T1 Ultimate para veículos de baixa emissão. Os protótipos da Audi fizeram história como os primeiros representantes desta nova classe e alcançaram vitórias nas etapas.

Stéphane Peterhansel, o piloto recordista com 14 títulos em Dakar, resumiu o entusiasmo que a unidade inspira: "Eu dirigi muitos conceitos no deserto, mas o Audi RS Q e-tron é simplesmente sensacional nas dunas. O acionamento elétrico com seu bom torque se adapta perfeitamente ao meu estilo de dirigir". O francês, que competiu com seu compatriota Edouard Boulanger, venceu a décima etapa com o Audi RS Q e-tron. Foi a 82ª vitória em etapas na sua brilhante carreira. No entanto, os primeiros danos deixaram os vencedores do ano passado sem chance de uma boa posição geral desta vez: o talentoso piloto acertou uma pedra na segunda etapa que causou danos. Após o reparo, ele recebeu uma penalidade por exceder o tempo máximo da etapa, que derrubou Peterhansel para o fundo da tabela. A partir deste ponto, a equipe buscou a recuperação, colocou-se consistentemente a serviço do time e ajudou seus colegas.

Carlos Sainz se beneficiou diretamente disso, por exemplo durante as repetidas mudanças de amortecedores nas etapas quatro a seis. O espanhol, navegado por seu compatriota Lucas Cruz, já fez história na terceira etapa. Sainz conquistou a primeira vitória do Audi RS Q e-tron na exigente rota de Al Artawiya para Al Qaisumah. Oito dias depois, ele conseguiu sua segunda vitória na segunda etapa. "Especialmente na segunda etapa, as pistas eram típicas do Dakar, ou seja, muito variadas e exigentes, com uma mistura de pistas off-road, dunas pequenas e grandes e orientação difícil", disse Sainz. "Com nossos engenheiros, melhoramos cada vez mais a montagem do carro ao longo do rali. Um grande obrigado a todos por isso". O espanhol, bicampeão mundial de rali e com três vitórias em Dakar, ficou sem chance na classificação geral desta vez, apesar dos bons resultados individuais. Já no segundo dia, um roadbook impreciso levou a muitos erros de navegação em todo o campo. Carlos Sainz e Lucas Cruz, portanto, perderam 2:22 horas e terminaram na décima segunda posição.

No mesmo lugar, Mattias Ekström e o co-piloto Emil Bergkvist também perderam 1:45 horas na busca pelo caminho certo. Os suecos, que estavam competindo apenas pela segunda vez e na categoria de carros pela primeira vez, ficaram satisfeitos por terem tido excelente progresso e grande aprendizado. "Meus companheiros de equipe me deram muitas dicas", disse Ekström, duas vezes campeão de DTM e Campeão Mundial de Rallycross. "Eu encontrei um ritmo cada vez melhor. As dunas continuam sendo meu grande desafio. Stéphane e Carlos têm muitos anos de vantagem de experiência lá. Eu sempre fiquei do lado seguro e não ataquei muito forte". O fato de a equipe com menos experiência no deserto ter alcançado o melhor resultado foi uma boa recompensa por seu trabalho árduo. Dia após dia, os escandinavos melhoraram da 23ª para a nona posição. Com sua vitória na etapa 8 e dois outros bons resultados, eles provaram seu progresso em uma disciplina onde a experiência conta mais do que em outros tipos de automobilismo.

A equipe Audi Sport realizou a preparação e a operação de sucesso em cooperação com a Q-Motorsport. A equipe de Sven Quandt tem uma experiência de várias décadas em Dakar. "Sou grato à Audi por nos permitir realizar este ambicioso projeto e ter alcançado estes resultados juntos desde o início", disse Sven Quandt, Diretor Geral e Diretor da Equipe Q-Motorsport.

“Nossas equipes ganharam quatro etapas e conquistaram um total de 14 resultados no pódio nas classificações diárias. Isto excede claramente nossas expectativas para a primeira participação no Dakar", diz Julius Seebach, Diretor Geral da Audi Sport GmbH e responsável por automobilismo na Audi. "Um grande obrigado à equipe que esteve no Rally Dakar, mas também em casa, na Alemanha. Obrigado também a Sven Quandt e sua equipe por seu valioso apoio. A vitória histórica de Carlos Sainz com o Audi RS Q e-tron já no terceiro dia é a recompensa por este trabalho árduo e ressalta a capacidade do nosso carro de vencer. Assim, a Audi é a primeira equipe a alcançar uma vitória de etapa com um conceito de acionamento elétrico. Este é o resultado de um excelente desempenho da equipe. Depois deste desempenho já no primeiro ano, a vitória geral no próximo Dakar é claramente nossa meta. De volta à Alemanha, faremos um balanço, otimizaremos ainda mais nosso Audi RS Q e-tron e o colocaremos em campo em várias corridas".