Toyota GAZOO Racing apresenta versão GRMN Yaris no Japão

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

GRMN Yaris - Divulgação Toyota GRMN Yaris - Divulgação Toyota

Vendas da edição, limitada a 500 unidades, começam a partir de hoje no Japão, por meio de reservas no site internacional da Toyota GAZOO Racing

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) lançou, nesta sexta, 14 de janeiro, o GRMN Yaris, no Salão de Tóquio 2022. Com 500 unidades disponíveis, a venda da edição limitada deve ter início ainda no segundo semestre deste ano no Japão. O GRMN Yaris é um modelo totalmente ajustado do GR Yaris, que passou por um refinamento rigoroso, com avaliação e testes de motoristas profissionais. Além disso, os clientes contarão com dois novos programas: um que entrega o tipo de evolução diária do veículo; e outro que executa a customização sob medida para os amantes do automobilismo.

Desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, o GR Yaris foi usado em várias iniciativas do esporte a motor, como a Super Taikyu Series, tradicional competição de endurance japonesa, na qual o próprio presidente Akio Toyoda assumiu o volante e participou, com a ROOKIE Racing. O veículo também desfilou performance no Campeonato Japonês de Rali, sagrando-se o campeão da temporada.

O GR Yaris foi aperfeiçoado por meio de um modelo de fabricação que prioriza a condução. As condições extremas de uso são identificadas por meio de feedback do motorista e, assim, resolvidas rapidamente. Cada carro pode ser adaptado ao estilo de direção da pessoa, para evoluir e maximizar os quesitos de segurança e conforto ao dirigir.

O desenvolvimento do GRMN Yaris teve seu propósito firmado no conceito de “entregar carros para clientes que evoluem rapidamente e possam se adequar a indivíduos no campo do automobilismo”. Com base nas lições aprendidas nas competições, a rigidez da carroceria foi aprimorada, o peso foi reduzido em aproximadamente 20 kg, a largura total foi aumentada em 10 mm, para melhorar a aerodinâmica, e a altura geral foi reduzida em 10 mm, para proporcionar um centro de gravidade mais baixo. Além disso, o modelo usa diferencial de deslizamento limitado mecânico, transmissão de engrenagem de relação estreita e um conjunto de engrenagem final baixo. O GR Yaris evoluiu para um carro que pode ser dirigido mais rápido e com mais tranquilidade, com melhor força de frenagem, mais aderência, maior estabilidade nas curvas e melhor desempenho, com base na percepção de pilotos profissionais.

O modelo vem acompanhado do lançamento de dois serviços de pós-venda – Programa de Atualização e Programa de Personalização –, para aprimorar ainda mais a experiência dos consumidores que preferem uma condução mais esportiva. O GRMN Yaris também oferece o prazer de um carro de corrida com progresso contínuo, alcançando a evolução em tempo real. Assim, as experiências de condução realçam o desempenho.

O GRMN Yaris está disponível para reservas a partir de hoje, no site da Toyota GAZOO Racing, e os carros serão vendidos nas GR Garages em todo o Japão, por volta do segundo semestre de 2022. Além da versão básica, o veículo conta com uma versão especial, equipada com um pacote de circuito, focado no desempenho na estrada, desenvolvido com base nos feedbacks obtidos nas pistas da Super Taikyu Series.

Além disso, o cliente pode optar por outro ajuste especial, instalado pelo revendedor, que pode ser adicionado à versão básica: um Pacote Rally, composto por peças que melhoram o desempenho da condução em todas as superfícies de estrada, com base nos dados do All Japan Rally.

Kit suspensão GRMN Yaris - Divulgação Toyota

O modelo será somente adquirido por meio de reservas, que tem início hoje no site da Toyota GAZOO Racing, sendo disponibilizados nas concessionárias da marca no Japão por volta do segundo semestre.

A Toyota GAZOO Racing ainda preparou uma ação especial para quem já comprou um GR Yaris. As peças GR que permitem aos clientes experimentar um pouco do desempenho do GRMN Yaris serão disponibilizadas no segundo trimestre, para dar aos motoristas que quiserem customizar seus carros a oportunidade de ter uma condução próxima daquela que os profissionais vivem nas pistas.

O veículo

Com base no GR Yaris, o GRMN Yaris alcançou performance superior em termos de tração esportiva leve nas quatro rodas, aplicando uma ampla gama de tecnologias e peças desenvolvidas no automobilismo, para se concentrar na redução de peso e na maior rigidez da carroceria.

Possui uma transmissão de engrenagem com relação estreita e um conjunto de engrenagem de final baixo, que foi refinado no campo do automobilismo. Para as relações de transmissão, da primeira à quarta marcha, faz uso eficiente da faixa de potência do motor e das marchas finais baixas para obter uma força motriz otimizada.

Além do carbono leve de alta rigidez (twill weave CFRP), usado no capô, teto e spoiler traseiro, a remoção dos bancos traseiros tornou o carro mais leve em aproximadamente 20 kg, se comparado ao GR Yaris.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Este projeto contribui, especificamente, para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas:

Sobre TOYOTA GAZOO Racing

A Toyota considera o automobilismo como uma maneira essencial de comunicar os sonhos e emoções que os carros geram. Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que abrange todas as atividades de automobilismo da Toyota, a fim de herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição, para continuar criando veículos cada vez melhores. Sob essa marca, a TOYOTA GAZOO Racing disputa provas no WRC, WEC, 24 horas de Nürburgring, Rally Dakar, Super GT (GT500 e GT300), Super Formula japonesa, Campeonato de Rally do Japão, entre outras competições.

Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, visite www.toyotacomunica.com.br.

A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável.