Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vai viajar neste final de ano e ainda não fez a revisão do seu carro?

Zul+ dá dicas para deixar o seu veículo em ordem e garantir uma viagem segura

Com a chegada de dezembro, férias, Natal e Ano Novo, chega também a oportunidade de viajar. E para que tudo saia como o planejado, é importante tomar alguns cuidados básicos com o automóvel. E mesmo que você não venha fazer uma viagem de longa distância, é preciso lembrar que nesta época do ano o trânsito tende a ficar mais intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais atenção ao volante e o bom funcionamento do carro.

Desta maneira, sair para viajar com o carro sem revisão não será uma boa ideia. Ainda que o veículo não apresente nenhum problema e tudo esteja funcionando normalmente, o tempo de exigência do automóvel em uma viagem é muito maior do que o habitual dentro da cidade. Pensando nisso, André Brunetta, CEO do Zul+, principal autotech da América Latina, separou algumas dicas pontuais que vão ajudar você durante o processo de revisão de final de ano. Vejamos:

1. Planeje sua viagem

Antes dos cuidados técnicos, é importante ressaltar o planejamento prévio do trajeto da viagem. Quando possível, opte por estradas com melhor estado de conservação para evitar maiores riscos e dores de cabeça com o veículo. Se puder escolher, prefira realizar sua viagem durante o dia. Qualquer imprevisto ao longo da viagem, como um pneu furado ou uma pane no motor, por exemplo, será melhor atendido à luz do dia. Sem contar com o fator psicológico: enfrentar um problema com o veículo durante o dia é mais fácil do que a noite.

2. Cheque os pneus

A calibragem é fundamental. Andar com os pneus desregulados pode prejudicar a dirigibilidade, aumentar o consumo de combustível e reduzir a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (normalmente presente no manual do carro ou em uma etiqueta presa à lateral da porta do motorista) e faça-a corretamente antes de pegar a estrada. Outro fator importante é verificar se os pneus não estão carecas ou próximos disso. Se os sulcos da banda de rodagem perderem a profundidade, é sinal de que está na hora de trocá-los. Pneu careca é sinônimo de acidente.

3. Alinhamento, balanceamento e suspensão

O impacto ocasionado por buracos, lombadas e até meio-fios compromete o alinhamento e o balanceamento das rodas e eixos do veículo. Um carro desalinhado compromete a segurança do motorista e dos passageiros. Por isso, é recomendado realizar os procedimentos a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, dependendo de como você conduz o veículo, o ajuste dos ângulos das rodas pode ser realizado mais cedo ou mais tarde. Quanto à suspensão, rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser investigados. As condições das vias utilizadas em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto. Portanto, atente-se aos barulhos estranhos.

4. Fluidos

Ao rodar em estradas, o motor do carro é submetido a um esforço maior do que o habitual. Por isso, é importante checar o nível dos fluidos, a validade dos mesmos e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos. Líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica, embreagem e o nível do combustível no reservatório de partida a frio. Todos esses pontos podem ser avaliados em uma oficina ou em um posto de confiança. Não negligencie os pequenos detalhes.

5. Freios

Entre os principais componentes que precisam passar por uma revisão periódica estão: as pastilhas e o próprio fluido de freio. Essa substância é responsável por transmitir o acionamento do pedal para todo o sistema de frenagem do veículo. Com o tempo, ele absorve umidade e se contamina. A recomendação é fazer a revisão em uma oficina mecânica a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano. Já as pastilhas são desgastadas ao longo do tempo e o sinal mais recorrente de que elas precisam ser substituídas é o barulho ao acionar o pedal.

6. Regulagem dos faróis

Os faróis do carro costumam ficar desregulados com o tempo por conta das vibrações do veículo ao se movimentar. Andar com faróis desta maneira atrapalha a sua visão e a dos outros motoristas, sem contar que pode gerar infração grave de acordo com o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro. É recomendado então que seja feita a calibragem a cada 6 meses. Outro ponto importante é a verificação do funcionamento de todas as luzes do carro antes de sair de casa. Saiba para que serve cada uma na estrada. Dependendo do modelo e da versão do veículo, o motorista terá à disposição luzes de neblina, de iluminação lateral, de posição, entre outras.

7. Registre as revisões que realizar no seu carro

No app Zul+, você pode registrar todas as manutenções que realizou no carro para construir um histórico de revisão completo do seu veículo. Além disso, com o registro, o app te informa quando a mesma revisão deve ser realizada novamente no futuro. Vale mencionar que um carro com o histórico de revisão documentado é mais bem avaliado no mercado de revenda.

“Não descuide de outros pontos importantes do carro como cintos de segurança, triângulo, embreagem, bateria, ar-condicionado, velas, sistema elétrico em geral, e por aí vai. Viajar no final de ano é muito bom, mas garantir a segurança e o conforto de todos que estão dentro do veículo durante o percurso é ainda melhor. Antes de viajar, insista na revisão do seu automóvel com alguém que você confie”, conclui André Brunetta, CEO do Zul+.

Sobre o Zul+

O Zul+ é uma AutoTech focada em ser a melhor companhia para quem tem um carro. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de pagamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tags de pedágio (que permitem viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro e pagamento de estacionamento de shopping.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo