Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Falsos lubrificantes podem gerar risco à vida de condutores de veículos

Conheça as consequências de utilizar produtos "ilícitos" e como encontrar lubrificantes verdadeiros

O óleo lubrificante entrou na lista de produtos falsos que estão se espalhando pelo mercado brasileiro. Cerca de 30% de todos os produtos falsificados no país estão concentrados em itens do motor de veículos automotivos, de acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

A fabricação dos lubrificantes pode parecer simples, mas sua composição envolve a mistura de óleos básicos com aditivos - substâncias que aprimoram as características dos óleos básicos, ou conferem a eles novas características -, que são responsáveis por criar uma camada de proteção às peças do motor.

O produto falsificado, embora apresente semelhanças como a coloração, não contém os aditivos fundamentais para o bom funcionamento e desempenho do motor. O prejuízo de utilizar um óleo lubrificante falso pode chegar a pesar em mais de R$20 mil no bolso do consumidor.

Denilson Barbosa, coordenador de qualidade da YPF Brasil, explica que o óleo lubrificante falso pode não gerar apenas prejuízos financeiros com a danificação de peças, mas também trazer risco para a vida dos usuários do veículo. “Um lubrificante falsificado desgasta as peças do motor do veículo que podem, até mesmo, serem quebradas. Por exemplo, uma quebra de pistões e do bloco de motor podem ocorrer a qualquer momento logo após o uso do produto falso, colocando o condutor e passageiros em risco, seja devido a um incêndio, ou um acidente“, comenta Denilson.

A composição do lubrificante no Brasil é determinada pela Agência Nacional de Petróleo, em convergência com outras agências internacionais.

Atenção na hora de trocar o óleo lubrificante

Para não correr o risco de usar um lubrificante falsificado, algumas medidas simples podem ajudar, como: na embalagem, o consumidor precisa verificar a data de fabricação e o lote do produto, no lacre e na tampa, assim como o selo e a marca do fabricante.

É importante desconfiar de preços muito abaixo da média dos praticados no mercado, além de não ter pressa para realizar a troca do lubrificante, tampouco a escolha do melhor óleo para o motor.

“Para não correr riscos, o consumidor pode pesquisar o CNPJ da empresa distribuidora que está no verso da embalagem. Se tiver dúvidas referente a qual óleo utilizar, é importante seguir as orientações do fabricante para que não compre um lubrificante falsificado, e use aquele que gera melhor funcionamento para o seu carro“, finaliza Denilson.

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a que mais cresce no mercado brasileiro pelo 3º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo