Ecovias promove capacitação profissional para moradores de rua

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ecovias
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Programa social da concessionária irá preparar acolhidos do Centro POP de Diadema para o mercado de trabalho

A Ecovias acaba de dar início à mais uma edição do Programa Capacitar, ação social que neste ano irá oferecer treinamento para que 22 pessoas em situação de rua de Diadema, no Grande ABC, aprendam a realizar atendimento aos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), além de prepará-las para ingressar no mercado de trabalho.

Neste ano, além de contar, novamente, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), responsável por aplicar o conteúdo do estudo e certificar os alunos, o Programa Capacitar terá apoio da secretaria de Assistência Social de Diadema, que indicará jovens e adultos residentes do Centro POP do município, espaço de referência para o convívio social direcionado à população em situação de rua.

Os participantes terão ainda treinamento da área de Recursos Humanos da Ecovias, no qual aprenderão como preparar um bom currículo profissional e garantir melhores chances em processos seletivos, seja na concessionária ou em quaisquer outras empresas. Já o time de Gerenciamento de Atendimento ao Usuário da empresa dará dicas de segurança viária, cuja finalidade é cooperar com o programa como um todo e evitar que essas pessoas voltem às ruas, transitem ou se aloquem inapropriadamente próximo às rodovias, o que pode causar acidentes.

“Essa é apenas uma das várias iniciativas sociais mantidas com recursos próprios e que mostram o nosso comprometimento não apenas com os usuários que utilizam diariamente nossas rodovias, mas também com aqueles que moram e vivem às margens das rodovias do SAI” comenta Moisés Basilio, gerente de Sustentabilidade da EcoRodovias.

Ao final do programa, com duração total de 24 horas de aprendizado, todos os alunos são convidados a participar dos processos seletivos da Ecovias, assim como de seus fornecedores e parceiros. Neste ano, a turma poderá participar de seleções temporárias previstas para acontecer durante a Operação Verão 2022.

Programa Capacitar

Desde 2012, o Programa Capacitar já treinou mais de 700 pessoas que precisavam de recolocação no mercado de trabalho. Dentre elas estão moradores de comunidades próximas as rodovias, refugiados no Brasil, reeducandos do regime semiaberto sistema prisional, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência física e vendedores informais.

A ação, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está alinhada com a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os valores de Sustentabilidade da Ecovias, e tem o propósito de oferecer treinamento profissional e gratuito para aumentar a empregabilidade e a inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no entorno do SAI.

Sobre a Ecovias

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias integra o Grupo Ecorodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil. Para mais informações: www.ecorodovias.com.br.

Serviço: Programa Capacitar
Data: 25 a 27 de outubro