Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aprenda ouvir os amortecedores

A observação com frequência pode evitar imprevistos e prolongar a vida dos pneus e de outros componentes do veículo

Os amortecedores têm três funções básicas. Manter o contato dos pneus com o piso e controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas. Eles também proporcionam conforto, estabilidade e segurança ao veículo. Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte da suspensão.

De acordo com Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal, muitos motoristas e mecânicos acreditam que só a quilometragem é responsável para indicar a vida útil de um amortecedor. “Na verdade, os amortecedores não têm funcionamento pré-determinado. Eles podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso. Em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes. Já nos de vias bem-pavimentadas, mais para frente. Todavia, não existe uma regra determinante”, explica Salles acrescentando que o excesso de carga e molas fadigadas também são fatores que aceleram o desgaste dos amortecedores.

Mas qual é o momento exato de trocar o componente?

Uma das dicas para saber o momento exato da substituição é verificar a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir. Outra ação é observar se existem manchas de lubrificantes presentes entorno das peças, no jargão da mecânica se diz vazando óleo. Também com o veículo estacionado, procure balança-lo horizontalmente, caso a carroceria se movimente acima do normal e fazendo barulhos, é sinal que pode existir avarias. Outra opção é levar o veículo a mais de 120 lojas da DPaschoal. Nas unidades, o motorista pode medir e testar 40 itens do veículo, inclusive os amortecedores.

Quem fica responsável por avaliar os componentes é a ferramenta de análise AudioShock, patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo engenheiro Renan Monteiro com o CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal). O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor, por meio de um microfone especial colocado no corpo do amortecedor.

Ou seja, de acordo com o ruido é possível avaliar, com 97% de assertividade, a condição do amortecedor sem necessidade de desmontá-lo do carro. O equipamento também permite que as ondas sonoras sejam visualizadas pelo técnico e pelo cliente em um desenho gráfico parecido com um eletrocardiograma por meio do aplicativo AudioShock instalado no celular.

A ferramenta, bem como as outras utilizadas para a medição, faz parte da transformação de postura da DPaschoal, que se tornou uma referência por usar uma metodologia de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca. Todos ganham com o sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes. Os números da logística reversa surpreendem: a DPaschoal deixou de trocar desnecessariamente 2,5 milhões de pneus e peças. Logo após a implantação do programa, a satisfação do atendimento da DPaschoal ultrapassou a marca de 80%, já a venda de amortecedores caiu mais 50%.

“É comum que o mecânico faça o diagnóstico do amortecedor apenas com base na quilometragem, quando o consumidor reclama que ele está batendo ou quando pede uma revisão. Essa abordagem pode não ser muito assertiva, pois a real condição de um amortecedor depende de uma série de fatores, sendo a troca apenas necessária mediante um diagnóstico preciso. AudioShock mostra, de forma eficiente efetiva, as condições de uso dos amortecedores, municiando o cliente com informações, antes que ele decida ou não pela substituição destas peças”, explica Salles.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo