Brasil,

Stellantis compartilha os resultados do projeto de direção automatizada L3Pilot

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stellantis
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Stellantis compartilha os resultados do projeto de direção automatizada L3Pilot

- Um projeto emblemático de pesquisa e inovação na Europa, o L3Pilot testou a viabilidade das funções de direção autônoma de nível 3 (SAE) nas estradas europeias.

- Stellantis e seus parceiros apresentam as descobertas e questões levantadas por este projeto em conferências que acontecem hoje e amanhã em Hamburgo, Alemanha, durante o ITS World Congress.

- O engajamento de quarto anos neste projeto foi essencial para coletar e validar dados de direção automatizada para testes abrangentes de funções técnicas autônomas de Nível 3.

- Stellantis disponibilizou dezesseis protótipos para este projeto, para testar e avaliar a segurança e a eficácia das funções de direção autônoma de Nível 3 em estradas abertas.

A Stellantis apresenta suas contribuições para o projeto de direção automatizada L3Pilot durante o evento final do Projeto Europeu - em Hamburgo, Alemanha, no ITS World Congress que ocorre esta semana. Este evento inclui, notadamente, demonstrações de direção em autoestradas vizinhas.

Este projeto de quatro anos envolveu um ecossistema global de 34 fornecedores, institutos de pesquisa, autoridades rodoviárias, produtores de autopeças e fabricantes de automóveis. A equipe de pesquisa e tecnologia avançada de Stellantis liderou as fases de rodagem. O projeto envolveu um total de:

• 70 veículos equipados com funções de direção autônoma em 14 locais-piloto e 7 países

• 750 profissionais de direção, especialistas em sistemas autônomos de Nível 3, sejam eles motoristas ou passageiros

• 400 mil quilômetros percorridos na autoestrada, metade em modo automatizado e a outra metade em modo referência.

• 24 mil quilômetros percorridos na cidade, dos quais 22,2 mil quilômetros no modo automatizado e 1.800 quilômetros em modo referência.

"A participação da Stellantis no projeto L3Pilot e seu papel de liderança durante a fase de rodagem demonstram claramente nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma", disse Harald Wester, Diretor de Engenharia da Stellantis.

“Estamos convictos de que estes projetos internacionais, realizados em larga escala e envolvendo muitos parceiros, são muito importantes para garantir a confiança dos nossos clientes na segurança e confiabilidade das tecnologias autônomas, antes de serem lançadas no mercado. Esses projetos são parte integrante de nossa estratégia de software, em uma abordagem de serviço ao cliente ponta a ponta”, comenta Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis.

Com um sistema automatizado de nível 3, o motorista não precisa mais monitorar constantemente a direção, mas tem que retomar o controle quando o sistema solicitar. O projeto L3Pilot foca no teste e validação da direção autônoma como um meio de transporte seguro e eficiente em condições reais de tráfego, tornando-se um dos projetos mais importantes para o futuro dessas tecnologias. Para além dos aspectos técnicos, também foi possível avaliar o comportamento de condução, a aceitação do condutor e o impacto sobre o trânsito e a segurança.

A fase de rodagem cobriu uma ampla gama de situações de direção, incluindo estacionamento, mudança de faixa em uma rodovia, transpondo um cruzamento de uma cidade ou dirigindo em um engarrafamento. Em particular, tornou possível testar as seguintes funções de direção autônoma de nível 3:

· Condução na autoestrada: dirigir em alta velocidade e mudança automática de faixa

· Condução em engarrafamento: dirigindo em baixa velocidade em um engarrafamento

· Estacionamento remoto: estacionamento paralelo ou em fila

· Home Zone: memória de viagem para manobras repetitivas para entrar e sair das vagas de estacionamento

O feedback de todos os parceiros ajudará a definir os requisitos do sistema e estabelecer um código comum de boas práticas. O projeto L3Pilot foi fundamental para testar as funções de direção autônoma, analisando o desempenho de sistemas automatizados desde a perspectiva do usuário e entendendo o impacto da implantação desta tecnologia na segurança viária, em um contexto de tráfego misto.

A Stellantis disponibilizou uma frota de dezesseis protótipos em vários cenários e situações de condução, expostos a condições variadas em vários países europeus, a fim de coletar dados, detectar cenários e avaliar todos os aspectos desses percursos para responder às questões-chave da comercialização desses sistemas.

Com base nos resultados do projeto L3Pilot, Stellantis continuará a contribuir para os esforços conjuntos em grande escala com o próximo projeto cofinanciado pela União Europeia, Hi-Drive. Nos próximos quatro anos (2021-2025), o projeto Hi-Drive abordará uma série de desafios importantes relacionados à implantação de níveis mais elevados de direção automatizada.

Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis. Além da rica herança do Grupo e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo. A Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundado por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que toca funcionários e clientes. A Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais opera.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar