Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Motul dá cinco dicas para a manutenção do carro

Motul dá cinco dicas para a manutenção do carro

Marca listou recomendações para evitar os erros mais comuns e reforçar a segurança na condução

A Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o dia 25, tem o objetivo de incentivar o motorista a adotar uma direção mais segura e diminuir os riscos de acidentes. Como forma de apoiar a iniciativa, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – elencou cinco dicas para realizar a revisão do carro e reforçar a segurança, evitando os erros mais comuns.

“Todo condutor precisa saber que a manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil do carro e reduzir as chances de falhas mecânicas e acidentes. Por isso, nós listamos cinco dicas para manter a revisão em dia e garantir mais segurança na condução”, afirma Rafael Recio, gerente de produto e suporte técnico da Motul Brasil.

Confira as recomendações:

1- Consulte o manual do proprietário

A primeira recomendação é consultar o manual do proprietário, que possui os detalhes sobre o plano de manutenção do veículo. “Ignorar o manual é um erro bastante fácil de evitar, mas ainda comum. Por se sentirem mais seguros, motoristas mais experientes não costumam dar a devida atenção ao manual, o que pode prejudicar o veículo a longo prazo”, afirma o especialista.

2- Tenha atenção ao intervalo de troca do óleo

Outra orientação, para evitar danos ao motor, é ter atenção ao intervalo de troca do óleo, essencial para o funcionamento do carro. Para fazer a troca, é preciso considerar a quilometragem rodada e o tempo desde a troca anterior, o que ocorrer primeiro. “Às vezes, mesmo que o veículo não tenha atingido a quilometragem recomendada para a troca, o motorista precisa realizá-la, pois a condição de uso está diretamente relacionada à degradação do lubrificante”, explica.

A Motul possui amplo portfólio de óleos, com diferentes graus de viscosidade e normas, que aliam alta performance e durabilidade. Para saber qual linha é indicada para o veículo, leia o manual ou acesse o Guia de Aplicação.

3 - Tenha cuidado com os pneus

É fundamental dar atenção às indicações dos pneus referentes aos desgastes, assim como fazer alinhamento e balanceamento para diminuir a possibilidade de desgaste prematuro e aumentar a segurança na condução.

“Seja por falta de atenção ou por economia, muitos motoristas circulam com carros que estão com pneus desgastados. Quando estão lisos, os pneus perdem a eficiência, sobretudo em situação de pista molhada, e podem causar acidentes”, alerta o engenheiro.

Também é importante fazer a calibragem regularmente. Com o tempo de uso e por causa das mudanças de temperatura e altitude, os pneus podem ter a pressão interna modificada, o que pode gerar muitos riscos ao condutor, como perda de aderência e mais chances de acidente.

4- Verifique o fluido de freio

O especialista também recomenda verificar regularmente os níveis do fluido de freio e fazer a checagem do conjunto, já que os freios também são vitais para a segurança. O condutor deve consultar o manual do proprietário para saber quando deve fazer a manutenção. “Em geral, as montadoras recomendam a substituição do fluido de freios a cada dois anos, mas esse intervalo pode ser inferior em caso de condições severas de uso”, afirma.

5- Substitua as palhetas do limpador de para-brisa

Lembre-se de fazer a troca das palhetas do limpador de para-brisa, que se desgastam com o passar do tempo, em razão da exposição ao sol e do uso, provocando o ressecamento da borracha. “O vidro pode acabar sendo riscado, de maneira a comprometer a visão do motorista e aumentar o risco de acidente, por isso substitua as palhetas assim que detectar o desgaste da borracha”, orienta o gerente de produto e suporte técnico da Motul Brasil.

Sobre a Motul

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma empresa francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de qualidade para motores de alta tecnologia em diferentes segmentos: carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech. A marca, presente no Brasil desde 1992, possui em seu portfólio a linha mais completa de lubrificantes e fluidos para transmissão do mercado brasileiro e apoia grandes equipes em competições internacionais, entre elas Dakar, 24 horas de Le Mans (carros e motos), FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo