Detran.SP: Infosiga aponta queda de 45% nos óbitos na região de Bauru

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran.SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Também foi apontada redução de 4% no acumulado de janeiro a agosto de 2020 em comparação com o mesmo período deste ano

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, a região de Bauru teve queda de 45% nos óbitos de trânsito no período de agosto de 2020 e agosto de 2021, de 22 para 12 óbitos.

Também houve redução de 4% no acumulado de janeiro a agosto do ano passado em comparação com o mesmo período deste ano, de 103 para 99 fatalidades. Em relação a acidentes foi apontado aumento de 7% nas ocorrências entre agosto de 2020 e agosto de 2021, de 522 para 560 ocorrências.

Região Administrativa de Bauru

Na região de Bauru houve redução de 58% nos óbitos envolvendo ciclistas no acumulado de janeiro a agosto de 2020 de mesmo período de 2020, de 12 para 5. Nas fatalidades com ocupantes de automóvel a queda foi de 50% comparando o mês de agosto de 2020 e mesmo período de 2021, de 8 para 4 ocorrências. Outra boa notícia é a queda de 36% nas mortes entre motociclistas comparando agosto do ano passado e agosto deste ano, de 11 para 7. Nos óbitos entre pedestres os números registrados foram de 15 casos no acumulado dos oito meses de 2020 para 12 no mesmo período de 2021 (- 20%).

Infosiga Agosto

Os números mais recentes do Infosiga apontam uma redução de 6,5% nos óbitos no trânsito paulista no comparativo entre agosto de 2020 e agosto de 2021. No mês passado foram registradas 419 mortes, contra 448 no mesmo mês do ano passado, uma queda de 29 casos.

Entre os modais, o que teve maior queda na comparação entre agosto de 2020 e agosto de 2021 foi o de automóveis, com uma redução de 16,8% de mortes, seguido de motocicletas (queda de 12,9%) e bicicletas (queda de 7,7%). O único modal que registrou aumento de óbitos no período foi o de pedestres: acréscimo de 11,2%.

No acumulado entre janeiro e agosto de 2020 e 2021, houve um acréscimo de 2,4% de óbitos de trânsito no Estado, de 3.121 para 3197 casos, em especial como consequência dos altos índices de isolamento social verificados ano passado.

Sobre o programa Respeito à Vida

Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Diversas medidas têm sido adotadas para reduzir a mortalidade relacionada nas rodovias do Estado de São Paulo. Entre elas, algumas de maior impacto podem ser destacadas.

Velocidade no atendimento

A redução no tempo de atendimento às vítimas de acidentes pode reduzir a mortalidade em até 60%. Em rodovias, esse aspecto é ainda mais relevante, dado os tempos naturalmente dispendidos entre o deslocamento da equipe de resgate até o local do acidente e, em situações mais graves, dali para o hospital mais próximo. Os socorristas chamam esse período crítico de “A Hora de Ouro”, que é absolutamente relevante para as estatísticas de salvamentos de acidentes de trânsito.

Iluminação em trechos urbanos

Estudos indicam forte redução de mortalidade em trechos urbanos de rodovias que foram iluminadas. Um estudo que reuniu resultados de 50 pesquisas referentes ao impacto sobre os acidentes da iluminação em vias previamente não iluminadas concluiu pela de redução de 60% em acidentes fatais nessas áreas.