Brasil,

Operação Direção Segura Integrada do Detran.SP autua 78 motoristas em cinco cidades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran.S
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Blitze de fiscalização foram retomadas na noite de ontem (sexta) e madrugada de hoje; 1.399 testes de etilômetro foram aplicados

A Operação Direção Segura Integrada (ODSI), ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção, foi retomada nesta sexta (17). Foram autuados 78 motoristas nas fiscalizações realizadas, simultaneamente, em São Paulo, Santos, Botucatu, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Durante as blitze, realizadas das 20h às 2h foram aplicados 1.399 testes com etilômetro (bafômetro) nos motoristas que passaram pelos locais.

Deste total, 3 condutores foram autuados por embriaguez ao volante por apresentar mais de 0,34% miligramas de álcool por litro de ar expelido e responderão na Justiça por crime de trânsito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Outros 69 motoristas foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e também serão multados e responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação.

Também foram flagrados 6 condutores que apresentaram até 0,33 % miligramas de álcool por litro de ar expelido e que responderão processo administrativo, de acordo com art.165.

“O retorno da operação no Estado de São Paulo é fundamental para reduzirmos os acidentes e mortes no trânsito, conscientizando também a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Operação Direção segura

A ODSI integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Jovens: as principais vítimas

Na análise de públicos mais vulneráveis aos acidentes com vítimas fatais, os jovens entre 18 a 24 anos representam 18% das mortes no período de janeiro de 2019 a julho de 2021, somando-se os sinistros ocorridos em rodovias e vias municipais. Na sequência, com 11% está o público entre 25 e 29 anos.

Os dados mostram também que houve mais registros de vítimas fatais nas vias municipais (448) do que nas rodovias (427). O mesmo aconteceu com a quantidade de acidentes, lideradas também pela área urbana (6730) em relação às autoestradas (5521). Já a taxa de mortalidade em acidentes com suspeita de embriaguez é de 7% enquanto a taxa geral de mortalidade no estado é de 3%, ou seja, dirigir sob efeito de álcool aumenta em 2,5 vezes a chance de morte em um acidente de trânsito, aproximadamente.

“Esses números são fundamentais para nortear nossas ações no enfrentamento às causas dos acidentes, com o único objetivo de reduzir o número de óbitos. Ampliaremos nossos esforços no sentido de levar ainda mais informação e conscientização para a população. Só a mudança efetiva de comportamento pode mudar esse cenário", complementa Neto.

Campanha educativa em bares da capital e estado

Para conscientizar a população de que bebida e direção não combinam, o Detran.SP promoveu, nesta sexta-feira, ação educativa em 25 bares das cidades de São Paulo, Santos, Bauru, Campinas e Itaquaquecetuba, nos principais bairros boêmios de cada município. A ação realizada no bairro da Vila Madalena, na capital paulista, contou com a presença do diretor-presidente do Detran, Neto Mascellani e agentes do Departamento de Trânsito do Estado.

Foram criados rótulos especiais para garrafas de bebidas com as desculpas esfarrapadas usadas pelos motoristas flagrados no teste do bafômetro, como “comi bombom de licor, engoli enxaguante bucal e tomei remédio caseiro com mel, vinho e gema de ovo”. A abordagem consistiu em entregar a garrafa da bebida solicitada pelo cliente com o rótulo diferenciado e o alerta “Não existe desculpa para quem bebe e dirige”.

“Todo o esforço desta campanha é para salvar vidas. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas que aproveitam os finais de semana para se divertir, que é exatamente nesse período que acontece a maioria dos acidentes de trânsito com óbitos causados por embriaguez ao volante. Todos nós queremos nos divertir, mas é importante refletir que a combinação beber e dirigir definitivamente não dá certo e até nos momentos de diversão é preciso ter responsabilidade “, enfatiza Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP .

Além disso, um agente do Detran fez o teste do bafômetro em alguns frequentadores dos bares e os ‘reprovados’ nos testes ganharam vouchers para usar aplicativos ao invés de dirigir.

Também foram criadas cintas estampadas que enveloparam as garrafas com as desculpas criativas e bonecos de crash-test (usados para simular o corpo dos passageiros em testes em veículos) foram colocados sentados nas mesas dos bares. A seu lado, um totem enfatizava a mensagem “Você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”. O boneco também foi posicionado no banco do carona em veículos estacionados nos vallets segurando uma cerveja e uma placa com o alerta : “Você não é boneco de teste de colisão para misturar bebida e direção”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar