Continental Pneus e concessionárias de rodovias promovem ação de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Iniciativa alerta para o perigo que representa o motorista trafegar com pneu fora das especificações

A profundidade dos sulcos é fator determinante de segurança na utilização dos pneus
Transitar com pneu fora das especificações pode resultar em multa e em cinco pontos na carteira de motorista
Iniciativa acontece nos trechos administrados pela CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR SPVias e Renovias

Na Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, em parceria com as concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR SPVias, CCR RodoAnel e a Renovias, que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realizam conscientização de motoristas sobre os perigos de dirigir com pneus com sulco abaixo do estabelecido por lei. A ação consiste na distribuição de 120 mil cartões que medem os sulcos dos pneus.

A entrega será realizada nas praças de pedágio dos sistemas Anhanguera-Bandeirantes, Castelo-Raposo, trecho oeste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), nas principais rodovias do sudoeste paulista e naquelas que ligam Campinas ao Circuito das Águas e sul de Minas. Os cartões também serão distribuídos durante os atendimentos aos clientes das rodovias.

Para verificar se o pneu do veículo de passeio está apto a seguir rodando com segurança, basta inserir o cartão nos sulcos e conferir a marcação: verde (pneu em excelente estado), amarela (pneu OK), laranja (atenção, perda de performance em pisos molhados) ou vermelha (troca imediata). Se qualquer um dos sulcos estiver na condição vermelha, mesmo que os demais estejam em verde, o pneu já é considerado careca e não poderá mais rodar.

Transitar com apenas um pneu fora das especificações, mesmo que seja o estepe, além de colocar a segurança de todos em risco, pode resultar em multa e na adição de cinco pontos na carteira de habilitação do motorista. Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus, lembra que realizar periodicamente a mensuração dos sulcos para verificar se eles já atingiram ou estão abaixo do limite de 1,6 mm, condição em que devem ser substituídos, é fundamental para garantir uma direção segura.

“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm, para que o pneu possa ser utilizado com segurança em caso de pista molhada e para que tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida, os pneus vão perdendo rapidamente a sua eficiência e a aderência, o que aumenta exponencialmente o risco de perda de contato com o solo, especialmente sob condições meteorológicas adversas. Quando a sua segurança e a de sua família pode ser colocada em risco, cada milímetro do sulco conta”, destaca Rafael Astolfi.

Um exemplo prático: um carro rodando em uma pista molhada a uma velocidade de 80 km/h calçando pneus com 3 mm de profundidade de sulco levará uma distância de até dois veículos para parar totalmente. Com sulcos de 1,6 mm, essa distância dobra, ou seja, pode chegar a até quatro carros. Mesmo em terreno seco, a distância de frenagem também é maior.

Atendimento

Levantamento realizado pela CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR SPVias e Renovias aponta que entre janeiro e agosto deste ano cerca de 22,5 mil veículos foram atendidos com pneu furado nos trechos administrados pelas concessionárias, o que equivale a quase 100 ocorrências por dia ou cerca de um atendimento a cada quinze minutos. “Por isso, reforçamos a orientação de que antes de seguir viagem, o motorista sempre verifique a calibragem e a condição dos pneus, inclusive do estepe. Este tipo de prática pode evitar que eventuais imprevistos atrapalhem a viagem e até mesmo coloque a vida dos ocupantes do veículo em risco”, explica Rogério Bahú, diretor de Operações das concessionárias.

Em caso de pneu furado, a recomendação é de que o motorista pare o veículo no acostamento ou em uma área de recuo, jamais sobre a faixa de rolamento. Também é importante comunicar a concessionária, que irá acionar os recursos necessários para o atendimento, totalmente gratuitos. A comunicação pode ser feita pelo próprio aparelho celular do cliente ou a partir dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias.

O serviço SOS Usuário das concessionárias conta com profissionais qualificados para o atendimento e diversas viaturas dentre elas guinchos leves e pesados, veículos de inspeção de tráfego, ambulâncias, caminhões-pipa, auto-guindaste e veículos de apoio.

Semana Nacional de Trânsito

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e tem por objetivo promover um trânsito mais seguro por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres. O tema deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Serviço SOS Usuário

CCR AutoBAn – 0800 055 55 50

CCR ViaOeste – 0800 701 55 55

CCR RodoAnel – 0800 773 66 99

CCR SPVias – 0800 703 50 30

Renovias – 0800 055 9696

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. A Continental gerou vendas preliminares de € 37,7 bilhões em 2020 e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa comemora 150 anos.

A Área de Negócios de Pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus, com mais de 56.000 colaboradores, e essa ára de negócio registrou vendas preliminares de € 10,2 bilhões em 2020. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para carros de passeio, veículos comerciais e especiais, bem como para duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental faz uma importante contribuição para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios de Pneus inclui serviços para o comércio de pneus e para aplicações em frotas, bem como sistemas de gerenciamento digital para pneus.

Sobre o Grupo CCR: Fundada em 1999, a CCR é uma das maiores companhias de mobilidade humana da América Latina. Atualmente a companhia conta com mais de 13,6 mil colaboradores e é responsável por 3.955 quilômetros de rodovias em seis estados, além de administrar aeroportos e serviços de transporte de passageiros em metrôs, VLT e barcas. São mais de 1,7 milhão de passageiros por dia que podem trilhar seus caminhos com mais segurança e conforto. Com as recentes aquisições das Linhas 8 e 9 concedidas pela CPTM e dos 15 aeroportos concedidos pela ANAC, o número de pessoas que poderão utilizar diariamente os serviços de mobilidade operados pela companhia poderá chegar a 2,85 milhões.

Sobre a CCR AutoBAn: CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre a CCR ViaOeste: A CCR ViaOeste é responsável pela administração do Sistema Castello-Raposo e gerencia 168,62 quilômetros de rodovias, compreendendo as Rodovias Castello Branco (SP-280), de Osasco a Itu; Raposo Tavares (SP-270), de Cotia a Araçoiaba da Serra; Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), de Sorocaba a Itu e Dr. Celso Charuri (SP-091/270), em Sorocaba. Foi a sexta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre a CCR RodoAnel: A concessionária é responsável pela administração dos 32 quilômetros do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas, importante via que integra as Rodovias Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes e Régis Bittencourt. A RodoAnel é a sétima concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre a CCR SPVias: A CCR SPVias opera uma das maiores malhas rodoviárias do Estado de São Paulo, com 516 quilômetros de rodovias que ligam os municípios de Tatuí, Espirito Santo do Turvo, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Avaré, Itaí, Capão Bonito e Itararé. Fazem parte do sistema as rodovias Castello Branco (km 129 ao 315), Raposo Tavares (km 115 ao 168) João Mellão (km 237 ao 288), Francisco Alves Negrão (km 222 ao 342), Antonio Romano Schincariol e Francisco da Silva Pontes (km 105 ao 213).

Sobre a Renovias: A Renovias Concessionária S/A administra rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. A malha viária da Renovias possui uma extensão de 345,6 quilômetros e liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca). O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro. Dicas de segurança nas rodovias e condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.