Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Neutralidade do carbono e economia circular são pilares centrais da estratégia de sustentabilidade da Bridgestone

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Igor Taborda
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

• A nova visão da empresa coloca a sustentabilidade no centro do negócio.

• A empresa estabeleceu uma meta para reduzir pela metade suas emissões globais de carbono até 2030.

• Entre 2014 e 2020, a Bridgestone do Brasil reduziu 39,2% das emissões de CO2 por tonelada produzida, o equivalente a 50 mil árvores.

Neste Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Bridgestone reforça o seu compromisso com o meio ambiente por meio de sua estratégia de negócios de médio e longo prazo, posicionando a sustentabilidade como prioridade da companhia. No Brasil, até o momento, a empresa alcançou a redução de 39,2% das emissões de CO2 por meio da otimização de processos e produtos, ajustes na matéria-prima e treinamentos dos colaboradores.

As ações da Bridgestone do Brasil fazem parte do seu plano global de sustentabilidade. Recentemente, a companhia anunciou um ajuste em suas metas ambientais, como a redução das emissões de carbono no ciclo de vida do produto e em toda a sua cadeia de valor. Nesse sentido, a Bridgestone considera reduzir suas emissões globais de carbono em 50% até 2030 (em comparação aos níveis de 2011) e ser uma empresa neutra em carbono até 2050.

A companhia também trabalha em estratégias para acelerar a economia circular, com a meta de utilizar materiais 100% sustentáveis ​​em seus produtos, como parte de sua visão ambiental de longo prazo para 2050. Para isso, estabeleceu três ações principais ao longo de sua cadeia de valor: reduzir o consumo de matérias-primas, reciclar recursos e usá-los de forma eficaz e expandir e diversificar os recursos renováveis.

Como parte destes esforços, as plantas no Brasil reciclam 100% dos resíduos produzidos e, entre 2019 e 2020, atingiram o aterro zero. Além disso, os pneus inservíveis produzidos no país têm destinação ambientalmente correta, por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a Bridgestone é associada. Entre as ações da entidade está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Para alcançar a redução de 39,2% das emissões de CO2 por tonelada produzida, todas as três unidades da companhia apresentaram índices significativos de redução. Entre 2014 e 2020, a planta de Santo André, a primeira fábrica de pneus da Bridgestone no Brasil, inaugurada em 1940, apresentou uma redução de 37,4%, devido aos inúmeros projetos implementados com foco em práticas mais sustentáveis, como uso de energia mais limpa, aumento na reciclagem de resíduos, redução do consumo de água, entre outros.

A unidade de Camaçari, inaugurada em 2007, apresentou, no mesmo período, a diminuição de 35,23% das emissões de CO2. E buscando novas oportunidades, instalou em 2021 uma Micro Usina Solar de 1.257,59Kwh. Em operação desde março deste ano, o equipamento já contribuiu para a redução na emissão de 666,52Kg de CO2, equivalente a 17 árvores.

Já as duas fábricas Bridgestone Bandag, localizadas em Campinas e Mafra e responsáveis pela produção das bandas de rodagem da companhia, reforçam o posicionamento da companhia com a redução de 32% nas emissões de CO2 entre 2014 e 2020.

“Atuamos globalmente no reforço de nossos valores junto aos nossos clientes e às comunidades onde atuamos, em direção às soluções sustentáveis para o segmento automotivo. Desenvolver iniciativas em prol da redução de emissões e fomentar a economia circular fazem parte de nosso compromisso”, afirma Janaína Braga, Gerente de Meio Ambiente e Segurança da Bridgestone Latin America South.

A Bridgestone tem feito esforços para analisar sua pegada ambiental e o papel da indústria na sustentabilidade e proteção ambiental. A empresa participa de iniciativas como o programa “CE100” (Circular Economy 100) da Ellen MacArthur Foundation, que busca criar uma rede de colaboração entre empresas, governos e acadêmicos para promover capital econômico, natural e social sustentável. Além disso, a empresa é membro do Projeto da Indústria de Pneus do WBCSD (TIP), organização que apresentou recentemente um Roteiro de Sustentabilidade, que visa facilitar e acelerar as contribuições da indústria de pneus para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Bridgestone reconhece que um aumento na população e no número de veículos provavelmente impulsionará ainda mais a demanda por pneus no futuro, então atua em direção ao seu objetivo de minimizar o esgotamento de recursos, implementando o uso sustentável de pneus, por meio de inovação tecnológica e comercial.

No Dia da Árvore, a empresa reforça seu compromisso global de melhorar a forma como nos movemos, vivemos, trabalhamos e nos divertimos, bem como sua missão ambiental de fazer a sua parte para garantir um meio ambiente saudável para as gerações presentes e futuras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar