Brasil,

Pesquisa: para parceiros da Uber que começaram na pandemia, trabalho no app funciona como rede de proteção financeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Beltrame
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Estudo da Accenture aponta que 73% dos motoristas e entregadores concordam que a plataforma funcionou como uma rede de proteção; 87% afirmaram que sem o trabalho no app não teria sido possível atender necessidades financeiras na pandemia

Uma pesquisa inédita da Accenture aponta que o trabalho em plataformas digitais como a Uber funcionou como amortecedor financeiro para motoristas e entregadores que iniciaram a atividade no aplicativo no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

A pesquisa global, encomendada pela Uber, teve o objetivo de entender como o trabalho em plataformas pode se adaptar e responder a uma grande crise. Segundo o estudo, "a pandemia de Covid-19 causou o maior choque econômico desde a Grande Depressão [1929], afetando economias e mercados de trabalho em todo o mundo, testando a capacidade do trabalho em plataformas de servir como um estabilizador anticíclico e fonte de resiliência financeira para trabalhadores".

A pesquisa da Accenture considerou três fontes de informação: entrevistas com 4.941 motoristas e entregadores de seis países (Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido), realizadas entre março e abril de 2021; uma revisão da literatura sobre trabalho em plataformas; além da análise de dados administrativos da Uber relativos a sete milhões de parceiros que se conectaram à plataforma, nos seis países, entre 2019 e 2020.

A pesquisa revela uma série de informações sobre a experiência dos motoristas e entregadores parceiros que trabalharam com a Uber nos seis países durante os primeiros 12 meses da pandemia. Em relação ao Brasil, os destaques são:

O trabalho com a Uber proporcionou acesso à renda, atuando como uma fonte alternativa de segurança financeira. De acordo com a pesquisa, 81% dos parceiros que começaram a trabalhar com a plataforma disseram que a atividade foi uma fonte de renda "essencial" ou "importante" durante a pandemia. Ao todo, 24% dos entrevistados estavam desempregados quando se cadastraram na plataforma e, dos que tinham algum trabalho no momento do cadastro, 58% responderam que estavam trabalhando menos horas ou que já tinham sido dispensados. O estudo mostrou ainda que 57% dos parceiros que começaram no aplicativo na pandemia relataram ser inelegíveis ou não ter conseguido acesso ao auxílio do governo.

Como resultado, a maioria (73%) concorda que "trabalhar na plataforma funcionou como uma rede de proteção financeira durante a pandemia". Nesse mesmo sentido, o estudo aponta que 87% dos novos motoristas e entregadores afirmaram que, sem o trabalho na plataforma, não teria sido possível atender suas necessidades financeiras na pandemia.

Flexibilidade de horários e acesso à renda foram os principais motivadores apontados por motoristas e entregadores que começaram a trabalhar durante a pandemia. Um dos benefícios historicamente relatados por quem já trabalhava em plataformas antes da pandemia era a capacidade de definir e gerenciar seus próprios horários. Na pandemia, essa flexibilidade foi considerada ainda mais importante, já que 81% dos motoristas e 83% dos entregadores apontaram isso como um dos principais motivos que os levaram a se cadastrar na Uber. Outro dado que mostra como a flexibilidade foi essencial é que 77% dos parceiros relataram que a liberdade para iniciar e interromper o trabalho a seu critério os ajudou a gerenciar os riscos à saúde associados ao coronavírus.

Diante de um cenário econômico crítico, a chance de conseguir renda também foi amplamente valorizada, já que 62% dos motoristas e 54% dos entregadores responderam que se cadastraram no app durante a pandemia porque não conseguiram encontrar outro trabalho. Para 76% dos motoristas e 85% dos entregadores, "acesso fácil a uma fonte de renda" foi um dos motivos pelos quais começaram a dirigir ou entregar.

A atividade na plataforma ajudou as pessoas a se manterem conectadas ao mercado de trabalho. Segundo o relatório, "a importância de oportunidades de trabalho acessíveis durante uma crise econômica não deve ser subestimada. O desemprego pode afetar a saúde mental das pessoas, desencorajar a busca por trabalho e, por fim, levar a taxas mais baixas de participação na força de trabalho". As pessoas que enfrentaram a perda do emprego antes de começar no aplicativo indicaram que o fato de continuarem conectadas ao mercado as ajudou a manter habilidades, motivação e hábitos de trabalho.

Além disso, a pesquisa aponta que o trabalho em plataformas também pode ajudar a melhorar a empregabilidade: 74% dos parceiros que começaram na Uber durante a pandemia afirmam que adquiriram habilidades importantes que podem ajudá-los em oportunidades futuras, como atendimento ao consumidor, relações interpessoais ou planejamento.

A maioria (76%) dos motoristas e entregadores que começaram a gerar renda pela plataforma na pandemia avaliou a atividade como um trabalho satisfatório. Ao analisar aspectos da atividade, 89% estavam satisfeitos com a flexibilidade de trabalho e 84%, com a facilidade para começar a trabalhar. Segundo o relatório da Accenture, os altos índices de satisfação "podem ser explicados por vários fatores", desde uma maior importância da renda obtida na plataforma devido a menos opções de trabalho, até mais reconhecimento - no Brasil, 54% dos novos parceiros disseram ter ganhado "mais reconhecimento e respeito durante a pandemia".

O estudo da Accenture procurou listar algumas conclusões iniciais sobre o papel que o trabalho em plataformas digitais como a Uber desempenhou no fornecimento de oportunidades de renda durante a pandemia. Mas é importante observar que cada país do estudo se encontra em diferentes estágios de suas trajetórias de resposta e recuperação da pandemia, e mais análises e mais pesquisas devem ser feitas ao longo do tempo.

Sobre a Uber

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 15 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar