Caminhão Mercedes-Benz se transforma em Carreta Literária e apoia Desafio de Redação do Diário do Grande ABC

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

· Caminhão Mercedes-Benz Atego é equipado com notebooks e internet e facilita as inscrições dos participantes pelas sete cidades da região;

· Já em 15ª edição, o Desafio de redação é o mais tradicional do Grande ABC, em São Paulo;

· A novidade deste ano é que graduados podem participar do concurso;

A Mercedes-Benz do Brasil segue inovando e acrescenta ainda mais funcionalidades à sua linha de caminhões produzida no Brasil em benefício da sociedade. A exemplo das Unidades Móveis de Saúde, a Empresa equipou um modelo Atego 2430 6x2 e o transformou em uma Unidade Móvel de Educação, com estrutura moderna, incluindo notebooks e internet, para apoiar os participantes da 15ª edição do Desafio de Redação do Jornal Diário do Grande ABC, em São Paulo. O veículo, apelidado de Carreta Literária, tem percorrido as sete cidades da região para receber as inscrições de alunos de forma presencial, principalmente daqueles que não têm acesso à internet. A ação conta com o apoio das escolas do Grande ABC, com monitores para orientação aos jovens no local e segue todos os protocolos de segurança e saúde contra a Covid-19. Durante seu uso, o veículo é totalmente higienizado a cada nova turma.

O concurso é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e do Ensino Médio, matriculados em cursos convencionais, técnicos, EJA e Telessala de escolas estaduais, municipais e particulares do Grande ABC. A premiação é dividida por categorias e o principal vencedor ganha uma bolsa de estudos para um curso de graduação de sua escolha. A grande novidade desta edição é a criação de uma nova categoria, para os moradores das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que já são graduados, para que também possam se inscrever e concorrer a uma bolsa de pós-graduação.

Na edição passada, por causa da pandemia de Covid-19, o desafio precisou ser repaginado e aconteceu de forma totalmente digital, o que, segundo os organizadores, limitou o número de inscrições, principalmente por aqueles que não têm acesso ao computador ou à internet. Neste ano, com o apoio da Carreta Literária da Mercedes-Benz, o concurso teve as inscrições prorrogadas até o dia 16 de setembro. Nesta semana, o caminhão percorrerá mais quatro escolas da região do ABC Paulista para receber as inscrições de jovens e adultos.

“O propósito da Mercedes-Benz é ‘Para todos que movem o mundo’ e um dos principais pilares da nossa estratégia de Responsabilidade Social é a educação. Por isso, queremos que nossos veículos transportem mais do que cargas e passageiros, mas também levem oportunidades para mover os sonhos e o futuro das pessoas. Com a participação de nosso caminhão Atego, transformado em Carreta Literária para esse Desafio de Redação, estamos levando mais conhecimento e possibilitando um maior acesso à universidade para as pessoas da comunidade do ABC Paulista, onde estamos inseridos com a nossa empresa”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Para este ano, o tema da redação é “A Ciência como Luz na Escuridão” e os participantes poderão soltar a imaginação e redigir um texto no gênero que preferirem. Os inscritos serão separados em seis categorias, levando em consideração o ano em que estão matriculados na escola ou se já são graduados. Os primeiros e segundos colocados em cada categoria receberão prêmios como notebooks, TVs e tablets. Os vencedores receberão bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação.

Além dos prêmios aos participantes, a escola que tiver o maior número de alunos inscritos receberá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para ser utilizado conforme a necessidade da instituição.

A inscrições para o concurso já estão abertas e foram prorrogadas até o dia 16 de setembro. Os vencedores serão divulgados em 29 de outubro, em um programa especial da DGABCTV, transmitido ao vivo pelo Facebook do jornal, e também pelo portal www.dgabc.com.br.

Confira o itinerário da Carreta Literária, que funciona sempre das 9h às 17h:

13/09 - Rio Grande da Serra - Escola Estadual Edmundo L. da Nóbrega – Av. Dom Pedro I, 365 – Vila Nova Conceição;

14/09 - Santo André - Escola Estadual Dr. Celso Gama – Praça Assunção s/n, Vila Assunção;

15/09 - São Bernardo do Campo - Escola Estadual Prof. Nelson Monteiro Palma – Rua Francisco Bonício, s/n, Jardim Irajá, Santa Teresinha;

16/09 - São Caetano do Sul - Escola Estadual Prof. Edgard Alves da Cunha – Rua Araraquara, 63, Bairro Fundação.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.