GB3: Roberto Faria é o piloto mais rápido em Oulton Park

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Créditos das fotos: Jakob Ebrey Créditos das fotos: Jakob Ebrey

Piloto carioca segue na disputa pelo Top3, agora com O’Sullivan, Mansell e Simmons a sua frente na tabela

Um fim de semana eletrizante no automobilismo e não foi só na F1. Se na principal categoria do automobilismo mundial não tem brasileiros na disputa, um pouco mais cedo na GB3, antiga F3 Britânica, o único brasileiro na categoria está disputando ponto a ponto o Top3 do campeonato. Apesar da etapa não ter saído como o planejado, neste fim de semana, Roberto Faria (Fortec Motorsport) conquistou o nono pódio na temporada e fez a volta mais rápida da etapa (1min31s303).

“Essa etapa de Oulton foi uma daquelas em que a gente não vai esquecer por muito tempo. Vivemos de tudo um pouco. Eu, os mecânicos e os engenheiros fizemos o melhor, mas automobilismo é também ter que lidar com fatores externos. Apesar de tudo o que aconteceu, nós vamos fazer o máximo para terminar a temporada entre os três melhores pilotos no campeonato. O tempo é curto, mas estamos preparados”, afirma Roberto.

Corrida 1

A equipe escolheu ir com os dois conjuntos de pneus usados. Por isso, Roberto ficou mais lento do que os demais. Ainda assim, conseguiu se manter na mesma posição do Grid e a frente de Mansell, com quem está concorrendo diretamente pelo Top3.

Após a bandeirada, Luke Browning, seu companheiro de equipe, que havia cruzado a linha de chegada em P2, foi desclassificado e Roberto subiu para P3 - esta foi a nona vez em que Roberto ficou entre três primeiros colocados na temporada 2021.

Corrida 2

Diferente dos demais pilotos, desta vez, Roberto foi com pneus novos na esquerda e usados na direita. Com isso, estava muito mais rápido do que os demais. Tanto que foi nesta corrida em que fez a volta mais rápida do fim de semana, com 1min31s303.

Enquanto o piloto brasileiro trabalhava para assegurar o terceiro lugar, ele também assistia logo a sua frente à disputa entre Zak O’Sullivan e Luke Browning. Foi uma briga desde a largada até a batida. No último terço da prova o líder do campeonato levou a pior, rodou e não terminou a prova. Durante alguns segundos - no máximo um minuto -, o cenário parecia perfeito. Pronto: P2 e os concorrentes diretos bem atrás.

Roberto, que estava mais rápido do que todos, foi para cima do companheiro de equipe. No entanto, Browning estava com a suspensão traseira comprometida e, sem controle total do carro, não poupou o brasileiro na tentativa de assumir a liderança da corrida. Os dois colidiram e não terminaram a prova.

“Enquanto eu estiver na pista, eu vou brigar por melhores posições. Foi isso que eu fiz o tempo todo e não foi diferente quando estava em P2. O que houve foi que Browning, que estava sem ritmo por conta da batida, me fechou na ultrapassagem e deu no que deu. Era a minha chance de ficar em segundo lugar no campeonato. Foi uma frustração imensa”, confessa Roberto.

Corrida 3

Parecia que a última corrida da etapa estava acontecendo em outro dia. Era outra pista de mais cedo. A chuva estava bem forte. A visibilidade estava bem afetada. E para completar, com os dados que o carro sofreu na corrida 2, os mecânicos tiveram que correr contra o tempo para deixá-lo o melhor possível a tempo. Fizeram o máximo possível. As peças todas foram trocadas, os pneus foram de pista molhada, mas o setup foi de pista seca (porque não deu tempo de reconfigurar) e, com isso, todos sabiam que a briga seria ainda mais dura. Ainda assim, Roberto cruzou a linha de chegada em P10 - três posições à frente do grid.

Faltando apenas uma etapa para terminar a temporada, Roberto está em quarto lugar, com 316 pontos, 23 atrás do Mansell (terceiro). Atrás do brasileiro, com apenas oito pontos, está Ushijima. A última etapa será nos dias 16 e 17 de outubro, em Donington Park. Lembrando que todas as provas do domingo são transmitidas ao vivo no Canal do piloto na Twitch TV.

Histórico de conquistas

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela Futebol7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.