Brasil,

Pirelli P Zero Slick e o Dallara Stradale EXP conquistam Mugello

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Pneus desenvolvidos especialmente para trackday fazem o Stradale andar tão rápido quanto um carro de GT3 no Circuito de Mugello, na Toscana

Os pneus Pirelli P Zero Slick foram selecionados pela Dallara para equipar o exclusivo Stradale EXP, uma versão do Stradale de rua projetada para uso em pista com 500 cv, 720 Nm de torque e pesando apenas 890 kg. Os engenheiros da Pirelli enfrentaram um difícil desafio no desenvolvimento desses pneus slicks dedicados, que são necessários para suportar cargas extremamente altas. Os pneus P Zero desenvolvidos especialmente para o Stradale EXP permitiram à Dallara atingir seu objetivo de dar uma volta no circuito de Mugello em menos 1min46s: uma meta superada quando o carro e seus pneus Pirelli registraram uma volta de 1min45s837.

O Dallara Stradale EXP é uma evolução do Stradale com o objetivo de proporcionar uma experiência para todos, da estrada à pista, permitindo que os participantes de um track day se divirtam sem ter que se submeter às restrições de homologação dos carros de rua. A estreia do carro aconteceu no Pirelli P Zero Experience em Mugello, um dos eventos mais exclusivos dedicados a gentleman drivers que querem levar seu carro para a pista e testar os modelos de melhor desempenho dos fabricantes para os quais a Pirelli produz pneus sob medida.

O desenvolvimento dos pneus para o Stradale EXP apresentou vários desafios técnicos para os engenheiros da Pirelli. Na pista, seu habitat natural, o carro gera cargas dinâmicas significativas, comparáveis às experimentadas com um carro de corrida GT3. A solução buscada foi em um desenvolvimento preciso de estruturas e materiais, o que levou ao uso de um composto mais macio (médio) para o eixo dianteiro e um mais rígido (duro) para o traseiro para garantir um bom equilíbrio dinâmico do carro e proporcionar níveis homogêneos entre desempenho, aderência e resistência a diferentes temperaturas, graças à introdução de polímeros de nova geração. Isso explica a nomenclatura diferente entre os pneus dianteiros DMA e os pneus traseiros DHA. Antes da estreia oficial no Pirelli P Zero Experience, o Stradale EXP com pneus P Zero Slick percorreu mais de 9.000 km em várias pistas, incluindo Barcelona, Misano e Vallelunga, para ser testado em uma variedade de condições representativas em diferentes circuitos.

Pierangelo Misani, vice-presidente sênior de Pesquisa & Desenvolvimento e Cyber da Pirelli, disse: “Com os pneus desenvolvidos para o Dallara Stradale EXP, nosso objetivo era oferecer o máximo desempenho combinado com uma maior faixa de trabalho possível. Como também acontece com os carros GT, o objetivo era a versatilidade. Queríamos um P Zero que fosse fácil de usar para os gentleman drivers, que precisam de um pneu que possa oferecer uma resposta clara, mas também adequada para os pilotos mais exigentes. Trabalhamos muito bem com a equipe da Dallara: é uma empresa com a qual compartilhamos a mesma paixão e os mesmos objetivos, começando por oferecer a máxima segurança possível”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar