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Stellantis divulga resultado global do semestre e registra margem de 11,4% e rentabilidade em todos os segmentos

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A Stellantis divulgou hoje o relatório de resultados globais do primeiro semestre do ano, que também é o primeiro semestre de operações da companhia, constituída em janeiro deste ano, e anunciou receitas líquidas pró-forma de € 75,3 bilhões, crescendo 46% em relação aos resultados de igual período de 2020. Os resultados são apresentados como se a fusão, ocorrida em 16 de janeiro de 2021, tivesse efeitos desde 1º de janeiro de 2020, a fim de permitir a comparação do primeiro semestre completo de ambos os anos.

A empresa reportou lucro operacional ajustado de € 8,6 bilhões, com margem de 11,4%. As operações da América do Norte alcançaram margem recorde de 16,1%. As sinergias decorrentes da fusão já mostram resultados, com aproximadamente € 1,3 bilhão de sinergias de caixa líquidas contabilizadas no primeiro semestre de 2021

A saída de caixa livre industrial pró-forma de € 1,2 bilhão refletiu impactos negativos de capital de giro devido a pedidos de semicondutores não atendidos, compensados por sinergias líquidas positivas. A empresa relata forte liquidez industrial disponível de € 51,4 bilhões.

"Gostaria de agradecer calorosamente a todos os empregados da Stellantis por seu foco extraordinário na excelência operacional e na execução de sinergias que levaram a empresa a alcançar resultados financeiros muito robustos no primeiro semestre. Ao entregar este desempenho operacional consistente, a empresa também fez progressos significativos em questões estratégicas relacionadas à aceleração de eletrificação e software, que são pilares fundamentais de nossa estratégia", destacou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

AMÉRICA DO SUL

A operação da América do Sul apresentou resultados consistentes e liderou o mercado regional. As vendas somaram 424 mil veículos na região, crescendo 128% na comparação com o primeiro semestre de 2020, período fortemente afetado pelas restrições decorrentes da pandemia de Covid-19. Contribuíram para esta expansão o sucesso da Fiat Strada, o carro mais vendido no Brasil, bem como as atualizações de Fiat Toro e Jeep Compass. A receita líquida aumentou 125%, para € 4,94 bilhões, principalmente devido aos volumes e preços líquidos, parcialmente compensado pelos efeitos negativos da conversão cambial, principalmente do real. A Stellantis liderou o mercado brasileiro e sul-americano e alcançou margem operacional de 6,6% na região.

DESTAQUES DO SEMESTRE

A Stellantis fez importantes anúncios ao longo do primeiro semestre do ano. Apresentou sua estratégia de eletrificação veicular, que prevê o lançamento de 11 modelos BEVs (totalmente a bateria) e 10 PHEVs (híbridos plug-in) nos próximos 24 meses, além da gama de veículos comerciais leves totalmente eletrificados na Europa, juntamente com vans médias com célula de combustível de hidrogênio, até o final de 2021. A empresa está transformando e reforçando sua base industrial para desenvolver a eletrificação.

A Stellantis também anunciou parcerias inovadoras: com a Archer para criar veículos de decolagem vertical e com a Engie EPS para desenvolver redes de carregamento rápido.

Na América do Norte, registrou lucratividade recorde e o melhor desempenho da marca Ram nos Estados Unidos e no mercado global. O Jeep Wrangler 4xe foi o PHEV mais vendido nos EUA no segundo trimestre de 2021, após seu lançamento em março de 2021. A Jeep está expandindo a cobertura de mercado no segmento premium com os novos modelos Grand Wagoneer e Wagoneer.

Na Europa Ampliada, a Stellantis expandiu vendas e receitas em 41%, liderou o segmento de comerciais leves com 34,4% de participação. O 500e é o carro urbano elétrico líder em dez países.

A Maserati voltou a ter desempenho positivo, com lucro operacional ajustado no primeiro semestre de € 29 milhões e aumento da participação de mercado no primeiro semestre em todos os principais mercados.

PROJEÇÕES

Com base nos resultados do primeiro semestre, a empresa projeta para o ano fiscal de 2021 uma margem de lucro operacional ajustada de aproximadamente 10%, considerando a hipótese de que não haverá deterioração adicional do fornecimento de semicondutores nem agravamento da crise sanitária global com lockdown. A perspectiva da indústria continua positiva em todas as regiões, indicando expansão de 10% na América do Norte, 20% na América do Sul, 10% na Europa Ampliada, 15% no Oriente Médio e África, 10% na Índia e Pacífico Asiático, e 5% na China.

COMUNICADO DE SOBRE DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS (“SAFE HARBOR STATEMENT”)

Este documento, em particular no tocante à ‘Orientações 2021’, contém declarações prospectivas. Em particular, as declarações relativas ao desempenho financeiro futuro e sobre as expectativas da Companhia quanto à realização de determinadas métricas, incluindo receitas, fluxo de caixa livre industrial, vendas de veículos, investimentos de capital, custos de pesquisa e desenvolvimento e outras despesas em qualquer data futura ou período futuro, são declarações prospectivas. Essas declarações podem incluir termos como “pode”, “irá”, “espera”, “poderia”, “deveria”, “pretende”, “estimar”, “antecipar”, “acreditar”, “permanecer”, “no caminho certo”, “design”, “meta”, “objetivo”, “finalidade”, “previsão”, “projeção”, “perspectiva”, “expectativa”, “plano” ou termos semelhantes. Declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro. Em vez disso, baseiam-se no estado atual de conhecimento do Grupo, expectativas e projeções futuras sobre eventos futuros e são, por natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Eles se relacionam a eventos e dependem de circunstâncias que podem ou podem não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não deve ser depositada confiança indevida neles.

Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos em previsões futuras como resultado de vários fatores, incluindo: o impacto da pandemia de Covid-19; a habilidade do Grupo de lançar novos produtos com sucesso e manter volumes de vendas de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, que são sujeitos a ciclicidade; mudanças nas condições políticas e econômicas locais, mudanças na política comercial e imposição de tarifas e/ou tributos globais e regionais ou tarifas/tributos direcionadas à indústria automotiva, promulgação de reformas tributárias ou outras mudanças nas leis e regulamentos tributários; a capacidade do Grupo de expandir algumas de suas marcas globalmente; sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atraentes; sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo características aprimoradas de eletrificação, conectividade e direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo reclamações de responsabilidade e garantia do produto e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais materiais relacionadas ao cumprimento das normas ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de concorrência na indústria automotiva, que pode aumentar devido à consolidação; exposição a déficits no financiamento dos planos de pensão de benefício definido do Grupo; a capacidade de fornecer ou providenciar acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar recursos para executar os planos de negócios do Grupo e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados das operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos do Grupo; a capacidade do Grupo de obter benefícios antecipados de acordos de joint venture; rupturas decorrentes de instabilidade política, social e econômica; riscos associados ao nosso relacionamento com funcionários, revendedores e fornecedores; aumentos de custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas; alterações nas relações trabalhistas e industriais, bem como nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações nas taxas de câmbio, alterações nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; o risco de que as operações do Groupe PSA e da FCA não sejam integradas com sucesso e outros riscos e incertezas.

Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são válidas apenas a partir da data deste documento e o Grupo renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou revisar declarações prospectivas publicamente. Informações adicionais sobre o Grupo e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros do Grupo, estão incluídas nos relatórios e arquivos protocolizados pelo Grupo junto à Securities and Exchange Commission (“SEC”) dos EUA , AFM, CONSOB e AMF.

Em 3 de agosto de 2021, às 3:00 p.m. CEST / 9:00 a.m. EDT, uma áudio-conferência transmitida ao vivo por internet e conference call será realizada para analisar a presente demonstração de resultados de vendas e receitas da Stellantis no primeiro semestre de 2021. A conferência pode ser acompanhada ao vivo e sua gravação estará disponível na seção Investidores do website corporativo do Grupo. Os documentos relativos serão disponibilizados no website do Grupo aproximadamente às 8:00 a.m. CEST / 2:00 a.m. EDT em 3 de Agosto de 2021.


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