Brasil,

• SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Créditos das fotos: Jakob Ebrey Créditos das fotos: Jakob Ebrey

P1 colocou o piloto de novo na briga pelo Top3 do campeonato

Um fim de semana de estreias. Correndo pela primeira vez no circuito de Spa, Roberto Faria (Fortec Motorsport) garantiu o primeiro lugar na corrida deste domingo (25) na etapa da Bélgica, quarta da temporada 2021 da F3 Britânica. O pódio da P1 foi celebrado com uma enorme bandeira do Brasil. Com essa inédita conquista na categoria, o jovem piloto carioca assume a 4ª posição na tabela de classificação com 168 pontos, se mantendo na briga pelo Top3 do campeonato.

“No início da prova eu estava a 3s do líder da prova e consegui chegar. A equipe fez um ótimo trabalho com o carro. Eu estava rápido e tive paciência. Foi uma manhã perfeita”, comenta o piloto que largou de P4 na corrida 3.

Nas corridas 1 e 2, que aconteceram no sábado (24), Roberto largou de P13. Na primeira prova chegou em P12 e na segunda em P9. A corrida 1 começou com chuva, com pouca visibilidade e o setup ajustado para pista seca, Roberto não conseguiu avançar tantas posições. Se concentrou em manter o carro na pista sem erros e, assim, cruzou a linha de chegada apenas uma posição à frente do grid.

“Apesar de ter começado a etapa numa posição bem abaixo da que eu sabia que era possível, me concentrei em aprender a pista naquelas condições porque sabia que mais tarde elas iriam melhorar e eu já sabia como ela funcionava seca. Mesmo assim consegui fazer a 4ª melhor volta da prova”, relembra.

A corrida 2 foi bem mais *agressiva* para todos. Com o mesmo setup do quali, Roberto foi o piloto que mais fez ultrapassagens (4) nesta prova, com isso conseguiu chegar em P9 após largar de P13. Logo na primeira volta já havia garantido três posições e na segunda conquistou mais uma.

A próxima etapa será em Snetterton, no segundo fim de semana de agosto. Lembrando que todas as provas com imagens são transmitidas ao vivo no Canal do piloto na Twitch TV. Confira o calendário:
5ª etapa: 7 e 8 de agosto | Snetterton 300
6ª etapa: 14 e 15 de agosto | Silverstone GP
7ª etapa: 11 e 12 de setembro | Oulton Park
8ª etapa: 16 e 17 de outubro | Donington Park

Histórico de conquistas

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela Futebol7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar