Brasil,

Bridgestone firma parceria com a Lamborghini para desenvolver pneus Potenza Race para o supercarro Huracán STO

• Os pneus semi slick Bridgestone Potenza Race foram desenvolvidos especialmente para maximizar o desempenho do Lamborghini Huracán STO dentro e fora das pistas.

• Feitos sob medida, os pneus Bridgestone Potenza Race possuem resposta rápida e oferecem ótima aderência em superfícies secas e desempenho duradouro nas pistas.

• A Bridgestone é a fornecedora exclusiva de pneus para o Lamborghini Huracán STO, equipando o supercarro esportivo com o Potenza Sport.

A Bridgestone foi selecionada como fornecedora exclusiva de pneus para o novo Lamborghini Huracán STO, o supercarro esportivo da fabricante de luxo italiana. Além dos pneus Bridgestone Potenza Sport, desenvolvidos especialmente para o veículo, agora o Lamborghini Huracán STO também pode ser equipado com pneus semi slick Bridgestone Potenza Race. Feitos sob medida, os pneus Potenza Race oferecem ótima aderência em superfícies secas e desempenho confiável em curvas e frenagem, além de excelente resposta dentro das pistas e nas estradas.

Alto desempenho de verdade

Os exclusivos pneus Bridgestone Potenza Race foram desenvolvidos para aprimorar os incríveis recursos do Lamborghini Huracán STO e oferecer uma experiência de alto desempenho aos motoristas. Com base na tradição da Bridgestone em corridas de Fórmula 1 e veículos de alto desempenho, o pneu semi slick premium Potenza Race foi feito sob medida, pela primeira vez, para o Lamborghini Huracán STO. Além de ter as marcas características da Lamborghini, a banda de rodagem do pneu possui detalhes com as cores da bandeira da Itália, indicando que tanto o pneu quanto o veículo foram desenvolvidos na Itália.

O modelo promete ótima aderência em superfícies secas, graças a um composto otimizado na banda de rodagem, ao seu desenho e ao perfil esportivo, que aumenta a aderência e a capacidade de resposta em ambientes secos. O pneu também é resistente e garante a agilidade nas pistas devido à maximização da área de contato e à distribuição homogênea da pressão, que aprimoram a frenagem e o desempenho nas curvas. Além disso, com uma carcaça que permite alto desempenho também em estradas comuns, o pneu é a opção ideal para máxima performance em pistas e rodovias.

O desenvolvimento do Bridgestone Potenza Race se apoiou fortemente nas tecnologias inovadoras de modelagem virtual e simulação de pneus, que permitem criar e testar versões digitais dos pneus. Neste projeto, a Bridgestone e a Lamborghini usaram o design virtual e simulações para encontrar a configuração ideal para o Huracán STO, maximizando a área de contato do pneu e distribuindo a pressão de forma homogênea mesmo nas curvas mais acentuadas e nas piores condições de frenagem e tração.

O uso dessa tecnologia agilizou1 o desenvolvimento dos pneus para o Huracán STO, além de aumentar a flexibilidade do processo. O ambiente virtual permite testar mais variantes de um determinado pneu, já que é possível modificar a versão digital do pneu e fazer testes subjetivos no simulador com muita rapidez, possibilitando uma chegada mais rápida ao mercado.

A utilização de tecnologias virtuais também garante que o pneu escolhido seja o ideal, pois permite a avaliação de diversas opções durante a etapa de desenvolvimento. Além disso, oferece diversos benefícios ao meio ambiente, como a redução do consumo de recursos naturais e das emissões de escapamento, já que menos protótipos dos pneus são produzidos e há a redução no número de testes físicos.2

Fornecedora exclusiva de pneus

Desenvolvidos e fabricados na Europa, os pneus Bridgestone Potenza Race já estão disponíveis como equipamento opcional para o Lamborghini Huracán STO. O supercarro também pode ser equipado com pneus Bridgestone Potenza Sport, feitos sob medida para maximizar o desempenho do veículo nas estradas.

Steven De Bock, Vice-presidente de Reposição de Pneus Consumer e Equipamentos Originais da Bridgestone EMIA, comenta: “É ótimo colaborar mais uma vez com a Lamborghini, ainda mais como fornecedora exclusiva de pneus do incrível Huracán STO. Já lançamos os pneus Potenza Sport feitos sob medida para o veículo, agora também temos o prazer de oferecer o Potenza Race, específico para quem tem acesso às pistas de corrida e procura o melhor desempenho. Os dois tipos de pneus maximizam os recursos do veículo de maneiras diferentes. É um orgulho falar em nome de uma equipe capaz de oferecer um nível tão alto de detalhe e cobertura para os clientes da Lamborghini”.

“Estamos muito felizes por termos selecionado a Bridgestone mais uma vez para desenvolver os pneus específicos do Huracán STO: primeiro o Potenza Sport, agora o Potenza Race”, diz Maurizio Reggiani, Diretor de Tecnologia da Automobili Lamborghini. “Essas duas opções sob medida da Bridgestone são ideais para os recursos dinâmicos do Huracán STO. Assim, os motoristas têm acesso a um pneu que responde perfeitamente a diferentes configurações de performance do veículo, maximizando os recursos do nosso supercarro esportivo tanto em estradas quanto em pistas”.

*1 A tecnologia de desenvolvimento virtual de pneus da Bridgestone agiliza a produção e reduz os testes em frotas e ambientes externos em até 50%.

*2 Isso representa uma economia de cerca de 200 pneus a cada projeto em que essa tecnologia é utilizada, gerando uma redução de 60% nas emissões de CO2 e no consumo de matérias-primas durante a fase de desenvolvimento de pneus.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: