Brasil,

Os benefícios da robótica na evolução da logística em transporte

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bernardino
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Tecnologia aumenta produtividade, enxuga erros operacionais e pode gerar economia de até 40% em centros de distribuição

A tecnologia deixou de ser um diferencial competitivo para as empresas de logística e passou a ser uma obrigação há algum tempo. Sistemas como big data, inteligência artificial, de roteirização e de automações no geral são hoje requisitos básicos para uma empresa se estabelecer no mercado e se manter competitiva. Porém, outras tecnologias estão surgindo e devem causar um impacto cada vez maior nos setores de transporte e logística brasileiros, como é o caso dos robôs. Segundo pesquisa conduzida pela Tractica em 2020, estima-se que o investimento de robôs no setor logístico atinja US$ 22,4 bi até o final deste ano.

Além disso, outro estudo, realizado pela Boston Consulting Group, constatou que a combinação de robótica com outras tecnologias, com aprimoramentos de processos e com alterações no layout estrutural, pode gerar economia de até 40% em centros de distribuição.

Segundo Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier, empresa de logística especializada na roteirização e na entrega de cargas expressas, “a evolução tecnológica nos setores de logística e transporte de cargas sempre foi muito importante para o seu desenvolvimento no Brasil. A chegada de novos recursos criou possibilidades para que o desenvolvimento do setor acontecesse. Certas inovações, como é o caso da robótica, trazem uma economia em longo prazo, que supre o investimento feito inicialmente. Em tempos de pandemia e de crise, precisamos estar atentos às tecnologias que podem otimizar e baratear nossos processos”.

A Flash Courier é uma empresa muito ligada a tecnologia e antes do início da pandemia fez um investimento de mais de R$ 16 mi em uma profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa. O projeto consiste em 220 veículos guiados automatizados (AGV), além de três esteiras, sendo dela uma esteira cross belt de 800 saídas, capacidade três vezes maior que o equipamento em uso atualmente. A tecnologia está em fase final de instalação e deve entrar em funcionamento total no final de julho.

“Esse é o nosso primeiro passo no uso da robótica, que deve trazer padronização, segurança e velocidade à nossa operação. Baseados nos resultados que obtivermos com essa implementação, consideraremos a expansão do seu uso e a implantação de tecnologias semelhantes em outros processos da empresa”, completa Guilherme.

Porém, ao contrário do que muitos podem acreditar, a implementação de robôs não vai causar demissões dentro da empresa. Isso porque a Flash Courier adicionará essa tecnologia à sua operação, o que fará com que a atual capacidade de roteirização de em média 6 mil pacotes por hora cheguem a 17 mil pacotes por hora com a implementação dos robôs e da esteira.

“Para rodar em sua plena capacidade, o projeto precisa de, pelo menos, 41 pessoas, apenas nos postos operacionais, por turno. Além dessas, o processo de acompanhamento e de suporte da operação envolverá até cinco pessoas por turno”, informou Juliani.

Ao todo, a empresa, situada na região metropolitana de São Paulo e com franquias espalhadas por todo o Brasil, espera um aumento de 70% da produtividade, redução de erros operacionais, padronização de processos e maior segurança e velocidade na roteirização de suas entregas.

Sobre Guilherme Juliani:

CEO da Flash Courier, empresa fundada em 1993, Guilherme Juliani é graduado em Administração de Empresas pela PUC do Rio de Janeiro e pós-graduado em Gestão de Transportes pela Fundação Dom Cabral, além disso é formado pela Harvard Business School em Negócios e Comércio e pela Oxford University em Negociação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar