Brasil,

Revisão da cobrança do ICMS sobre combustíveis vai desestimular sonegação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lourdes Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

A cobrança monofásica dos impostos nos produtores ou nos importadores, entre outros assuntos, foi tema de reunião entre o governo de Minas Gerais e a BRASILCOM

O mercado de distribuição de combustíveis em Minas Gerais tem sofrido com a sonegação e inadimplência tributária, problemas que são agravados pelo contrabando e outros processos de desvio de combustíveis, gerando perdas significativas de arrecadação para o estado. Estas questões foram levantadas pela BRASILCOM (Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis) durante reunião com o governador de Minas, Romeu Zema (NOVO).

Também presente no encontro, o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Claudio Gomes, manifestou seu apoio à cobrança monofásica nos produtores ou importadores, de acordo com o Projeto de Lei Complementar 16/2021. O PLP prevê uma revisão da cobrança do ICMS dos combustíveis, com a unificação das alíquotas em todo o país, recolhidas na produção ou na importação. Dessa forma, as operações seguintes, como distribuição e venda a consumidores, não gerariam obrigações tributárias, como acontece hoje.

Centralizar o recolhimento do tributo no produtor ou importador e estabelecer alíquotas uniformes por produto vai permitir transparência na formação e potencial redução dos preços aos consumidores. A mudança na tributação do ICMS dos combustíveis também eliminaria incentivos à sonegação no segmento que, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é da ordem de R$ 14 bilhões ao ano contra estados e União.

A BRASILCOM prossegue em seus esforços junto aos governadores de todo o país na busca de apoio pela tributação monofásica, que tornará a cobrança mais justa e evitará as consequências da sonegação de impostos no setor de combustíveis.

SOBRE A BRASILCOM – Homologada em 2016, com sede no Rio de Janeiro a FEDERAÇÃO NACIONAL DAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - BRASILCOM, entidade que congrega oito sindicatos estaduais ativos (GO, MG, MT, PE, PR, RS, SC, SP) e três outros em processo de finalização de sua aprovação, membro ativo Câmara Brasileira do Comércio de Combustíveis (CBCC) da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo - CNC, e em conjunto com sua Associação de mesmo nome, composta por mais de quarenta empresas distribuidoras de combustíveis instaladas em quase todos os estados brasileiros, representa as categorias econômicas pertencentes ao comércio atacadista de distribuição de combustíveis, gás natural e biocombustíveis, em todo território nacional


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar