Brasil,

Inverno exige cuidados extras com a bateria do carro para evitar panes elétricas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Val Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Inverno exige cuidados extras com a bateria do carro para evitar panes elétricas

Prevenção é a chave para garantir que o veículo dê partida e tenha um desempenho confiável em qualquer estação

O inverno chegou ao Brasil e as baixas temperaturas exigem cuidados especiais com as baterias dos veículos. A Heliar, marca de baterias líder nas montadoras, compartilha algumas dicas para minimizar a ocorrência das panes comuns em dias mais frios.

Adilson Ramos, coordenador de Assistência Técnica da Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que as baixas temperaturas dificultam o processo de ignição, aumentando as chances de os veículos apresentarem panes no sistema elétrico. “Nos dias mais frios, o óleo do motor se torna mais espesso, por estar resfriado. Dessa forma, a partida no carro acaba exigindo mais energia da bateria”, destaca.

Sujeira, fuligem e corrosão nos terminais da bateria aumentam a resistência elétrica e isso faz com que a bateria funcione mais do que o necessário. O surgimento de um pó branco (azinhavre-zinabre) ao redor dos terminais pode indicar um caso de corrosão. Nesse caso, o ideal é buscar um serviço especializado para fazer a avaliação.

Para não ficar “sem energia” durante o inverno, a Baterias Heliar recomenda a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e prolongar a vida útil do equipamento. Confira essas dicas da Heliar:

Observe o reservatório - verifique se o veículo possui o reservatório de partida a frio, mantendo este sempre abastecido com gasolina de boa qualidade.

Analise os cabos - Confira o estado dos cabos e terminais da bateria.

Faça uma checagem preventiva - a bateria funciona em conjunto com o motor de partida e o alternador, que também devem ser inspecionados periodicamente ou assim que quaisquer sinais de desgaste ou corrosão aparecerem.

Verifique a idade da sua bateria - As baterias têm vida útil média de quatro ou cinco anos e dependendo de quando foi instalada pode ser que este período esteja chegando ao fim. Para verificar a data em que a bateria foi enviada do fabricante normalmente, procure o selo estampado ou gravado na parte superior ou lateral da bateria, dependendo do fabricante. Procure uma letra e um dígito, com a letra indicando o mês em que a bateria do carro foi fabricada e o dígito indicando o ano de fabricação. Por exemplo, se sua bateria dizia "D19", ela foi enviada em dezembro de 2019 e tem cerca de dois anos. Essa marcação também pode ser por semana e ano. Por exemplo: 01/20 - semana 1 de 2020.

Aguarde para ligar os equipamentos - antes de dar a partida no veículo, certifique-se de que todos os equipamentos elétricos estejam desligados, por exemplo: rádio, ar condicionado, etc.

Dê um tempo antes de sair - após dar a partida, permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida.

Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento - nessa situação, opte pelo uso do freio de mão. Partidas sucessivas além de descarregar a bateria contribui para reduzir a sua vida útil.

Não deixe o som ligado quando o carro estiver desligado - pois essa demanda elétrica recairá totalmente na bateria.

Não esqueça da manutenção - faça revisões periódicas no veículo sempre com profissionais capacitados.

Por fim, atente-se aos sinais do painel e a luzes oscilando, pois isso pode demonstrar algum problema no alternador. Caso o motorista perceba que a luz de anomalia no painel esteja acesa, é preciso procurar a ajuda de um especialista como um eletricista. “Esse profissional pode identificar a origem da falha, fazer um teste funcional para medir a vida útil da bateria e identificar se o alternador está realizando a recarga corretamente”, indica o coordenador de Assistência Técnica.

Quando a bateria chega ao fim da vida útil geralmente costuma pegar o condutor do veículo de surpresa. Para contornar essa situação, a Heliar conta um serviço de delivery de baterias que atende mais de 150 cidades brasileiras. O Heliar Express busca atender rapidamente os motoristas. O delivery e a instalação do produto são gratuitos e o serviço é prestado por especialistas. Para conferir se o serviço está disponível em sua cidade, acesse o site www.heliarexpress.com.br ou ligue para 4003-3048.

Sobre a Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar