CERN lança a pedra fundamental do Science Gateway

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stellantis
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

• O CERN realizou hoje a cerimônia de lançamento da pedra fundamental como passo na criação do Science Gateway, que foi apresentado em 2019 em Genebra

• O ambicioso e inovador projeto Science Gateway se destina a aumentar a consciência, a curiosidade e o amor pela ciência em todas as dimensões no maior número de pessoas possível
• O projeto será financiado por doações externas, com a principal contribuição vindo da Fundação FCA, agora em cooperação com Stellantis
• Com inauguração prevista para 2023, o Science Gateway será instalado em um prédio novo, icônico e neutro em carbono, projetado por arquitetos renomados da Renzo Piano Building Workshop

O CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, realizou hoje a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, como passo na criação do Science Gateway, um novo centro de educação científica e cultura, que foi anunciado em 2019 em Genebra com o apoio da FCA Fundação, braço de filantropia de Stellantis.

Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN; John Elkann, Chairman da Stellantis e da Fundação FCA (o principal doador); Renzo Piano, arquiteto e fundador da Renzo Piano Building Workshop, e Antonio Hodgers, representando o Cantão de Genebra, estiveram presentes para marcar o sucesso do início da construção. Ursula Bassler, Presidente do Conselho do CERN, participou remotamente da cerimônia. Representantes dos membros do CERN e Estados Membros Associados, Estados Anfitriões e muitos outros parceiros também estiveram presentes à cerimônia.

“Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão aos muitos parceiros em nossos Estados Membros e Associados e também aqueles que estão tornando o CERN Science Gateway possível, em particular aos nossos generosos doadores. Os tempos difíceis pelos quais passamos nos últimos 18 meses demonstraram o valor duradouro e a necessidade da ciência e a necessidade de cooperação além-fronteiras. A ciência aproxima as pessoas e mostra o que a humanidade pode alcançar quando colocamos nossas diferenças de lado e nos concentramos no bem comum. A ciência dá esperança e confiança em um futuro melhor. Queremos que o CERN Science Gateway inspire aqueles que nos visitam com a beleza e os valores da ciência”, disse a diretora-geral do CERN, Fabiola Gianotti, durante seu discurso de abertura.

Em uma área construída de 7 mil metros quadrados, o icônico prédio do Science Gateway oferecerá uma variedade de espaços e atividades, com exposições que explicam os segredos da natureza, desde os muito pequenos (partículas elementares), até os muito grandes (a estrutura e evolução do universo). As exposições também apresentarão aceleradores, experimentos e computação do CERN, como os cientistas os utilizam em sua exploração e como as tecnologias do CERN beneficiam a sociedade. A experimentação prática será um ingrediente chave no programa educacional do Science Gateway, permitindo que os visitantes conheçam como é ser um cientista. As atividades imersivas disponíveis no Science Gateway promoverão o pensamento crítico, a avaliação baseada em evidências e o uso do método científico, ferramentas importantes em todas as esferas da vida.

O projeto será financiado por doações externas, com a principal contribuição vindo de Stellantis por meio da Fundação FCA. “Na Stellantis acreditamos fortemente na importância da educação, com ênfase nas áreas de ciência e tecnologia”, disse John Elkann, Chairman da Stellantis e da Fundação FCA. “Apoiar a educação STEM (1) provou ser a maneira mais eficaz de manter nossas sociedades abertas e seguras, como aprendemos no ano passado, superando a crise da Covid-19.”

“Entre as muitas iniciativas de educação que estamos promovendo em nossas comunidades, temos a honra de apoiar o ambicioso e inovador projeto Science Gateway, que deve aumentar a consciência, a curiosidade e o amor pela ciência em todas as dimensões no maior número de pessoas possível, de nossos filhos a nossos idosos. Estamos muito orgulhosos de nossa associação com o CERN, com quem compartilhamos valores semelhantes e otimismo quanto ao futuro”, acrescentou Elkann. “Este compromisso em um ambiente tão estimulante é também uma forma de homenagearmos a memória de Sergio Marchionne, com sua curiosidade intelectual multifacetada e sua paixão pela Física, com seus métodos rigorosos e baseados em evidências, mas sempre abertos e criativos”.

Como parte do portfólio educacional do Science Gateway, CERN e Stellantis, através da Fundação FCA, desenvolverão, com o conselho da Fondazione Agnelli, um projeto de educação em Física baseada em pesquisa dedicado às escolas de ensino médio italianas.

Com inauguração programada para 2023, o Science Gateway será instalado em um edifício novo, icônico e neutro em carbono, projetado pelos arquitetos de renome mundial da Renzo Piano Building Workshop, em área do CERN em Meyrin (Suíça), adjacente a outro edifício icônico, o Globo da Ciência e Inovação.

“É com alegria e orgulho que lançamos hoje este ambicioso projeto no qual, graças à colaboração de diferentes competências, nacionalidades e idiomas, iremos construir um espaço de troca e conhecimento. Uma ponte, sempre pontes! Uma ponte de vidro, que liga os diferentes temas e partes do Science Gateway ao mesmo tempo que permite um encontro físico entre pesquisadores e crianças, visitantes e físicos, turistas e cientistas, todos movidos pela curiosidade e pela sede de conhecimento”, afirmou Renzo Piano, o internacionalmente renomado arquiteto, cujos edifícios notáveis ​​incluem o Zentrum Paul Klee em Berna, o Centro Pompidou em Paris e o Shard em Londres.

Uma exposição na Esplanada das Partículas detalha o projeto e sua conexão com o CERN.

Sobre o CERN

CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, é um dos laboratórios líderes mundiais em física de partículas. A Organização está localizada na fronteira franco-suíça, com sede em Genebra. Seus Estados Membros são: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. Chipre, Estônia e Eslovênia são Estados Membros Associados em fase de pré-adesão. Croácia, Índia, Lituânia, Paquistão, Turquia e Ucrânia são Estados Membros Associados. A União Europeia, o Japão, o JINR, a Federação Russa, a UNESCO e os Estados Unidos da América têm atualmente o estatuto de Observador.

Sobre a Fundação FCA

A Fundação FCA, braço de filantropia da Stellantis, apoia organizações e iniciativas de caráter social que ajudam a capacitar pessoas, construir comunidades fortes e resilientes e gerar impactos sociais significativos e mensuráveis, particularmente no campo da educação.

Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis. Além da rica herança do Grupo e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo. A Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundada por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que fala com funcionários e clientes. A Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades na qual opera.

Sobre RPBW

O Renzo Piano Building Workshop (RPBW) foi fundado em 1981 por Renzo Piano, com escritórios em Gênova, Itália, e Paris, França. O RPBW é liderado por 8 parceiros, incluindo o fundador e ganhador do Prêmio Pritzker, o arquiteto Renzo Piano. O estúdio emprega permanentemente cerca de 110 arquitetos, juntamente com mais 30 funcionários de apoio, incluindo artistas de visualização 3D, fabricantes de modelos, arquivadores, equipe administrativa e de secretariado. Nossa equipe tem uma vasta experiência de trabalho em equipes multidisciplinares em projetos de construção na França, Itália e no exterior.

Como arquitetos, estamos envolvidos nos projetos do início ao fim. Normalmente fornecemos serviços completos de projeto arquitetônico e serviços de consultoria durante a fase de construção. Nossas habilidades de design vão além de meros serviços arquitetônicos. Nosso trabalho também inclui serviços de design de interiores, serviços de planejamento urbano e design urbano, serviços de design paisagístico e serviços de design de exposições.

RPBW realizou e concluiu com sucesso mais de 140 projetos em todo o mundo. Atualmente, entre os principais projetos em andamento estão a Paddington Square, em Londres; Centro de Artes GES-2 em Moscou; o CERN Science Gateway Building em Genebra e o Tribunal de Toronto.

Os principais projetos já concluídos incluem: o Centre Georges Pompidou em Paris; a coleção Menil em Houston, Texas; o Centro Cultural Kanak em Nouméa, Nova Caledônia; o Edifício do Terminal do Aeroporto Internacional de Kansaï em Osaka; o Museu da Fundação Beyeler em Basel; a reconstrução da área de Potsdamer Platz em Berlim; o Auditório de Roma; o prédio do New York Times em Nova York; a Academia de Ciências da Califórnia em San Francisco; a expansão do Chicago Art Institute em Chicago, Illinois; The Shard em Londres; Projeto de desenvolvimento de Manhattanville da Columbia University na cidade de Nova York; os museus de Harvard em Cambridge, Massachusetts; o edifício de escritórios Intesa Sanpaolo em Torino, Itália; a expansão do Museu de Arte Kimbell no Texas; o Whitney Museum of American Art em Nova York; o portão da cidade de Valletta em Malta; o Centro Cultural Stavros Niarchos em Atenas; o Centro Botín em Santander; o novo tribunal de Paris; o Academy Museum of Motion Pictures em Los Angeles e outros em todo o mundo.

Exposições das obras de Renzo Piano e RPBW foram realizadas em muitas cidades em todo o mundo, incluindo na Royal Academy of Arts de Londres em 2018.

O Science Gateway envolve Renzo Piano Building Workshop, arquitetos, em colaboração com Brodbeck Roulet Architectes Associés (Genebra)

Equipe de design: A.Belvedere, L.Piazza (sócio e associado responsável)

Consultores: Arup / EDMS (estrutura); Transsolar (sustentabilidade); SRG (MEP); Müller BBM (acústica); Emmer Pfenninger (fachadas); Changement à vue (A / V, equipamento de aquecimento); Arup (iluminação); Conceito Charpente (prevenção de incêndios); Atelier Descombes Rampini (paisagismo)

Sobre Fondazione Agnelli

A Fondazione Agnelli é uma organização de pesquisa independente e sem fins lucrativos nas áreas de ciências humanas e sociais, fundada em 1966 e nomeada em homenagem ao fundador da Fiat, o senador Giovanni Agnelli. Sua missão é "aprofundar a compreensão da mudança na sociedade contemporânea na Itália e na Europa". Desde 2008, o foco da Fondazione está na educação, como uma poderosa alavanca para a realização do indivíduo, um importante canal de mobilidade social e um fator chave para o crescimento econômico e coesão social de um país. Realiza amplos estudos para melhorar o sistema educacional italiano, trabalha com as escolas para renovar as metodologias de ensino e ajuda as famílias na escolha da escola. https://www.fondazioneagnelli.it/en/

(1) STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).