Brasil,

Segurança é pré-requisito no Transporte Internacional de mercadorias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula - Scaramella Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

*Ricardo Valencia

Operações de importação ou exportação de produtos ou de matérias-primas precisam obedecer a uma série de processos e exigências. Fazer o transporte internacional dessas mercadorias, por exemplo, é uma tarefa que deve seguir uma lista de cuidados prévios ao embarque dos produtos.

Para não ter ‘dores de cabeça’ com trâmites e burocracias às quais não estão acostumadas, as empresas que precisam importar ou exportar algum item procuram pelo suporte necessário para a realização das negociações e transporte dos produtos junto às Trading Companies, que são empresas facilitadoras das relações entre fornecedores e compradores, podendo atuar como auxiliar nas negociações, e que são especialmente importantes em todo o processo logístico para que os itens adquiridos cheguem ao seu destino final.

Com tanta confiança depositada em sua atuação, as Trading Companies precisam se cercar de cuidados para garantir que os itens negociados e transportados chegarão ao seu destino de maneira segura, sem prejuízos ou surpresas desagradáveis e, claro, com riscos minimizados. Uma das maneiras mais eficazes de garantir essa proteção é investir em um seguro de transporte internacional.

Aqui vale uma reflexão. Pequenas e médias empresas recorrem bastante às Trading Companies para realizar operações de importação e exportação de produtos justamente pelos benefícios que essas empresas podem proporcionar em todo o processo. Se para empresas de grande porte e multinacionais, um problema no transporte de produtos pode causar um impacto significativo nos negócios, imagine para uma PME, que muitas vezes tem a maior parte do seu capital aplicado justamente nos seus produtos.

Isso significa, que a segurança da mercadoria transportada deve ser uma das maiores preocupações do empresário ou representante de uma Trading. Normalmente, os trajetos até o destino final são bastante longos e o risco de intercorrências é real. Assim, investir em um seguro de transporte internacional deixa não apenas a Trading Company mais tranquila, mas também as empresas envolvidas na operação.

Dependendo do valor e tipo de carga transportada, o seguro pode ter um investimento baixo. Na maioria das vezes, o custo médio é de aproximadamente 0,15% sobre o montante total da compra ou venda. Dessa forma, ter esse tipo de seguro deixa de ser um custo adicional e passa a ser uma garantia efetiva de segurança e, mais do que isso, pode ser convertido como fator competitivo para a Trading.

No momento de escolher um seguro de transporte internacional, é interessante que o gestor da Trading Company verifique se a corretora de seguros tem expertise no gerenciamento de riscos e sinistros nesse segmento e se é ágil no processo de regulação de sinistros. Esses são fatores de relevância para Trading, uma vez que solucionar a operação para a empresa contratante de forma rápida é um diferencial competitivo de mercado. Às empresas que vão em busca de Tradings para a realização de negócios no exterior, minha dica é que sempre averiguem se a companhia realmente tem seguros para a realização do transporte de mercadorias. Assim, todos ficam devidamente resguardados!

*Ricardo Valencia é diretor comercial da Energy Broker – empresa de consultoria, corretagem e administração de seguros, parte do Energy Group.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar