AUTOMEC 365 promove conexão virtual de expositores e clientes e reforça rodadas de conteúdo e negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gilberto dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

· Extensão da exposição presencial, Automec 365 consolida plataforma constante para conexão e geração de negócios.

· Mercado brasileiro de peças e de serviços movimentou em 2020 valor superior a R$ 61 bilhões.

A Reed Exhibitions promoveu nesta semana (08 e 09), por meio da conexão virtual com alguns dos principais players do setor, uma avaliação do cenário e das alternativas para incrementar o desempenho do aftermarket automotivo. Os eventos fazem parte da Automec 365, uma extensão da exposição presencial, consolidando o evento como uma plataforma constante para a conexão e geração de negócios para todo o setor.

Durante o evento, Stephan Blumrich, Diretor do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, destacou que muitas empresas nacionais têm priorizado outras questões em um período crítico como o da pandemia, mas que os investimentos em sustentabilidade parecem ser uma vocação desse setor, retornando brevemente com toda a força.

A situação é diferente, segundo o executivo, com empresas multinacionais, que estão comprometidas com metas e políticas sustentáveis de suas matrizes e fábricas em âmbito global. “Nosso objetivo é promover a qualidade, a competividade e a sustentabilidade do universo automotivo, agregando valor para a sociedade e para os parceiros de negócios”, comentou o diretor do IQA.

Ainda no painel sobre o foco das empresas na sustentabilidade, o Diretor de Aftermarket da Delphi, Amaury Oliveira, destacou que a tecnologia flex dos veículos bicombustíveis, por exemplo, já proporcionou um saving aproximado de 62 milhões de toneladas de CO2. “As empresas que não se prepararem para a questão da sustentabilidade vão ser cobradas pela sociedade e perderão negócios”, alertou o executivo.

Oportunidades do aftermarket automotivo

No painel sobre as demandas do aftermarket automotivo, o Diretor Executivo do Sindirepa Brasil - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, Luiz Sergio Alvarenga, destacou que o mercado brasileiro de peças e de serviços movimentou em 2020 uma soma superior a R$ 61 bilhões. De acordo com ele, as oficinas mecânicas representam a atividade que puxa a cadeia de reparação de veículos no Brasil, pois os brasileiros não têm a cultura de “faça você mesmo” nesse contexto. “A Automec faz parte dessa cadeia de valores automotiva, funcionando como um ponto de encontro desses profissionais com novas tecnologias”, comentou Alvarenga.

A cadeia do aftermarket evoluiu nos últimos anos e hoje oferece uma oportunidade incrível para as empresas que têm origem da demanda na base, que são as oficinas mecânicas, segundo avaliação de Cassio Herve, Diretor da Oficina Brasil. “Existem mecanismos para que a indústria posicionada no topo da cadeia tenha a sua operação inspirada por essa base demandante”, disse Herve. Ele apresentou algumas oportunidades para as empresas que querem crescer nesse cenário, que fazem parte do conteúdo que estará disponível no site da exposição. “A Reed Exhibitions é uma mola propulsora de nosso setor que coloca o aftermarket num painel internacional”, afirma.

Tecnologia, gestão e qualidade nos centros de reparação

O presidente do Sindirepa SP, Antonio Carlos Fiola Silva, destacou durante o evento que as oficinas mecânicas brasileiras em geral têm acompanhado a evolução tecnológica dos veículos, mas devem buscar cada vez mais uma gestão profissional de seus negócios. O executivo comentou quatro situações desse cenário que merecem atenção especial do setor. A tecnologia automotiva está acelerada em sua evolução; os consumidores também estão em transformação, com uma nova postura em relação ao uso e acesso ao automóvel; as autopeças e os insumos estão enfrentando um novo ciclo de aumento de preços; e a peça certa precisa chegar em momento certo para garantir a satisfação dos clientes. “Minimizar erros na gestão do negócio é fundamental para a sobrevivência das empresas”, comentou o presidente do Sindirepa.

As megatendências da indústria também fizeram parte da avaliação do Diretor Presidente em exercício da IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, Claudio Moyses. Ele destacou que o aftermarket automotivo deve estar com o “alerta sempre ligado” para os novos comportamentos de mobilidade, ao avanço da conectividade e tecnologias autônomas; ao aumento da eletrificação; ao desenvolvimento e uso de recursos digitais, à modernização dos processos e da digitalização: e também à ampliação do e-commerce. “É fundamental trabalhar na gestão e na capacidade profissional para aumentar a competitividade das oficinas”, comentou Moyses.

Conexão estratégia com os players do setor

“Criamos uma plataforma para uma conexão estratégica entre fabricantes, expositores e consumidores para manter um ritmo constante de geração de negócios durante o ano todo, além, portanto, dos dias da realização da feira em pavilhão”, explica Ricardo Barbosa, gerente da Automec.

Basicamente, a Automec 365 proporcionará aos inscritos na plataforma um sistema de recomendações de marcas para compradores, com base em interesses comerciais em comum; indicações de reuniões individuais para negócios; sessões de rodadas de negócios; ativação de marca nos canais digitais, entre outras possibilidades para movimentar os negócios do mercado.