Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tembici anuncia compromisso de implementar pelo menos 10 mil bicicletas no sistema até o fim de 2022 e cria programa de aceleração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Hipolito
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Tembici anuncia compromisso de implementar pelo menos 10 mil bicicletas no sistema até o fim de 2022 e cria programa de aceleração

Somente nos primeiros meses deste ano, a startup já registrou cerca de 7 milhões de deslocamentos realizados pelos usuários com as bikes

A Tembici - líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina - anuncia o compromisso de implementar pelo menos mais 10 mil bikes compartilhadas em seus sistemas até o fim de 2022. Um dos principais objetivos é continuar fomentando práticas ESG com os deslocamentos por meio da mobilidade ativa e, como parte dessa meta, a startup, em parceria com a Associação Transporte Ativo, organização da sociedade civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transportes à propulsão humana, cria o “Vai Longe”, programa de aceleração de projetos que vai promover e estimular o uso da bicicleta nas cidades.

“No ano passado, anunciamos uma rodada série B de 47 milhões de dólares que vem possibilitando, desde então, a expansão dos projetos, a implementação de bikes elétricas e as diversas melhorias em tecnologia. Somente nos primeiros meses deste ano, já tivemos cerca de 7 milhões de deslocamentos realizados pelos nossos usuários com nossas bicicletas, o que nos motiva ainda mais a continuar investindo no desenvolvimento de cidades inteligentes e na revolução que sempre acreditamos”, declara Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici.

Somente em 2020, a Tembici registrou mais de 4 mil toneladas de CO2 economizados s pelos usuários pedalando as as bikes, que se fossem emitidos seria necessário o plantio de aproximadamente 30 mil árvores.

Com o compromisso ESG, a Tembici praticamente dobrará de tamanho até o final do próximo ano. Para isso, há uma grande aposta na expansão do número de estações - chegando em novas regiões e cidades, como Brasília, continuar investindo fortemente em tecnologia, além do acréscimo substancial no número de bicicletas e e-bikes - os modelos elétricos lançados em setembro de 2020.

Bicicletas Elétricas

Nos últimos meses a Tembici disponibilizou mais de 1.000 bicicletas elétricas em seu sistema. Dessas, cerca de 500 foram destinadas para o sistema Bike Rio e as demais para o iFood Pedal, em São Paulo, onde são utilizadas por cicloentregadores. Após um mês de operação, em constante crescimento, o projeto já havia registrado, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e em fevereiro deste ano, o recorde foi batido, com 4 mil viagens em um único dia, um crescimento de 45% do número de viagens desde o lançamento no fim de setembro.

A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos, com menos tempo e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala. Também por esta razão, ela permite a muitas pessoas, que antes combinavam diferentes modais em seus trajetos, usar agora apenas a bike para se locomover, resultando também em economia financeira.

Inscrição no Programa de Aceleração

No site do programa as pessoas, físicas e jurídicas, têm acesso a todas as informações do “Vai Longe” e podem submeter seus projetos até o dia 20/06. Além do cumprimento dos requisitos de documentação e adequação ao escopo de atuação, serão utilizados para os critérios de avaliação: Viabilidade técnica, Viabilidade financeira, Diversidade e Acessibilidade, Potencial de impacto, Sustentabilidade, Criatividade e Inovação.

Serão considerados no processo de seleção, projetos que coloquem a bike como protagonista, seja por meio de educação e conscientização no trânsito, promoção direta ao uso do modal ou até mesmo projetos de estudos e pesquisas para disseminação de conhecimentos sobre mobilidade urbana.

“Da mesma forma que a Tembici nasceu de um trabalho universitário de conclusão de curso acreditamos muito no potencial de projetos que podem ampliar o uso da bike e queremos dar a oportunidade de saírem do papel e fazerem a diferença para as cidades”, complementa Tomás.

Zé Lobo, Diretor Executivo da Transporte Ativo, acredita e valoriza projetos que tenham impacto sustentável e que promovam a democratização da bicicleta e a inclusão. “Em um momento como o que estamos vivendo, repleto de desafios e em busca de soluções, a bike tem ganhado protagonismo e melhorado a vida de muitas pessoas que dependem do modal para deslocamentos e até como fonte de renda. O mercado da magrela cresceu 26% na pandemia. O “Vai Longe” traz incentivo fundamental para a mobilidade e para quem busca uma chance de inserir projetos incríveis no mercado. É uma honra estar mais uma vez junto à Tembici em uma nova parceria em prol da mobilidade ativa”, afirma

Para selecionar os projetos, o comitê será formado por especialistas da Tembici e da Transporte Ativo.

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020) e destaque da categoria Mobilidade no “Melhores do ESG” da Exame (2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.

Sobre a Transporte Ativo

A Transporte Ativo é uma organização da sociedade civil, voltada para a promoção do uso da bicicleta e outros modos ativos. Desde 2003 buscamos levantar dados e fatos para que se torne cada vez mais fácil planejar e circular de bicicleta em nossas cidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar