Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dürr entrega uma das maiores linhas de pintura à SAIC Volkswagen, na China

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco Dabus
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Os resultados de qualidade são registrados digitalmente por meio de tablets. O software de análise DXQplant.analytics correlaciona esses resultados com uma ampla base de dados a fim de identificar padrões. Os resultados de qualidade são registrados digitalmente por meio de tablets. O software de análise DXQplant.analytics correlaciona esses resultados com uma ampla base de dados a fim de identificar padrões.

Apesar de todas as restrições causadas pela pandemia de coronavírus, a missão foi cumprida com precisão: a Dürr entregou uma das maiores linhas de pintura na China à SAIC Volkswagen dentro do prazo. A nova planta em Anting é uma fábrica de superlativos. A capacidade de produção é o dobro de uma linha de pintura padrão, com 120 carrocerias por hora, e por trás da produção inteligente estão softwares e inteligência artificial em uma escala até então nunca vista.

Uma linha de pintura inteligente registra cerca de 3.500 pontos de dados digitais para cada carroceria. Além disso, sensores fornecem muitos gigabytes de dados com valores de processos, como temperatura, pressão e umidade. Essas informações são a matéria-prima para o aumento da eficácia geral dos equipamentos (OEE) de uma linha de pintura. A planta da SVW, a nova joint venture SAIC Volkswagen, perto de Xangai, onde vários modelos elétricos e veículos com motor tradicional são produzidos, é um excelente exemplo da vida real. A Dürr forneceu toda a engenharia de planta e o portfólio mais abrangente com seus produtos exclusivos de software DXQ para a fábrica altamente digitalizada.

Desenvolvimento paralelo de soluções digitais e engenharia de planta

Desde o início, a experiência em engenharia mecânica e TI andaram lado a lado no projeto da SVW. As soluções digitais foram desenvolvidas em paralelo ao planejamento e à implementação da engenharia abrangente de planta – desde o sistema de revestimento por imersão RoDip®, passando pelas cabines de pintura com a tecnologia de separação a seco EcoDryScrubber, até a estufa e a purificação do ar. Em essência, o catálogo de requisitos digitais da SVW se alinhava ao plano de desenvolvimento da Fábrica Digital da Dürr e, como resultado, muitos novos produtos DXQ chegaram à planta. Durante o projeto de 18 meses, seis equipes internacionais de desenvolvimento de produto da Dürr trabalharam com até dez desenvolvedores em cada caso nas novas tecnologias. Elas promoveram uma coordenação estreita com a SVW em interações curtas, como é comum em um desenvolvimento ágil. Para assegurar uma instalação de TI com o mínimo de dificuldades na China, todas as funções dos softwares foram testadas na sede da Dürr, em Bietigheim-Bissingen, em um ambiente que reproduzia fielmente as condições em Anting.

DXQcontrol para controle da mega linha de pintura

A SVW utiliza quase todos os módulos da versátil solução de software DXQcontrol para controle da planta em nível superior. Ela permite que o ciclo de vida de cada carroceria seja monitorado do início ao fim. Isso começa com o recebimento de uma ordem de produção, em que as informações do pedido são transformadas em etapas de produção concretas. Além do gerenciamento de dados de pedidos, o módulo DXQbusiness.intelligence, da família de produtos DXQcontrol, também é utilizado de uma nova forma. Pela primeira vez, é possível fazer uma avaliação histórica de dados de consumo, como uso de energia, água ou ar, por longos períodos. Isso prepara o alicerce para a operação sustentável da planta. Outra inovação é o uso de aplicativos móveis disponibilizados em diversos produtos DXQ. Por exemplo: os colaboradores podem gerenciar e filtrar funções de alarme diretamente no ponto de origem na planta utilizando tablets, caso a linha pare de funcionar.

Um único software de manutenção para todos os componentes de uma linha de pintura

Para a SVW, outra vantagem das versões móveis é que os colaboradores podem acessar dados de manutenção usando tablets, digitalizando códigos QR nos componentes da unidade. Dessa maneira, as informações podem ser acessadas diretamente no ponto de origem. Isso permite que os colaboradores trabalhem com mais flexibilidade do que é possível com computadores fixos. Na SVW em Anting, o software DXQequipment.maintenance está sendo usado pela primeira vez em uma linha de pintura completa e como versão móvel. O software tem interfaces com os quase 130 controladores de equipamentos da planta e as utiliza para determinar a necessidade de manutenção de cada equipamento com base em informações atualizadas, como horas de funcionamento ou leituras do contador. A SVW também pode incluir nele componentes de outros fornecedores da planta.

Otimização do processo de pintura com Big Data

Anualmente, vários terabytes de dados digitais são coletados, salvos e avaliados pelos algoritmos inteligentes do aplicativo DXQplant.analytics na nova linha de pintura. Quando, por exemplo, um colaborador identifica uma irregularidade na superfície da pintura durante a inspeção de qualidade, ele a insere no tablet. O DXQplant.analytics correlaciona os resultados de qualidade registrados com dados de pedidos (número de produção, derivado, cor, etc) e dados de processos baseados em inteligência artificial para identificar padrões. Uma ampla base de dados possibilita rastrear as causas das falhas de forma direcionada e definir medidas. Dessa maneira, o sistema pode ser otimizado permanentemente. Pela primeira vez, dados de processos de componentes e sistemas de outros fornecedores também são avaliados na SVW em Anting utilizando o DXQplant.analytics, por exemplo, na tecnologia de aplicação.

Dentro do prazo, graças à comunicação digital

A pandemia de coronavírus não afetou a data de início da produção, apesar das várias semanas de paralisação na China e das atuais restrições a viagens. A cooperação interna entre a planta da Dürr e os especialistas em software na Alemanha e na China correu sem empecilhos – e com maior confiança na comunicação digital do que em qualquer projeto anterior.

Sobre a Dürr

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo e pertence ao grupo Durr.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e economia de recursos em diversos setores industriais. O Grupo Dürr fornece para setores da indústria como, automotiva, mecânica, química, farmacêutica, tecnologia médica e indústria de madeira. Em 2020, gerou receitas de vendas de € 3,32 bilhões. A empresa conta com 17.000 funcionários e está presente em 121 localidades, situadas em 33 países. Desde Fevereiro de 2021, a empresa Teamtechnik, especialista em automação também faz parte do grupo. O grupo atua no mercado com as marcas Dürr, Schenck, e HOMAG, por meio de cinco divisões:

- Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura ,instalações de montagem final, equipamentos de testes e enchimento de fluídos para a indústria automotiva, sistemas de montagem e teste para aparelhos médicos.
- Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos
- Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias
- Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento e diagnóstico
- Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e equipamentos para processamento de madeira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar