Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Revisão de carro via app? Pode isso?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Samanta Coelho
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Como a tecnologia proporciona a consolidação de um ecossistema digital automotivo

O mercado automotivo sempre foi bastante associado ao desenvolvimento de alta tecnologia e de inovações disruptivas, em design, motor e acessórios, o objetivo foi sempre atrair o consumidor e, claro, melhorar o desempenho, a segurança, proporcionar economia de combustível, e tantas outras coisas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia pode ir muito mais além dessas evoluções no que tange ao produto final que chega até nós. Ela tem quebrado paradigmas na forma como consumimos os produtos e serviços no setor automotivo.

Isso porque em um passado nem tão remoto assim, na hora de comprar um carro, a única forma de isso ser feito era indo de loja em loja; concessionária em concessionária. O processo para tirar a documentação era moroso, demorava a sair. Era tudo exclusivamente presencial. E o trabalho não acabava por aí, era preciso ir até uma seguradora (várias algumas vezes para encontrar o melhor preço). E a papelada? Imensurável o tanto de assinaturas e o tempo que era perdido com todos esse processo.

Mas, hoje temos ouvido falar muito a respeito da mudança do comportamento dos consumidores. Que estão muito mais digitais, seja na compra de produtos ou serviços ou para o relacionamento. A tendência é a do “faça vocês mesmo”. Fora o grau de exigência e a busca por experiências cada vez melhores nesse processo.

Não é só percepção, os números mostram que as vendas feitas pela internet registraram uma evolução de 35,81% em março, em relação a fevereiro. Segundo o índice MCC-ENET, do Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Compramos comida, fazemos compras de supermercados, agendamos e realizamos consultas médicas, compramos medicamentos, produtos de higiene pessoal, livros, filmes, compramos carros, contratamos todos os tipos de serviços, incluindo seguros e manutenção automotiva, por meio de aplicativos e via internet.

É isso mesmo? Sim. Hoje com as tecnologias desenvolvidas e chegada de inúmeras startups que desenvolvem aplicações específicas para o setor permitem às pessoas

fazerem grande parte desse processo sozinhas. Dá para pesquisar o carro dos sonhos, negociar e até pagar através de meios digitais. Com a contratação da renovação de seguro é a mesma coisa. Tudo pode ser feito de forma digital e o leque de serviços só aumentou, incluindo as vistorias.

Segundo as próprias seguradoras de veículos, essas novas rotinas aparecem nas estatísticas. Antes, 65% dos atendimentos aos clientes aconteciam via call center e 35% por meios digitais. Essa proporção já se inverteu.

Mas, não é só isso. Outras etapas que até então não se imaginavam sendo feitas digitalmente, como a contratação de uma revisão. Como todos sabem, a manutenção do carro é coisa séria. Ela evita dores de cabeça futuras e garante a sua segurança. É ela que ajuda a garantir que a única preocupação com o nosso carro seja a de nos levar de um ponto A para o ponto B.

No entanto, esse é ainda um assunto que mais aborrece os proprietários dos veículos. Onde fazer a manutenção do carro? Qual a melhor periodicidade? Como evitar surpresas e não estourar nosso orçamento e, literalmente, sermos passados para trás no momento em que levamos nosso automóvel para a revisão.

A tecnologia tem um papel transformador e facilitador no sentido de garantir que a manutenção do carro seja feita da maneira correta, no tempo certo, com segurança e qualidade. Ela tem sido um verdadeiro divisor de águas e as pessoas têm cada vez mais procurado por essa conveniência. Tanto que crescemos 900% em 2020.

E é a praticidade e até a confiança que fazem isso. Basta entrar na plataforma digital, cadastrar-se, selecionar a marca do carro, escolher o pacote, selecionar a oficina mais próxima, escolher a data e o período programado, pagar e pronto. Tudo em poucos cliques e contando com o serviço de uma rede referenciada.

O que vemos é, assim como em todas as indústrias, os atendimentos acabam ficando mais personalizados, mais modernos e os prazos de respostas muito mais rápidos. Sem sombra de dúvidas os processos ficam cada vez mais ágeis. E sem dúvida caminhamos para a consolidação do ecossistema digital automotivo, capaz de simplificar todas as etapas que envolvem a compra, venda de produtos e serviços desse segmento.

Gabryel Elias é co-founder da Minha Revisão, uma startup que tem como propósito integrar e rentabilizar toda a cadeia automotiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar