Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como fazer o recall de seu veículo

Por Vinicius Melo*

O recall ainda é um fantasma que assombra montadoras, concessionárias e donos de automóveis. E, se seu carro for convocado, você saberá o que fazer? Vamos agora desmistificar o recall explicando passo a passo como proceder se for necessário.

Em primeiro lugar, o recall é um serviço previsto pelo Código de Defesa do Consumidor que as concessionárias devem prestar gratuitamente e sem prazo de validade aos proprietários quando defeitos na fabricação são detectados – assim que o problema é descoberto, a montadora deve colocar um informativo em seu site, em meios de comunicação, além de avisar o fato ao Ministério da Justiça e ao Procon.

Com Novo Código de Trânsito, a questão dos recalls entra em destaque. Caso um veículo tenha sido convocado para conserto e o proprietário não tome as providências, o licenciamento anual não será liberado. O documento, que agora é virtual, não será disponibilizado em caso de recall pendente. É uma maneira de garantir a segurança de motoristas e pedestres, uma vez que os carros com defeitos de fabricação podem ocasionar riscos.

Para saber se seu carro está na lista dos contemplados, você pode acessar o site oficial do fabricante, no site do Detran – informando o número do Renavam do veículo e o CPF do proprietário. A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) também publica essas informações, bem como aplicativos e sites especializados em recall. Além dos órgãos oficiais, existe um aplicativo para celular que avisa quando uma campanha de recall é lançada.

Após verificar a necessidade de realizar o procedimento, deve-se agendar e levar o automóvel conforme for conveniente ao cliente. É importante ressaltar que, caso a peça que precisa ser substituída não esteja disponível, o consumidor pode acionar o Procon. Não pode haver dificuldade, demora ou qualquer tipo de transtorno no momento do reparo.

Por fim, lembre-se de que não são apenas os carros seminovos que estão passíveis de serem convocados, os zero-quilômetro também, por isso é sempre bom acompanhar as notícias do mercado.

*Vinicius Melo é CEO do PapaRecall

Sobre Papa Recall

Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão do seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo