Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como empresas têm usado a inteligência artificial no segmento de transporte e logística?

O segmento de transporte e logística ganhou muito mais força com a pandemia de Covid-19, em função do aumento das compras on-line. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento das vendas em 2020 foi de 68%, em comparação a 2019.

A tendência é que o crescimento continue e agora, mais do que nunca, empresas que atuam na área estão investindo fortemente em soluções e tecnologias inovadoras para tornar as operações mais seguras.

Entre as tecnologias mais usadas está a inteligência artificial, que torna processos mais estratégicos e assertivos.

Quem usa?

A Buonny, gerenciadora de riscos, é uma dessas empresas. Há alguns meses, detectou que clonadores de documentos se passavam por motoristas idôneos. A ideia dos criminosos era pegar a carga em transportadoras e embarcadores e, então, desviá-las, o que causava prejuízos e tirava o trabalho de profissionais de confiança.

Para acabar com essa prática dos falsários, a Buonny implementou a inteligência artificial no cadastro positivo de motoristas. A tecnologia se baseia na técnica biométrica cujos softwares codificam cerca de 80 pontos do rosto humano. Ao receber os documentos dos motoristas, ela mapeia, por meio de algoritmos, esses pontos e consegue encontrar pontos em comum entre a foto armazenada e a foto apresentada.

Já a Newtec Telemetria, empresa que desenvolve equipamentos para gestão de frotas e demais ativos móveis, usa a inteligência artificial em suas câmeras de detecção de fadiga.

Juntamente com a telemetria, as soluções de videomonitoramento para veículo evoluíram muito no sentido de mapear a face do condutor e conseguir monitorar o seu estado de fadiga, assim gerando alertas em tempo real evitando acidentes.

Dessa forma, para a prevenção de acidentes no transporte rodoviário, com um hardware capaz de processar imagens, as câmeras, por meio da inteligência artificial, reconhecem a íris do motorista, com o objetivo de interpretar desvio de atenção na direção, sonolência, uso de celular e uso de cigarro, alertando com avisos sonoros o motorista, prevenindo assim possíveis acidentes causados pelas ocorrências mencionadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo