Brasil,

Conheça os cuidados e principais pontos de atenção com os amortecedores do veículo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alfapress Comunicações
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

É importante a observação de possíveis problemas de desgaste que podem levar à manutenção

O amortecedor é um dos componentes que fazem parte do sistema de suspensão que tem a responsabilidade de trazer conforto e dirigibilidade aos motoristas. Ele também garante o contato dos pneus com o solo, estabilidade ao veículo e controla os movimentos de abertura e fechamento de molas.

Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, localizado no conjunto de suspensão, normalmente junto com as molas. Já outros modelos possuem o componente instalado em outros pontos além da suspensão, como tampa do porta malas e capô.

Algumas dúvidas relacionadas ao amortecedor podem surgir, sobre o momento certo da troca do componente, escolha da marca, durabilidade entre outras. É também comum ter reclamações relacionadas ao custo da manutenção e ocorrência de barulho antes e depois da troca. Algumas medidas de atenção podem ajudar na observação de possíveis problemas e desgaste.

Muitos motoristas e mecânicos acreditam que a quilometragem é o principal motivo de desgaste, mas não é só isso. E sim um conjunto de fatores pode tornar o componente vulnerável. “Com o avanço da tecnologia incorporada aos projetos e processos de fabricação dos amortecedores, cada veículo oferece um desempenho e durabilidade diferente dos demais”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da Dpaschoal.

Após o veículo atingir 40 mil quilômetros, o amortecedor pode tornar-se mais vulnerável em relação ao seu poder de ação, pois os ciclos de abertura e fechamento da válvula já ultrapassaram cem milhões de vezes. O uso severo, exposição a solos irregulares, excesso de carga e molas fadigadas são também alguns fatores que levam ao desgaste.

O motorista pode observar alguns sinais que indicam que é o momento de realizar uma manutenção, como: falta de estabilidade, desconforto ao dirigir, frenagem comprometida, manchas de óleo, balanços do veículo acima do normal, barulhos ao transitar em pisos irregulares ou lombadas, entre outros. “A maior dificuldade em saber se o amortecedor está comprometido é a condição em que o problema aparece, pois o desgaste é contínuo. E o motorista tende a se acostumar com a situação”, ressalta o coordenador.

A recomendação é sempre buscar a correta aplicação do componente mencionada no manual do veículo, além da escolha de marcas de qualidade disponíveis no mercado. E sempre exigir a nota fiscal e o certificado de garantia da peça.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 130 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar